Sendo desenvolvido pela novata empresa de desenvolvimento fundada em 2019, a Ironwood Studios, Pacific Drive promete levar os jogadores para dentro de uma área tomada por situações paranormais, onde a única salvação será o nosso carro.
A convite da empresa, nos foi oferecida uma build da preview para compartilhar nossas primeiras impressões do jogo e discorrer sobre suas mecânicas, jogabilidade e outras opiniões. Vamos conferir o que Pacific Drive nos reserva?
[lwptoc]
História
Acontecendo no ano de 1998, aparentemente, você começa como um simples entregador que tem algumas entregas na Península Olímpica, em Washington, nos EUA, ao Sul da Parede da Barreira. A Barreira evita que pessoas e seres entrem na Zona de Exclusão Olímpica, uma espécie de área abandonada que aparentemente passou por diversos experimentos da organização ARDA. Boatos se espalharam sobre a Zona, mas nada foi revelado publicamente.
Ao dirigir próximo da Barreira, uma luz alaranjada acaba puxando o nosso personagem e somos transportados para dentro da Zona de Exclusão. Sem carro, vamos caminhando até encontrar uma perua abandonada em más condições. Na perua, dois homens entram em contato com você, Tobias Barlow e Francis Cooke. Os dois são entusiastas sobre a Zona e investigam histórias que a rodeiam.
Te chamando de Breacher (Violador), Tobias recomenda que você encontre um abrigo de Oppy e manda coordenadas para você chegar lá. No caminho, diversas anomalias com altos níveis de radiação vão atingindo o seu carro e a você. Conseguindo escapar, Tobias suspeita que o seu carro possa ser algum tipo de Remnant (Remanescente), uma espécie de entidade que assumiu a forma do automóvel.
Ao chegar na Garagem de Oppy, ela entra em contato com você pelo sistema de som da Garagem. Ophelia “Oppy” Turner se trata de uma mulher de 78 anos de poucos amigos que está dentro da zona, suas motivações ainda são incertas, mas ela permite que você se abrigue e te ajuda a usar os recursos da Garagem.
Junto de Tobias e Francis, Oppy começa a te dar missões para melhorar as instalações da Garagem para assim conseguir te tirar da Zona de Exclusão. As missões consistem em coletar recursos e objetos, construir antenas e usar portais de teletransporte. No preview de mais ou menos 2 horas, existiam duas missões que consistiam em coletar recursos, construir antenas, usar portais de teletransporte e se aproximar das anomalias.
Um problema que pode prejudicar muito na imersão da história é a ausência de dublagem e legendas para o português do Brasil. Como a maior parte da história é contada por meio de diálogos enquanto você dirige, será muito recorrente a perda de informações para quem não domina o inglês.
Gameplay
Pacific Drive é um jogo de sobrevivência em primeira pessoa. Apesar de haver controle com o personagem, o carro será o maior aliado no jogo, concentrando nele as principais mecânicas de gameplay.
O núcleo do seu gameplay consiste em coletar recursos pelo mapa para melhorar a performance do carro. Para isso, é necessário explorar a Zona de Exclusão, composta por partes interconectadas por estradas geradas aleatoriamente a cada visita. Para auxiliar, o carro possui um mapa no banco do carona, um dispositivo ARC que utiliza energia Anchor para teleportar com segurança para a Garagem. No porta-malas, itens podem ser guardados e recursos criados. O painel frontal permite a instalação de até quatro funcionalidades (no preview, apenas os freios estavam disponíveis). Além disso, há visor de gasolina, bateria, radiação e estado da carroceria (portas, pneus, para-choques, motor, janelas e painéis).
O carro é a principal fortaleza e o jogador se verá muito dependente dele, já que é impossível transitar pelo mapa a pé e o estado de conservação da perua será vital para atravessar áreas cheias de anomalias sem causar grandes danos ao personagem.
O personagem também possui diversas ferramentas guardadas na mochila. É possível utilizar ferramentas para destruir partes de carros abandonados e coletar recursos, um dispositivo de propulsão que abre portas e vidros contendo valiosas fontes de energia, kits específicos para reparar diferentes partes do carro, um pé de cabra para abrir o porta-malas e uma variedade de ferramentas para coletar itens para melhorias.
A Garagem serve como um hub de missões, onde é possível reparar e fazer upgrades na perua e no local sem ser alvo da Anomalia. Estão disponíveis uma Estação de Fabricação, pesquisas por Anchors, recarga da bateria do carro, abastecimento de combustível, definição da melhor rota para a próxima missão e diversas atividades.
