O que é HDR e como funciona nos games


O High Dynamic Range (HDR) está chegando às TVs e agora os monitores de computador com toda a fúria de 4K Ultra HD. E promete melhorar drasticamente a experiência de visual. Infelizmente, esse novo recurso está sendo implementado de maneira diferente, então nem todas as experiências de HDR são criadas igualmente. Para jogos HDR, a história é especialmente complicada.

A versão curta da história é que os jogos HDR no Xbox One S, Xbox One X, PS4 e PS4 Pro valem a pena, mas os jogos HDR no PC são uma tarefa muito mais complicada. Se você é um jogador de console interessado em conferir jogos HDR, deve haver muito pouco para impedi-lo. Considerando que os jogadores de PC são confrontados com obstáculos atrás de obstáculos que só podemos esperar que sejam rapidamente removidos quando o HDR se tornar comum.

Mas para entender melhor como funciona o HDR nos jogos, precisamos saber primeiro como funciona e o que é essa tecnologia.

o que é HDR input lag

O que é o HDR?

Os dois fatores mais importantes na aparência de uma TV são a taxa de contraste, o brilho e a escuridão da TV e a precisão das cores, que é basicamente como as cores na tela lembram a vida real. Esta não é apenas a minha opinião, mas também a de quase todos os outros revisores de TV, pessoas que participaram de confrontos com várias TVs em lojas, revistas, sites, e especialistas do setor, como a Imaging Science Foundation.

Se você colocar duas TVs lado a lado, uma com melhor contraste e cores mais precisas, e outra com apenas uma resolução maior, a que tiver maior taxa de contraste será escolhida por praticamente todo espectador. Ela parecerá mais natural e mais “real”, apesar de ter uma resolução menor.

O HDR expande o intervalo de contraste e cor significativamente. Partes brilhantes da imagem podem ficar muito mais brilhantes, então a imagem parece ter mais “profundidade”. As cores são expandidas para mostrar mais azuis brilhantes, verdes, vermelhos e tudo mais.

A gama de cores acompanha o HDR e traz ainda mais cores. Cores que, até agora, eram impossíveis de reproduzir em qualquer televisão. Os tons em vermelho de um caminhão de bombeiros, o violeta profundo de uma berinjela, até o verde de muitas placas de rua. Você pode nunca ter percebido antes que não eram exatamente como eles pareciam na vida real, mas com certeza você verá agora. A game de cores trará esses milhões de cores para os seus olhos.

HDR em jogos de PC e jogos de console

Há muitas peças no quebra-cabeça para uma boa experiência em HDR. Há o conteúdo HDR que você está tentando visualizar (neste caso, jogos), o hardware envia esse conteúdo HDR para um monitor (seu console ou processador gráfico de PC), o cabo que transporta esse sinal (HDMI ou DisplayPort), o monitor recebendo e processamento do conteúdo HDR e formato de HDR em uso (Dolby Vision, HDR10, HLG, etc.). Para obter uma boa experiência em HDR, é importante que cada parte trabalhe em conjunto.

Em consoles conectados a uma TV, é um pouco mais fácil acertar as coisas. O Xbox One S e o Xbox One X são compatíveis com o HDR10, assim como todos os modelos do PS4 com o software do sistema 4.0 e posterior. O mais avançado Dolby Vision também chegou ao Xbox One S e X.

Como o HDR10 é um padrão comum e a Dolby Vision não é impossível de encontrar, é fácil para os jogadores de consoles da Microsoft e Sony encontrarem uma TV compatível para jogar. A partir daí, jogar em HDR é bastante simples, contanto que os jogos que você tenta jogar suportem HDR. Se você já tem um dos consoles que mencionamos, não há nada extra que você precise fazer para deixar o HDR pronto, e encontrar uma TV que funcione com ele não é tarefa difícil.

Os usuários de PC não têm essa facilidade, especialmente porque os monitores ficaram atrás das TVs para adoção e padronização de HDR. Embora as placas de vídeo para PC mais recentes da Nvidia e AMD suportem HDR, os jogadores com placas mais antigas precisarão atualizar. Mas mesmo com uma placa de vídeo capaz e um monitor HDR, fazer com que o Windows e os jogos funcionem corretamente com o HDR nem sempre é um processo tranquilo. Além disso, nem todos os jogos suportarão HDR.

