Review | Sword and Fairy: Together Forever


Quase que desconhecido pelo ocidente, a série Legend of Sword and Fairy existe desde 1995, desenvolvida pela Softstar. Com cerca de 10 jogos principais e muitos outros spinoffs, animes, jogos de cartas e peças de teatro, a franquia é considerada um dos RPGS chineses mais icônicos de todos os tempos. Sim, é até estranho perceber que um jogo com tantas obras que foram produzidas ser quase que desconhecida por nós

Decidida a sair de sua bolha, depois de mais de 5 anos desde o sexto título oficial da franquia, a desenvolvedora Sofstar resolveu anunciar Sword and Fairy 7 (nome oficial na China) e sob o nome Sword and Fairy: Together Forever (para o ocidente), afim de colocar no mapa a sua franquia mais valiosa e conseguiu.

Será que tanto investimento com mecânicas, gráficos e uma proposta renovada é suficiente para não só tirar Sword and Fairy das sombras do grande público?

História

review sword and fairy together forever

O jogo se passa em um mundo místico dos Seis Reinos, habitado por humanos e demônios. Você começa com Xiu Wu, uma divindade que vê o Paraíso sendo invadido por demônios. Ao ir em busca de seu mestre, Xiu Wu encontra o Lorde Demônio, que o derrota e rouba sua espada capaz de viajar por dimensões. Derrotado, Xiu Wu é enviado para o Reino Humano, ferido e sozinho sob a forma de uma fruta.

O jogo corta para outra personagem, a estudiosa e de bom coração, Yue Qinshu, uma jovem que vive na sua cidade e na sua decaída Seita Mingshu, onde apenas possui seu avô e ela como únicos discípulos e seu espírito em forma de ave, o Qiaoling. O desejo da jovem é reconstruir o prestígio da sua seita.

Depois de acontecimentos envolvendo uma criança especial, Yue encontra a fruta. Em uma noite, Yue acaba a mordendo e estabelecendo uma simbiose com Xiu Wu, que acaba despertando e assumindo sua forma verdadeira. Os dois agora não podendo mais ser separados, acabam conhecendo Yo Sang e Bai Moqing e decidem trabalhar juntos e descobrir as causas de Demônios do Paraíso terem escapado de sua Prisão Celestial e invadirem o Reino Humano, o que acaba desencadeando descobertas e conspirações malignas que podem acabar com o mundo.

Campanha

review sword and fairy together forever

A campanha do jogo começa bastante interessante, com diversas cenas coreografas ao estilo Wuxia, um gênero literário chinês onde mistura fantasia e artes marciais, mas acaba desacelerando demais quando entra no núcleo de Yue, deixando o jogador impaciente. O jogo demora bastante para criar o mote principal da narrativa e até mesmo quando o jogo finalmente consegue estabelecer o objetivo principal, ele convive com acelerações e desacelerações de roteiro o tempo inteiro, criando uma quebra de ritmo desnecessária.

O jogo estabelece desde o início a tarefa para o jogador descobrir mistérios e conspirações onde personagens secundários mudam de papéis de forma muito boa, mas impede que o enredo se desenvolva nos forçando a realizar missões e backtrackings inúteis que só enchem linguiça. Não serão poucos os momentos onde o jogador seguirá o modelo irritante de: cena longa – backtracking – gameplay curto – cena longa – diálogo – backtracking. Esse problema acaba por prejudicar o roteiro, que possui diversos ótimos momentos, uma lore interessante e com boas ideias.

O trunfo de sua história são seus personagens, apesar de adotarem modelos genéricos de JRPGs, eles se resolvem bem e possuem motivos legítimos para estarem juntos na mesma jornada, um problema comum em narrativas orientais. Possuindo carisma eles acabam crescendo durante a jornada, passando por provações pessoais e superando dificuldades interpessoais, cada um se complementa como grupo resultando numa party condizente e verdadeira.

