Review | WrestleQuest


A luta livre profissional é um passatempo único com décadas de história, mas ainda existe um profundo respeito pela sua era de ouro. Muitos fãs mais antigos têm uma visão nostálgica dos anos 1980, conhecida como a era do Rock ‘n’ Wrestling. Foi um período que testemunhou o desenvolvimento do primeiro território nacional de luta livre nos EUA e a ascensão de heróis icônicos como “Macho Man” Randy Savage.

O WrestleQuest do Mega Cat Studios é um tributo apaixonado à história e presta uma homenagem profunda a essa era dourada da luta livre. O jogo incorpora elementos de JRPG oldschool e personagens coloridos da luta livre em um mundo que lembra uma caixa de brinquedos infantil. O jogo foi lançado em 8 de agosto de 2023 para as plataformas Netflix, Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4 e iOS.

[lwptoc]

História

WrestleQuest acontece em uma caixa de brinquedos viva habitada por bonecos de ação. A história segue dois protagonistas distintos, Muchacho Man e Brink Logan, onde possuem caminhos diferentes, mas objetivos parecidos, conquistar títulos de campeonato no Pro-Wrestling rumo ao estrelato.

review WrestleQuest muchacho man

Muchacho Man sempre sonhou desde criança ser famoso no ramo de luta livre e é um grande fã de um lutador lendário. Crescendo e treinando em uma academia, Muchacho Man sempre acreditou na verdade da luta livre e afasta qualquer ideia possível do esporte em que sempre se dedicou ser uma espécie de teatro.

Brink Logan quer se tornar um campeão, mas luta contra esse desejo, já que ele acaba entrando em rota de conflito com os negócios da família, que lucra com lutas armadas e o usa para ganhar em apostas.

review WrestleQuest brink logan

Os dois protagonistas chamam a atenção de um figurão, Sr. LF Font, dono da maior organização de luta livre. O empresário deseja controlar todo o Wrestling com medidas e decisões ilegais.

Com objetivos parecidos, o caminho de dois acabará se cruzando, e terão que unir forças para não só salvar o mundo, mas a luta livre.

Campanha

review WrestleQuest historia

A jornada de WrestleQuest nos leva a diversas regiões, mas com diversos problemas de ritmo. Os diálogos fogem do foco principal da campanha por muitas vezes,  se alongam demais em assuntos descartáveis, empurrando a trama principal para ser desenvolvida em segundo plano. Por conter longas 30 horas de campanha principal, vamos sendo jogados em micronarrativas bestas que se conectam muito pouco com os arcos dos dois personagens principais, gerando uma sensação de tédio. Confesso que cheguei a quase tirar um cochilo por algumas vezes.

review WrestleQuest visual

A campanha fraca não consegue se livrar de um modelo raso de “vá até ponto X e lute contra inimigo Y” o tempo inteiro. Os problemas se revelam ainda mais quando o desenvolvimento do fluxo narrativo é interrompido do nada para alternar para outro personagem.

Existem alguns arcos divertidos, com personagens cativantes, mas outros são tão estranhos na escala esquisita de prioridades de enredo de WrestleQuest, que quase tudo vira descartável e chato de se acompanhar.

review WrestleQuest cidade

Obtendo um sistema de moral, somos confrontados com escolhas durante a narrativa que irão definir alguns acontecimentos, mas confesso que não vi grandes influências fundamentais que afetem os rumos narrativos, servindo só como um recurso para incentivar a participação do jogador nas decisões.

A maior graça de toda a campanha de WrestleQuest reside nas várias homenagens e referências ao mundo da Luta Livre, citando lutadores do mundo real, influências que eles imprimiram no esporte e isso se vê em estátuas de lendas espalhadas pelo mundo, academias com modalidades do Wrestling, parodias históricas e uma soma de conteúdos que irá interessar mais o fã do que cativar um jogador comum.

Gameplay

review WrestleQuest combate

Em suma, WrestleQuest é um RPG baseado em turnos onde cada personagem de um grupo de três em batalha precisa esperar sua vez para atacar, mas não é o bastante para definir o game, já que por se basear na temática de luta livre, diversas mecânicas de combate são inspiradas no esporte.

De início, o cenário de batalha nos leva a ringues. Começando com os ataques, ao conseguir acertar no tempo correto botões aleatórios, podemos conectar golpes jogando o inimigo nas cordas e logo finalizando com um segundo ataque, aumentando o dano. Caso o jogador falhe em acertar o segundo golpe, ele vai acabar tomando um contra ataque do inimigo, sofrendo dano. Até mesmo habilidades especiais, baseadas é claro em golpes de Wrestling, recorrem ao sistema de ações cronometradas. Assim, o jogo não deixa o jogador entediado, sempre ligado a ter que acertar o próximo ataque, seja para tirar mais dano ou evitar que sofra dano pelas próprias ações.

