Em 2021, a Sony revelou que havia destinado cerca de ¥ 2 trilhões (aproximadamente $ 18 bilhões) para investimentos estratégicos em toda a empresa, que se expandiram para a aquisição de desenvolvedores como Housemarque e Bungie, bem como o serviço de streaming de anime Crunchyroll. Esse dinheiro deveria durar até 2024 e, durante uma conferência na web do Morgan Stanley no início desta semana, confirmou que ainda tem cerca de ¥ 700 bilhões (aproximadamente $ 5 bilhões).
É importante sublinhar que este número se estende a toda a organização japonesa, e não apenas à divisão PlayStation. Mas, para ser justo, a Sony Interactive Entertainment tem feito bom uso do dinheiro, adquirindo parceiros de longa data e investindo em desenvolvedores como Epic Games e FromSoftware. Com a Microsoft tentando convencer os reguladores a permitir que ela gaste US $ 69 bilhões na Activision Blizzard, no entanto, isso ilumina a diferença de poder de compra entre os dois.
Deve-se notar que esse dinheiro não esvaziará totalmente o cofre da Sony: presumimos que, assim que 2024 chegar, outra quantia de dinheiro será liberada para novos investimentos estratégicos. Mas, dado o tipo de números que estão sendo discutidos aqui, talvez devêssemos colocar essas fanfics de aquisição da Square Enix e da Capcom no gelo – pelo menos, por enquanto, de qualquer maneira.