Gameplay

review sword and fairy together forever

Obviamente, Sword and Fairy: Together Forever, é um jogo de RPG de ação. Contando com um sistema de compras de armas, armaduras, acessórios e itens, o jogo possui poucos sistemas complexos e quando ele existe, é pouco explorado e mal explicado, como seu sistema de forja de armas para conseguir melhorar seus equipamentos, as receitas que melhoram temporariamente status e são importantes contra chefes e o upgrade de espíritos, que sofre pela sua natureza muito básica.

review sword and fairy together forever

Possuindo um combate leve e divertido, o jogo conta com combos de ataque com dois botões, ataques aéreos, ataque combinados e habilidades especiais que podem ser mapeadas com atalhos no controle contando também com um sistema de esquiva. É possível também trocar entre os quatros personagens durante os combates, melhorando a experiência já que cada um conta com movimentos e habilidades únicas que diversificam o gameplay.

review sword and fairy together forever

Acontece que apesar do seu combate ser divertido, outros fatores acabam atrapalhando, como a movimentação dura de alguns movimentos causado pelo atraso de resposta nos controles, um sistema de colisão ruim onde você não sente estar batendo em alguém, inimigos pouco inteligentes e que não apresentam dificuldade, chefes que só são difíceis por conta das suas grandes barras de saúde, apresentando ataques fáceis de prever e movesets pouco criativos, tornando diversas batalhas um grande aborrecimento.

review sword and fairy together forever

Sword and Fairy: Together Forever não é um jogo de mundo aberto, apresentando um mapa onde o jogador escolhe locais e dentro desses locais há outros sublocais como dungeons lineares e cidades para serem escolhidas. Acontece que o jogo não estimula a exploração e itens escondidos em esquisitos bichos dentro de uma folha que servem como baús oferecem poucos equipamentos interessantes. Apesar de possuir alguns puzzles em algumas localizações, todos são fáceis de serem resolvidos e pouco criativos, se tornando apenas um impeditivo a mais de prosseguir por uma história com grandes problemas de ritmo.

review sword and fairy together forever

O jogo conta com missões secundárias, que se limitam a buscar itens ou derrotar monstros, sofrendo do mesmo problema de gameplay que permeia o jogo, a falta de inspiração e criatividade.

Gráficos

review sword and fairy together forever

Os gráficos de Sword and Fairy: Together Forever são lindos, muito mais por uma direção de arte delicada e inspirada. Os personagens possuem uma gama de cores e designs muito bonitos, embora suas expressões sejam simples, locais como cidades e palácios possuem boas texturas e uma variação e combinação de cores impressionante para um jogo desse porte. Florestas, desertos, cavernas, campos floridos, e etc engrandecem a experiência visual, mas obviamente, algumas limitações perceptíveis revelam que não se trata de um jogo AAA.

O jogo conta com diversos bugs como chão que desaparece fazendo você cair no limbo, personagens que param de atacar, congelamentos, engasgos para renderização de objetos e texturas, pop-ins e uma variedade de problemas técnicos, mas o mais irritante sem dúvida é a quantidade de telas de carregamento e sua demora.

As fontes minúsculas do jogo são outro fator negativo, já que o jogo possui diversas informações que passam desapercebido pelo jogador e outras importantes que forçam ter que se aproximar da tela para conseguir enxergá-las.

Trilha Sonora e Som

A trilha sonora de Sword and Fairy: Together Forever é muito boa e relaxante de ouvir. Como era de se esperar, as músicas do jogo segue culturalmente as raízes chinesas, com uso de tambores, instrumentos de sopro e de cordas, o jogo conta com belas composições.

 

O jogo não contra com dublagem e legendas em português do Brasil, apenas dublagem chinesa. Apesar de possuir legendas em inglês, relatos vindos de fora denunciam o pobre uso da língua e textos confusos, revelando uma localização insatisfatória até para o inglês.

Vale a Pena?

