Naoki Yoshida, produtor de Final Fantasy 16, e os diretores Hiroshi Takai e Kazutoyo Maehiro, reiteraram que o sistema de combate do novo capítulo da série Square Enix é inspirado no sistema de jobs de Final Fantasy 5. A afirmação foi feita por ocasião de uma entrevista concedida ao Dangeki Online, que foi uma excelente oportunidade para falar sobre o gameplay do jogo explicando-o com mais detalhes.
Os desenvolvedores disseram que não queriam fazer um RPG de ação simples, mas que fosse divertido de jogar. Maehiro então explicou que o sistema de progressão de habilidades de Final Fantasy 5 foi modelado em parte no desenvolvimento do novo jogo, com Takai comparando os Eikons de Final Fantasy 16 com o sistema de jobs do quinto jogo. Resumindo, a equipe de desenvolvimento tentou criar um sistema que permitisse a criação de combinações de habilidades como ocorria no jogo antigo.
Maehiro:
“Para você entender, é como se em combate parecesse usar Bartz, o protagonista de Final Fantasy 5, mas com a ação em tempo real.”
De acordo com Takai, um dos motivos para a criação desse sistema é a popularidade das streaming online: ao assistir outros jogadores experimentando em combate, os espectadores podem querer experimentar novas combinações. Segundo Yoshida, o sistema se destacará em uma run jogada no nível de dificuldade mais alto. Também provocou a presença de um modo de chefe como conteúdo secundário.
Final Fantasy XVI será lançado em 22 de junho de 2023, inicialmente apenas no PS5.