A PlayStation concordou em adquirir a Firewalk Studios, desenvolvedora multijogador AAA que está trabalhando em um jogo live service para PS5 e PC.
Se o nome soa familiar, é porque a Sony já havia anunciado que publicaria o primeiro jogo de Firewalk em abril de 2021. É o terceiro estúdio de jogos dedicado a live service que a PlayStation adquiriu nos últimos 18 meses, ao lado da Bungie e da Haven Studios.
O Firewalk foi criado em 2018 como parte do ProbablyMonsters (um coletivo de desenvolvedores de jogos AAA). Foi formado por vários veteranos da Bungie, incluindo o chefe do estúdio Tony Hsu (anteriormente gerente geral e vice-presidente sênior de Destiny na Activision) e o diretor do jogo Ryan Ellis (anteriormente diretor de criação da Bungie). Ela agora possui quase 150 funcionários.
Firewalk é o 20º desenvolvedor a se juntar ao PlayStation Studios.
“Tivemos o privilégio de trabalhar com a ProvavelmenteMonsters e a Firewalk por vários anos e nossas equipes compartilham a mesma ambição de criar experiências significativas para os jogadores”, disse Hermen Hulst, chefe do PlayStation Studios. jogabilidade de alta qualidade continua a superar nossas expectativas. Acho que os fãs ficarão muito satisfeitos quando virem o que Firewalk tem reservado para eles.”
O chefe do estúdio, Tony Hsu, acrescentou:
“Montamos uma equipe incrível no Firewalk Studios, construída especificamente para trazer experiências multijogador memoráveis para jogadores de todo o mundo. A SIE apoiou a visão de nossa equipe desde o início e com o incrível poder criativo do ecossistema do PlayStation Studio. Este emocionante próximo passo nos ajudará a transformar essa visão em realidade.”
A aquisição faz parte da investida do PlayStation em jogos live service, com dez projetos atualmente em desenvolvimento.
“Firewalk Studios é liderado por uma equipe de classe mundial altamente experiente e profundamente apaixonada por criar jogos multiplayer excepcionais que promovem experiências compartilhadas memoráveis”, afirmou o CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan.
“Estou confiante de que o próximo projeto do estúdio será uma adição robusta ao portfólio do PlayStation Studios, e seu live service e experiência em tecnologia serão fundamentais para ajudar a aumentar o alcance do PlayStation.”
O Firewalk não fará mais parte do ProbablyMonsters, que foi fundado pelo CEO Harold Ryan (ex-CEO, presidente e presidente da Bungie), e tem tudo a ver com a construção de equipes sustentáveis que fazem jogos AAA originais.
“ProbablyMonsters está incrivelmente orgulhosa da equipe e do jogo que incubamos e construímos nos últimos anos”, disse Ryan. “A Firewalk Studios se juntar à PlayStation Studios é uma jogada brilhante para a equipe, o jogo e os futuros jogadores. Nosso objetivo no ProvavelmenteMonsters é encontrar o melhor caminho para o mercado de todos os nossos jogos, e não poderíamos estar mais felizes com a equipe Firewalk.”
“De vez em quando, você começa a ter uma aventura.
Há mais de cinco anos, aproveitamos a chance de montar um novo estúdio e construir um novo IP a partir do zero. Relembrando nossos momentos favoritos com jogos, fundamos o Firewalk Studios com a ideia de proporcionar momentos memoráveis – aqueles momentos incríveis e imperdíveis compartilhados com outras pessoas. Nosso objetivo é proporcionar esses momentos compartilhados de alegria para jogadores de todo o mundo.
Construir um novo estúdio em escala tem sido uma tarefa incrivelmente estimulante e implacavelmente assustadora. Felizmente, tivemos o apoio de grandes parceiros – o ProvavelmenteMonsters nos ajudou a turbinar a configuração do estúdio, e a Sony tem apoiado nosso projeto e nossa visão criativa desde o início.
Reunimos alguns dos talentos mais inspirados da indústria para oferecer novos mundos e experiências inspiradoras, repletas de uma excelente jogabilidade básica. A emoção de construir algo novo para os jogadores energizou completamente a equipe e nossos parceiros, e temos testado todos os dias.
Hoje estamos dando o próximo passo natural e ingressando no PlayStation Studios. Trabalhamos em estreita colaboração com Hermen e a talentosa equipe do PlayStation por anos, ajudando a tornar nosso novo jogo ainda melhor. Juntar-se ao PlayStation Studios é formalmente fazer parte de uma família que produziu muitos dos jogos mais famosos de nossa época, e estamos honrados.
Queremos agradecer a todos que nos apoiaram ao longo do caminho e aqueles que estão ansiosos pelo nosso futuro. Tem sido uma jornada incrível até agora e mal podemos esperar pelo próximo capítulo desta aventura.”
– Tony Hsu e Ryan Ellis
Chefe de estúdio e diretor de jogo, Firewalk Studios