Input Lag

Este é um pequeno ponto, mas para uma boa experiência de jogo, vale a pena notar. O input lag (atraso de entrada) da TV pode prejudicar uma experiência de jogo, fazendo com que pareça que seu sistema não está respondendo.

Seu PC ou console pode experimentar um atraso de entrada ligeiramente maior na saída de conteúdo HDR, e sua TV ou monitor pode aumentar o input lag ao processar o conteúdo HDR que recebe. Com bom hardware e implementação de HDR em seus jogos, isso deve ser insignificante, no entanto. Mas nem todo hardware e implementação serão bons.

Você pode achar seu monitor aumentando significativamente o atraso ao trocar para HDR. Se a sua TV tiver um modo de jogo que ajude a obter um input lag reduzido, mas você não puder ativar esse modo e o HDR ao mesmo tempo, talvez seja necessário escolher o que é mais importante para você.

A escolha entre os visuais de alta qualidade oferecidos pelo HDR e o atraso de entrada nos leva ao próximo ponto.

Jogos Bonitos vs. Jogos Competitivos

Apenas o tipo de jogo que você deseja fazer pode ajudá-lo a decidir se deseja obter o HDR. Enquanto pensamos que o HDR vale a pena para os jogadores de console, há um lugar que pode valer a pena: jogos competitivos. Em títulos de e-sports competitivos em PC e console, altas taxas de quadros, baixo atraso de entrada, boa conexão à Internet e visuais claros são fundamentais. Para toda a beleza que o HDR pode emprestar, não é provável que ajude a aumentar qualquer uma dessas áreas-chave nos jogos competitivos (exceto visuais possivelmente claros com boa implementação por desenvolvedores de jogos).

Além do atraso de entrada mencionado, habilitar o HDR em seus jogos tem o potencial de reduzir suas taxas de quadros. A Extremetech analisou dados sobre placas gráficas da AMD e Nvidia para ver as diferenças de desempenho entre jogos com HDR habilitado e desabilitado, e encontrou acertos de desempenho com o antigo. As atualizações de drivers para as placas gráficas podem mudar a severidade dos hits de desempenho ao longo do tempo, mas para os jogadores altamente competitivos, a chance de um acerto no desempenho provavelmente não vale a pena. Essa incerteza torna a busca do HDR especialmente desaconselhável para qualquer um que tenha que investir em todo o novo hardware apenas para habilitar o recurso.

Se você está focado em um punhado de jogos particulares, pode valer a pena procurar por análise de desempenho do HDR neles. Se não houver sucesso no desempenho, a próxima coisa a ver é se eles melhoram ou não os recursos visuais do jogo de uma forma que pode ajudar. Em um vídeo da HardwareCanucks sobre jogos HDR, ficou claro que, em alguns casos, o HDR pode facilitar a visualização em jogos, enquanto em outros casos pode escurecer as sombras e apagar os realces para tornar certas áreas mais difíceis de serem vistas. Isso não seria bom se um inimigo ou objetivo estivesse nessas seções da tela.

Para jogos não competitivos, o ligeiro aumento no atraso de entrada é menos preocupante. Quanta tolerância você tem para taxas de quadro reduzidas dependerá do seu hardware e preferência pessoal, mas onde o HDR for implementado bem, o aumento na qualidade visual provavelmente valerá a pena, e o desempenho não deverá sofrer muito. Assim, para jogos single-player onde alguns milissegundos extras de atraso não estarão dando a um jogador uma chance de derrotá-lo, o HDR deve melhorar sua experiência.

Nem todo HDR é igual

Há um monte de pequenos pedaços que precisam trabalhar juntos para produzir uma ótima experiência HDR para você. Nos próximos anos, certamente veremos os desenvolvedores de conteúdo descobrirem a melhor forma de implementar o HDR, os fabricantes de hardware de jogos descobrirão como melhor suportar o conteúdo HDR e os fabricantes de exibição descobrirão a melhor forma de exibir o HDR proveniente de uma ampla variedade de fontes e dispositivos. Mas, agora, há muito desenvolvimento acontecendo, e é incerto que direção as coisas seguirão.