Review Sword and Fairy Together Forever

No fim, Sword and Fairy: Together Forever é uma ótima volta e igualmente adição á franquia, mas fora dela, há bastante o que ser melhorado em comparação aos JRPGs do mercado.

Com uma história e personagens interessantes, o jogo peca no seu ritmo narrativo, quebrando em diversos momentos contendo diálogos confusos e cenas anticlimáticas, mas brilha nas poucas cenas de ação coreografadas e no desenvolvimento dos seus personagens.

Sem dúvida, seu sistema de combate e as opções que cada personagem dá irá divertir o jogador menos exigente nas suas 20 horas de duração, mas poderá frustrar a quem espera algo robusto e complexo.

Sword and Fairy: Together Forever é um bom recomeço para a franquia e o jogo mais impressionante da série, mas falta muito para rivalizar com outros do mesmo segmento. Se você puder olhar além dos seus problemas, irá encontrar um RPG encantador com uma mitologia fantástica.

Notas do Jogo
Review Sword and Fairy Together Forever

Título: Sword and Fairy: Together Forever

Descrição do jogo: Entra num reino que mistura mitologia com o estilo visual oriental tradicional em Sword and Fairy: Together Forever, o novo título de uma franquia RPG com quase 27 anos! Aprofunda a história dos três clãs: Humanos, Divindades e Demónios. Em Sword and Fairy: Together Forever irás liderar um grupo de personagens memoráveis e únicas, cada qual com uma personalidade, ambições, habilidades, pontos fortes e fracos. Só unidas poderão moldar o futuro! Lidera o teu grupo neste novo e envolvente capítulo, que serve como ponto de entrada para quem nunca jogou Sword and Fairy, ao mesmo tempo que presta homenagem ao legado da série.

Gênero: RPG

Lançamento: 04/08/2022

Produtora: Softstar

Distribuidora: EastAsiaSoft

COMPRAR

Nota
6.9/10
6.9/10
  • História - 7/10
    7/10
  • Jogabilidade - 6.5/10
    6.5/10
  • Gráficos - 6.5/10
    6.5/10
  • Trilha Sonora e Som - 7.5/10
    7.5/10

Veredito

No fim, Sword and Fairy: Together Forever é uma ótima volta e igualmente adição á franquia, mas fora dela, há bastante o que ser melhorado em comparação aos JRPGs do mercado.

Com uma história e personagens interessantes, o jogo peca no seu ritmo narrativo, quebrando em diversos momentos contendo diálogos confusos e cenas anticlimáticas, mas brilha nas poucas cenas de ação coreografadas e no desenvolvimento dos seus personagens.

Sem dúvida, seu sistema de combate e as opções que cada personagem dá irá divertir o jogador menos exigente nas suas 20 horas de duração, mas poderá frustrar a quem espera algo robusto e complexo.

Sword and Fairy: Together Forever é um bom recomeço para a franquia e o jogo mais impressionante da série, mas falta muito para rivalizar com outros do mesmo segmento. Se você puder olhar além dos seus problemas, irá encontrar um RPG encantador com uma mitologia fantástica.

Vantagens

  • Personagens cativantes;
  • Belas cenas de ação coreografadas;
  • Sistema de combate leve e divertido;
  • Bela direção de arte;
  • Trilha Sonora relaxante.

Desvantagens

  • Ritmo narrativo problemático;
  • Muita coisa genérica na natureza do seu roteiro;
  • Missões secundárias ruins;
  • Alguns atrasos na resposta dos controles em combate e colisão ruim;
  • Inimigos e chefes com longas barras de saúde e movesets pobres;
  • Sistemas e mecânicas subutilizadas;
  • Muito problemas técnicos como bugs, atrasos de renderização;
  • Muitas telas de carregamento demoradas.

Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
40
Gostei
HAHAHA HAHAHA
66
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
26
Não Gostei
Bravo Bravo
60
Bravo
Legal Legal
6
Legal
Chorando Chorando
13
Chorando
Surpreso Surpreso
20
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.