Outro sistema é a “Barra de Euforia“, uma espécie de medidor de torcida que tenta cumprir um papel de balancear vantagens e desvantagens nos combates. Ganhe maior entusiasmo dos fãs e você irá causar mais dano além de ganhar mais dinheiro, perca engajamento para o inimigo e será ele que irá ganhar força. Além das ações em batalha, o jogador terá que controlar essa barra caso não queira enfrentar maiores problemas nas batalhas.

review WrestleQuest gameplay

Outro elemento da modalidade de luta são as finalizações, onde temos que realizar Pin nos inimigos após derrotá-los. Divididos em duas categorias de inimigos comuns, os mais fracos são derrotados apenas zerando os seus pontos de vida, mas os mais fortes necessitam que você os imobilize no chão fazendo uma espécie de mini game onde o jogador tenha que acertar um ícone verde por cerca de três vezes seguidas em um período de 10 segundos. Caso o jogador tenha a infelicidade de errar, o inimigo se recupera e o jogador terá que derrotá-lo novamente para realizar uma nova tentativa. Apesar de ser fácil e intuitivo, o mini game aos poucos se revela uma pedra no sapato irritante e repetitiva e que alonga confrontos de forma desnecessária.

Tudo isso também recorre a espécies de classes que você poderá atribuir a cada um dos lutadores. Funcionando como estilos de Luta Livre, cada uma possui vantagens e desvantagens que conferem habilidades diferentes que ajudam em batalha, configurar esses estilos ajudam a ter uma equipe diversificada e pronta para situações diferentes.

review WrestleQuest gameplay

Aliás, o jogo conta com uma quantidade grande de soluções e tomadas de decisão equivocadas e que já deveriam estar superadas em um RPG, ainda mais de turnos. A primeira é que a curva de dificuldade é confusa e desnivelada, onde batalhamos com inimigos fáceis e logo depois somos castigados com segmentos de combate intermináveis e estranhamente difíceis. Pra piorar, quando novos personagens entram para a sua equipe, eles começam no Nível 1, ao invés de atingirem o nível máximo do seu grupo, tendo que virarem sacos de pancadas antes de atingirem algum nível satisfatório.

Pra potencializar, não há ganho de experiência compartilhado, então você terá que usá-los até se tornarem úteis. Isso tudo acaba gerando situações em que temos que escolher um grupo principal e ignorar todos os outros personagens. Pra coroar o combo de erros de game design, WrestleQuest não conta com um sistema de grinding, as vezes estritamente necessário em RPGs, não colocando respawn em inimigos, nos forçando a situações ruins em que o jogador precisa encontrar soluções para atenuar problemas que o próprio jogo provoca.

review WrestleQuest graficos

Sobre a exploração do jogo, maior parte segue o mesmo modelo de dungeons formada corredores com inimigos visíveis e uma ou outra dinâmica de evitar armadilhas e acionar botões para liberar passagens, mas no fim todas culminam em lutas contra chefes, tornando o modelo bem cansativo após 20 horas do jogo.

Gráficos e Direção de Arte

review WrestleQuest mapa

Adotando um estilo de Pixel Art bonita, animada e colorida, WrestleQuest é recheada de referências e easter eggs visuais que irão entreter os fãs de luta livre.

Adotando uma estética cômica e cartunesca, o jogo se inspira em diversos recursos visuais dos anos 80 e 90 para sinalizar o período de homenagem de uma modalidade de luta tão amada. Os cenários são bonitos, com boas técnicas de iluminação que conseguem se resolver bem com o estilo mais retrô, os jogos de luzes nas famosas entradas dos jogadores e a representação visual caricata dos personagens adicionam um charme único que casa perfeitamente com o tom descontraído da narrativa.

Vale a Pena?

Review Wrestlequest vale a pena

WrestleQuest busca contar uma autêntica história de luta livre no estilo RPG clássico, trazendo profundidade ao combate, mas às vezes falha em manter o interesse. O jogo explora a vida de lutadores viajando pelo mundo em busca de fama e fortuna, com momentos charmosos, mas alguns desafios dramáticos podem não ser tão divertidos.

Com uma duração de 30 horas e encontros repetitivos que prejudicam o ritmo, o jogo parece inchado. Apesar do amor e paixão dedicados ao jogo, decisões de design questionáveis e combate repetitivo podem desanimar os jogadores. Embora os fãs de luta livre e RPGs 16 bits possam encontrar algo para gostar, WrestleQuest pode não atrair um público mais amplo.