Qualquer pessoa que tenha comprado uma TV com HDR quando estiver saindo pela primeira vez provavelmente verá como a adoção precoce é frequente. Diferentes formatos de mídia HDR, de HDR10 e HLG a Dolby Vision e Technicolor HDR, disputam amplo suporte em monitores e mídia. E, para você obter essas experiências de HDR, toda a sua configuração de multimídia precisa estar pronta para eles. Você não receberá o Dolby Vision HDR em um monitor que suporte apenas o HLG.

Mesmo se você tiver um monitor que possa processar mídia nos vários formatos HDR, ainda há a questão de como um trabalho realmente bom pode ser feito apresentando as imagens de alto contraste, o aumento da profundidade de bits das cores e muito mais. Padrões para monitores HDR como o VESA DisplayHDR estão estabelecendo os monitores que podem realmente impulsionar uma experiência visual de qualidade. Mas essa padronização e adoção do setor são um processo contínuo.

Então ainda há a questão dos desenvolvedores de jogos fazerem suas configurações HDR realmente boas. Mencionamos anteriormente como a calibração deficiente pode levar a pontos brilhantes e áreas excessivamente escuras. Os desenvolvedores de jogos no console conhecem o hardware com o qual estão trabalhando e provavelmente irão para o HDR10. A reprodução de seu conteúdo HDR10 na tela é realmente o único ponto de interrogação nessa situação.

Mas, para os jogos de PC, existem muitas variáveis ​​que garantem uma boa experiência de HDR que provavelmente será difícil mesmo quando o HDR estiver mais estabelecido. E agora, enquanto ainda está se estabelecendo, as dificuldades são ainda maiores.

o que é HDR PS4 Pro

Nosso conselho

Se você está se perguntando se o HDR vale a pena, você precisa pensar sobre o que sua configuração de jogo ainda precisa para alcançar o HDR. Se você já possui uma TV que suporta HDR10 e desfruta de um ótimo conteúdo de vídeo HDR, provavelmente verá que seu dinheiro foi bem gasto em um PS4, Xbox One S ou Xbox One X (note que o Nintendo Switch e o Xbox original One não suporta HDR). Se você tiver uma TV que suporte Dolby Vision, um dos modelos do Xbox One permitirá que você aproveite esse formato.

Para o PC, há menos casos em que o HDR valerá a pena no momento. Se você não tiver uma placa gráfica recente que suporte HDR moderno, pode não valer a pena fazer a atualização apenas para HDR. Um cartão mais novo e mais poderoso ainda pode ajudar a melhorar sua experiência de jogo.

Se você já tiver o hardware do seu PC necessário para reproduzir em HDR e o tiver conectado a um monitor ou TV que suporte HDR, talvez você não queira tentar executar jogos com HDR ativado se estiver jogando de forma competitiva. Se você ainda não tem um monitor HDR, é uma boa ideia esperar e ver quais padrões de HDR são mais amplamente adotados antes de comprar um novo monitor apenas para esse propósito.

Por outro lado, se jogos é apenas parte do seu interesse em HDR, você tem um pouco mais de uma desculpa para ir em frente e pegar um monitor HDR. A sua melhor aposta é com uma boa TV 4K que suporte vários formatos HDR, para que seja mais provável que funcione com os formatos suportados pela mídia e pelos jogos.

As TVs não são ideais para produtividade em um computador e, portanto, não são o melhor emparelhamento com um PC. Mas, uma boa TV 4K pode ajudá-lo a começar a jogar em HDR enquanto você espera que os monitores HDR se tornem mais comuns e padronizados no mercado.

Se gostou desse artigo, veja o nosso artigo explicando o que é o Ray Tracing.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
40
Gostei
HAHAHA HAHAHA
66
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
26
Não Gostei
Bravo Bravo
60
Bravo
Legal Legal
6
Legal
Chorando Chorando
13
Chorando
Surpreso Surpreso
20
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *