Review | Koa and the Five Pirates of Mara


Review Koa and the Five Pirates of Mara
6.5/10

Logo após de ter conquistado a atenção do público com Summer in Mara, lançado em 2020, a Chibig decidiu lançar novas aventuras para continuar a história do jogo, foi aí que Koa and the Five Pirates of Mara nasceu.

Com esse jogo, a Chibig decidiu fazer uma parceria com duas outras empresas, a desenvolvedor Talpa Games e a publisher Undercovers. As duas ficaram encarregadas do design e desenvolvimento do jogo, enquanto Chibig cobriu as partes artísticas e narrativas.

Mas o fato de um jogo passar por tantas mãos, não poderia prejudicar a qualidade final ao ponto de ficar inferior à Summer in Mara? Vamos descobrir

[lwptoc]

História e Campanha

ilha qalis review Koa and the Five Pirates of Mara

No jogo somos Koa, uma garotinha corajosa que vive no Arquipélago de Mara junto de Napopo, um ser esquisito com cabeça de concha. Ela recebe um chamado urgente, informando que um grupo de piratas teria invadido a ilha mais famosa e comercial, a Ilha de Qälis, e saqueado a cidade inteira.

Chegando lá, descobrimos que os piratas de Mara, entediados pelos tempos de paz, decidiram trazer de volta uma tradição milenar: A Corrida dos Piratas. A tradição consiste em testar os piratas mais corajosos e destemidos a enfrentar os perigos do mar através de várias gincanas com o objetivo de nomear o próximo rei pirata.

Imbuída do desejo de restaurar a paz e a ordem do seu arquipélago, Koa e Napopo partem em busca das sete ilhas, mas para isso teremos que recuperar os pedaços de mapa do oceano para conseguir alcançá-los.

historia review Koa and the Five Pirates of Mara

Em suma, a campanha ocorre de forma similar durante o tempo inteiro. Na maioria das ilhas possuem piratas (Os Cinco Piratas de Mara) que necessitam da nossa ajuda. Assim passamos por três até quatro fases temáticas da ilha até o teste final. Quando passamos pelo chefe, recuperamos uma parte do mapa que temos que enviar para a Saimi, uma senhora ex-marinha cartógrafa que revela a próxima área e assim a história do jogo segue de forma repetitiva.

Apesar de possuir muitas falas para um jogo de plataforma, a história de Koa se desenvolve de forma ruim e que não se explica. A motivação principal parece boba, o desenvolvimento dos personagens não existe, não há uma exploração narrativa da mãe de Koa e no fim surge um personagem que deveria ser chave para o enredo, mas ele aparece de forma gratuita e com pouco propósito, sinalizando uma falha de estrutura de roteiro básica.

Gameplay

review Koa and the Five Pirates of Mara gameplay

Koa and the Five Pirates of Mara é um jogo single player de ação e aventura onde suas fases consistem de uma corrida contra o tempo onde o jogador precisa passar por obstáculos de plataforma e resolver puzzles para alcançar no portal de chegada para conseguir a melhor pontuação.

Contendo oito ilhas completamente diferentes e mais de 50 níveis, o jogo possui uma campanha de 7 a 8 horas de duração. As fases seguem os temas de cada ilha, variando de florestas densas, área de cais de porto, cachoeiras, campos congelados, terrenos vulcânicos repletos de lava, instalações tecnológicas e vários outros.

agua review Koa and the Five Pirates of Mara

Acontece que o jogo, apesar de divertido, apresenta uma dificuldade muito baixa e desafios pouco criativos. Inspirado em jogos como Mario e A Hat in Time, o jogo apenas repete mecânicas e level designs já reutilizados várias vezes em outros games do mercado e acaba não brilhando o suficiente durante a experiência. Como ele não possui inimigos durante as fases comuns, sua dificuldade é somente sustentado pelos desafios de plataforma, que são fáceis. O jogo possui um cronômetro que poderia adicionar alguma dificuldade, mas como o jogo não te obriga a terminar no tempo ideal e sua premiação é nula, ignorá-lo depois da primeira hora passa a ser comum.

graficos review Koa and the Five Pirates of Mara

Cada nível final destas oito ilhas tem um desafio contra um chefe, que pode ser apostar corrida contra ele ou combater em uma batalha com funcionamentos diversos. Apesar de haver um esforço da equipe de desenvolvimento nessa parte, as batalhas consistem em movesets que já vimos demais e o torna tão fácil quanto o jogo restante.

