Final Fantasy 16 – Final Explicado com Detalhes


final fantasy 16 final explicado

O último chefe e o final de Final Fantasy 16 já podem ser alcançados, pois o jogo já está disponível para PlayStation 5. O título desenvolvido pela Square Enix marca uma nova instalação na franquia clássica de RPG, agora voltada para a ação em tempo real, em vez de sua tradicional combate baseado em turnos. FF16segue a história de Clive Rosfield, o filho mais velho do arquiduque do Grão-Ducado de Rosaria. O protagonista descobre rapidamente que é, na verdade, o Dominante de Ifrit, o que provoca um acontecimento trágico e o vê exilado.

“Este artigo contém SPOILERS da história principal de Final Fantasy 16.

Como um mercenário operando fora de casa, o herói se verá diretamente envolvido nas múltiplas guerras que assolam a terra de Valisthea. Todas as lutas acontecem pelos mesmos motivos: as nações disputam o controle total sobre os abundantes cristais-mãe espalhados pelo continente. A maneira como a história de Clive se desenvolve está diretamente ligada ao chefe final e terminando em Final Fantasy 16 , ambos construídos ao longo das dezenas de horas necessárias para vencer o FF16.

Clive e Joshua vão para a Origem em Final Fantasy 16

final fantasy 16 origem

Depois de se reunirem antes do chefe final e final de Final Fantasy 16, Clive e Joshua seguem para Origem, que é usado como base de operações do vilão Ultima. A verdadeira natureza de Origem é incerta, mas está implícito que esta nave em forma de cristal é a nave que trouxe Ultima para Valisthea em primeiro lugar. Ultima veio ao planeta em busca de uma grande quantidade de éter e de um ser capaz de absorver Eikons – no caso, Clive. Juntas, essas seriam as ferramentas usadas para remodelar Valisthea, eliminar a humanidade e reintegrar a espécie de Ultima a ela depois que seu planeta natal foi arruinado e destruído pelo uso excessivo de magia.

Clive enfrenta Ultima em Final Fantasy 16

final fantasy 16 ultima

Durante o final de Final Fantasy 16, descobre-se que os Cristais-Máter em Valisthea são na verdade clones de Ultima que foram separados de seu corpo principal para colher éter da terra. Somente destruindo-os o éter colhido seria devolvido à criatura. É quando Ultima rasga um pedaço de si mesmo de dentro de Joshua, ferindo-o gravemente. Isso capacita Ultima ao seu potencial máximo e enfraquece Joshua. Vendo sua morte, Joshua então passa sua Fênix para Clive, que é capaz de absorvê-la. Pouco depois, fica implícito que Joshua morre.

Ver seu irmão morrer pela segunda vez desencadeia a fúria de Clive, e é aqui que começa a luta contra o chefe final em Final Fantasy 16: ele se envolve em uma batalha contra Ultima. Usando os poderes do fogo de Ifrit e Fênix combinados, Clive é capaz de fazer bom uso de sua magia e derrotar Ultima. Após esta batalha épica no final de Final Fantasy 16, Clive passa a absorver o próprio Ultima. Ele então retorna para seu irmão e aparentemente regenera completamente a saúde de Joshua, mas não está confirmado se este é o caso neste ponto da história.

Final Fantasy 16 tem um final agridoce

final fantasy 16 final clive joshua

Depois de curar Joshua no final de Final Fantasy 16, Clive pondera sobre o poder concentrado mantido pelos Cristais-Máter e decide que pode ser demais para qualquer pessoa ou nação segurar. É quando ele usa seu novo poder para destruir completamente a Origem. Esta cena é cortada com outra, mostrando Torgal e Jill cuidando de uma mulher de Ash, que está dando à luz uma criança. Para referência, esta mulher foi salva pelo grupo de aventureiros junto com Gav. Enquanto isso acontece, Jill olha para o céu e começa a chorar.