O jogo possui um desbalanceamento de dificuldade, decisões esquisitas de game design e problemas criados que dificultam que o jogador se divirta, faz parecer que a desenvolvedora não sabia muito bem elementos básicos que precisam estar para que um RPG se torne agradável.

Em resumo, WrestleQuest é um jogo que, apesar de seus momentos brilhantes, é prejudicado por problemas mecânicos, especialmente a repetição de dungeons vazias. No entanto, para aqueles que não se incomodam com a monotonia e têm nostalgia pela Era de Ouro da luta livre, WrestleQuest ainda merece uma chance.

*Jogo analisado no PS5 com cópia digital fornecida pela Skybound Interactive.
Notas do Jogo
Review Wrestlequest ps5 capa

Título: WrestleQuest

Descrição do jogo: A AVENTURA DE LUTA-LIVRE SUPREMA — Dê agarrões e faça pilões neste universo gigantesco em pixel art onde profissionais de luta-livre e RPGs de fantasia se encontram. LUTE COM O DESTINO — Domine a jornada do herói... Com uma chave de perna! Evolua de novato aspirante à campeão mundial treinando, aprendendo, esbanjando e ESMAGANDO todos no seu caminho até ser o melhor da luta-livre. SEUS ÍDOLOS AGUARDAM Já Inspire-se em ícones da luta-livre como Randy ""Macho Man"" Savage, Jake ""the Snake"" Roberts e até Andre ""the Giant"". Explore mundos inspirados em suas grandes carreiras. AÇÃO FRENÉTICA — Sistema clássico de combate de RPG com golpes, estilos de partida e diversos recursos de luta-livre. MOCINHOS, VILÕES, LAGARTOS, ROBÔS E MUITO MAIS — Reinos distantes, monstros exóticos, bonecos lutadores e aliados em roupas coladas esperam por você nesta fantasia que vai além do ringue. EQUIPE-SE EM SEU CAMINHO ATÉ O TOPO — Escolha os seus ataques, estilos, provocações e até a sua entrada enquanto aprende o que é necessário para ser o melhor no mundo de luta-livre dos seus sonhos.

Gênero: RPG e Luta

Lançamento: 08/08/2023

Produtora: Mega Cat Studios

Distribuidora: SKYBOUND INTERACTIVE LLC

COMPRAR

Nota
6.7/10
6.7/10
  • História - 5/10
    5/10
  • Jogabilidade - 7/10
    7/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10

Veredito

WrestleQuest busca contar uma autêntica história de luta livre no estilo RPG clássico, trazendo profundidade ao combate, mas às vezes falha em manter o interesse. O jogo explora a vida de lutadores viajando pelo mundo em busca de fama e fortuna, com momentos charmosos, mas alguns desafios dramáticos podem não ser tão divertidos.

Com uma duração de 30 horas e encontros repetitivos que prejudicam o ritmo, o jogo parece inchado. Apesar do amor e paixão dedicados ao jogo, decisões de design questionáveis e combate repetitivo podem desanimar os jogadores. Embora os fãs de luta livre e RPGs 16 bits possam encontrar algo para gostar, WrestleQuest pode não atrair um público mais amplo.

O jogo possui um desbalanceamento de dificuldade, decisões esquisitas de game design e problemas criados que dificultam que o jogador se divirta, faz parecer que a desenvolvedora não sabia muito bem elementos básicos que precisam estar para que um RPG se torne agradável.

Em resumo, WrestleQuest é um jogo que, apesar de seus momentos brilhantes, é prejudicado por problemas mecânicos, especialmente a repetição de dungeons vazias. No entanto, para aqueles que não se incomodam com a monotonia e têm nostalgia pela Era de Ouro da luta livre, WrestleQuest ainda merece uma chance.

Vantagens

  • Ideal para fãs de Luta Livre;
  • Referências e homenagens ao Wrestling profissional;
  • Pixel Art bonita e divertida;

Desvantagens

  • Campanha lento, longa e sem foco;
  • Decisões de game design criam dificuldades desnecessárias aos jogadores;
  • Sistemas se tornam repetitivos e enjoativos;
  • Sem grinding derruba todo o elenco restante de personagens.

Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
6
Gostei
HAHAHA HAHAHA
33
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
60
Não Gostei
Bravo Bravo
26
Bravo
Legal Legal
40
Legal
Chorando Chorando
46
Chorando
Surpreso Surpreso
53
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.