O jogo possui alguns coletáveis, além das conchas que servem como moeda do jogo para comprar novas skins de mochila e conjuntos de roupa, o jogo possui quatro itens especiais presentes nas fases que podem ser trocados por melhorias na Ilha de Qalis e no seu barco.

barco review Koa and the Five Pirates of Mara

Falando sobre o barco, o jogo permite que o jogador explore o oceano do arquipélago usando o veículo, que é usado para acessar as pequenas e grandes ilhas de Koa and the Five Pirates of Mara. Conforme falado, na medida que vamos adquirindo peças de engrenagem, vamos desbloqueando melhorias para o barco que consistem em se movimentar mais rápido, pular, jogar âncoras para coletar itens, passar por redemoinhos e ganhar uma nova pintura.

Gráficos e Direção de Arte

Adotando um visual mais chibi e cartunesco, Koa and the Five Pirates of Mara adota uma paleta colorida. Com visuais simples e uma câmera mais isométrica que as vezes muda de ângulo, o jogo não possui gráficos avançados, mas tenta compensar no colorido e no aspecto tropical do jogo.

fase review Koa and the Five Pirates of Mara

Um destaque para a sua direção de arte reside nas ilustrações de personagens nos diálogos, contendo belas ilustrações, e no esforço de ter desenhos das expressões de Koa vestindo cada uma das suas skins disponíveis na loja.

Por ser um jogo mais modesto, Koa and the Five Pirates of Mara é claramente inferior graficamente que o seu jogo antecessor, Summer in Mara.

Trilha Sonora e Som

Composta pelo compositor independente, Adrian Berenguer, a trilha sonora de Koa and the Five Pirates of Mara é divertida e alegre. Com muitos instrumentos de percussão, suas faixas evocam um pouco da cultura mediterrânea em que é inspirado.

O jogo não possui dublagem para nenhuma língua, apenas sons diferentes emitidos por cada personagem e não possui legendas para o português do Brasil.

Vale a Pena?

vale a pena Review Koa and the Five Pirates of Mara

Para quem deseja passar por momentos despreocupados e só quer sentar e relaxar enquanto pula de plataforma em plataforma sem grandes dificuldades, Koa and the Five Pirates of Mara pode ser o jogo ideal para você.

Agora quem deseja desafios mais modernos, um level design mais criativo, inimigos divertidos, gráficos avançados, uma história com personagens cativante e conteúdos variados pode acabar se frustrando.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Chibig.
Notas do Jogo
Review Koa and the Five Pirates of Mara capa ps5

Título: Koa and the Five Pirates of Mara

Descrição do jogo: Junta-te a Koa e ao seu melhor amigo Napopo numa aventura cheia de ação pelas ilhas de Mara! Ultrapassa armadilhas, manobra ambientes perigosos e explora uma série de paisagens deslumbrantemente diferentes na sua missão de recuperar o saque pirata roubado.

Gênero: Aventura e Plataforma

Lançamento: 27/07/2023

Produtora: CHIBIG, S.L.U.

Distribuidora: CHIBIG, S.L.U.

COMPRAR

Nota
6.5/10
6.5/10
  • História - 5/10
    5/10
  • Jogabilidade - 7.5/10
    7.5/10
  • Gráficos - 6.5/10
    6.5/10
  • Trilha Sonora e Som - 7/10
    7/10

Veredito

Para quem deseja passar por momentos despreocupados e só quer sentar e relaxar enquanto pula de plataforma em plataforma sem grandes dificuldades, Koa and the Five Pirates of Mara pode ser o jogo ideal para você.

Agora quem deseja desafios mais modernos, um level design mais criativo, inimigos divertidos, gráficos avançados, uma história com personagens cativante e conteúdos variados pode acabar se frustrando.

Vantagens

  • Divertido e relaxante;
  • Belas ilustrações e visual colorido;
  • Controles responsivos.

Desvantagens

  • História sem fundamento;
  • Desafios de plataforma, puzzle e contra chefes fáceis;
  • Level design pouco criativo;
  • Gráficos muito simples.

Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
53
Gostei
HAHAHA HAHAHA
13
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
40
Não Gostei
Bravo Bravo
6
Bravo
Legal Legal
20
Legal
Chorando Chorando
26
Chorando
Surpreso Surpreso
33
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.