Jill e Torgal vão para uma varanda externa em Esconderijo e olham para o céu. A estrela vermelha que estava perto da lua em todas as cenas de Final Fantasy 16 pisca lentamente e desaparece. Isso é seguido por Torgal soltando um uivo no ar. Mais tarde, Clive é mostrado se lavando na praia, consciente. Ele parece estar feliz com o fim dos Cristais-Máter. Clive tenta usar magia uma última vez com a mão, apenas para ver que ela começou a se transformar em pedra. Para referência, esta é a mesma forma que os Portadores morrem quando usam uma quantidade excessiva de éter.

Está implícito que Clive morre em Final Fantasy 16, após seu encontro com o chefe final, Ultima, e a destruição dos Cristais-Máter. É uma espécie de final agridoce para Final Fantasy 16, vendo tanto o fim de sua vida, que é representado pela estrela vermelha desbotada perto da lua, quanto o começo de uma nova e talvez melhor vida com o filho da mulher de Ash, que faz parte da pequena comunidade que o próprio Clive ajudou a estabelecer. Ele pagou o preço final para garantir que as guerras pelo éter terminassem e novas vidas tivessem mais chances de prosperar sem conflitos.

A cena pós-créditos de Final Fantasy 16 indica um resultado mais brilhante

final fantasy 16 cena pos creditos

Após a rolagem dos créditos, no entanto, há uma cena pós-créditos na sequência final de Final Fantasy 16. Parece haver um salto no tempo após os eventos do confronto de Clive e Ultima. A sequência mostra algumas crianças brincando, enquanto uma delas precisa fazer fogo para alimentar a mãe. Eles iniciam o fogo usando uma pederneira, mencionando que gostariam de poder usar magia. A mãe comenta, dizendo que usar magia para acender fogo é de livro. Este livro é então mostrado, e é chamado de “Final Fantasy”. O mais curioso, porém, é que o autor do livro é Joshua Rosfield.

Seu nome atribuído ao livro implica que Joshua sobreviveu aos eventos em Origem e foi verdadeiramente curado pelos esforços de última hora de Clive. A cena pós-créditos em Final Fantasy 16 passa a mostrar as crianças brincando do lado de fora. Um deles tem cabelos escuros, enquanto o outro é loiro, e os dois brincam com um cachorrinho – uma referência direta a Clive, Joshua e Torgal quando eram pequenos. As crianças parecem estar reencenando uma peça que Clive gostava quando era mais jovem.

Toda essa sequência faz referência indireta a como a história de Clive e Joshua poderia ter sido se eles tivessem nascido em um mundo sem conflito criado pelo éter. Também mostra como Valisthea parece melhor depois que Clive acabou com a trama maligna de Ultima, e como isso por si só desintegrou as guerras causadas pela disputa por éter, cristais-mãe, Eikons e magia. O final de Final Fantasy 16 também implica que a magia deixa de existir completamente em Valisthea, mostrando como ela pode ser idealizada quando na verdade só parece causar mais corrupção e conflito.

Quem morre em Final Fantasy 16

Em termos de personagens principais, aqui está a lista completa de todos que morrem em Final Fantasy 16 :

  • Elwin Rosfield
  • Benedikta Harman
  • Cidolfus Telamon
  • Hugo Kupka
  • Anabella Lesage
  • Barnabé Thamr
  • Dion Lesage
  • Joshua Rosfield
  • Clive Rosfield

Existem alguns outros personagens que morrem na história, mas muitos deles não são muito importantes, exceto por algumas batidas narrativas importantes. A maioria dos Dominantes passa, geralmente devido a Clive, excluindo Joshua (pela segunda vez), Cidolfus, Dion Lesage e Jill, que sobrevive aos eventos do jogo.

Esse é o final completo de Final Fantasy 16 explicado, portanto, se você se perdeu durante as últimas cenas (e não o culpamos), deve sair com um entendimento melhor. 

Artigos relacionados:

 


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
66
Gostei
HAHAHA HAHAHA
26
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
53
Não Gostei
Bravo Bravo
20
Bravo
Legal Legal
33
Legal
Chorando Chorando
40
Chorando
Surpreso Surpreso
46
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.