O mapa não é um mundo aberto, sendo dividido em áreas segmentadas que geram obstáculos e caminhos diferentes a cada visita à Zona. O deslocamento é geralmente feito por estradas de concreto e trilhas enlameadas, oferecendo obstáculos como cavaletes, materiais de construção e manequins esquisitos. No entanto, são as anomalias os principais inimigos da jornada, incluindo objetos que aparecem repentinamente, áreas radioativas, torres e bobinas de Tesla que conduzem eletricidade, objetos voadores capazes de puxar o carro usando um tipo de ímã, correntes que confundem os comandos do carro e empurram para fora da rota, entre outras que desviam do objetivo.
O controle do carro é simples e não complicado, porém a velocidade é muito lenta, o que é o principal problema de gameplay. Talvez a condução e a velocidade possam ser melhoradas para minimizar essa sensação ruim inicial. Algumas vezes fomos jogados para fora da estrada e ficou praticamente impossível subir elevações íngremes. O jogo possui uma ferramenta para transportar o carro para um local escolhido, mas com alcance curto, tornando quase inviável desvirar o carro caso seja virado ou removê-lo de locais inacessíveis, obrigando a abandonar a missão ou carregar o save novamente. O jogo não permite salvamentos manuais, e os automáticos podem estar a minutos da última ação realizada.
Para adicionar imersão ao carro, o jogo obriga o jogador a realizar passos constantemente para interagir com ele. Para ligá-lo, é necessário desativar o freio e dar partida na chave; para economizar energia e gasolina, é preciso fazer o inverso ao sair do carro. Os faróis e os limpadores de para-brisa na chuva precisam ser ativados no painel, assim como o mapa só pode ser visto se olhado para ele no carona. Durante as duas horas, a quantidade de ações de interação com o carro não foi incômoda, mas possivelmente se tornarão repetitivas após algumas horas. É possível que upgrades na versão final automatizem essas ações.
Gráficos e Direção de Arte
Graficamente, Pacific Drive é um jogo simples que aposta na sua direção de arte para mitigar suas limitações. Não há grandes texturas realistas, mas isso não deve incomodar, já que ele segue os padrões de outros jogos artisticamente semelhantes.
Com um visual suave e foco no jogo de sombras e luz, ele prioriza a simplicidade e consegue atingir seu objetivo. Sua interface também segue essa linha, apresentando visuais semelhantes aos de terminais de computador antigos. O jogador utiliza um headset com um visor simples que assume a função de interface direta e funcional para auxiliar o jogador.
Durante o preview, encontrei um bug em que o carro virou de lado com a porta do motorista para baixo. Ao sair do carro, acabei caindo em uma área fora do mapa, o que me obrigou a reiniciar o save para continuar após algumas tentativas de solucionar o problema.
Primeiras Impressões
Essas poucas horas não foram suficientes para dar um veredito definitivo sobre a qualidade geral de Pacific Drive, mas foi possível compreender um pouco de sua premissa. Para os amantes de jogos de sobrevivência e coleta de recursos, o jogo promete uma ampla gama de opções de personalização para o carro, embora possam existir limitações, dado que a história se passa em 1998.
Com uma atmosfera carregada de suspense e mistério, a história promete uma série de descobertas e enigmas para serem solucionados, tanto para os personagens quanto para as misteriosas razões por trás das anomalias dentro da Zona de Exclusão.
Pacific Drive chegará aos consoles PlayStation 5 e ao PC via Steam e Epic Games Store em 22 de fevereiro de 2024.
Informações do Jogo
Título: Pacific Drive
Descrição do jogo: Pacific Drive é um jogo de sobrevivência e condução em primeira pessoa, com base em corrida. Seu carro é única companhia que você terá nessa versão surreal e cheia de anomalias do Noroeste Pacífico. Com uma estrutura tipo “road-lite”, cada incursão pela natureza selvagem traz desafios únicos e estranhos. Além disso, ao longo do jogo, você vai restaurando e melhorando seu carro em uma garagem abandonada, que funciona como sua base. O carro é seu melhor amigo e vai ajudar você a desvendar um mistério esquecido no caminho para o centro da Zona de Exclusão Olímpica.
Gênero: Ação, Direção/Corrida
Lançamento: 22/02/2024
Produtora: Ironwood Studios
Distribuidora: Kepler Interactive