Após mais de três anos desde o anúncio original, Braid: Anniversary Edition ressurge com uma data de lançamento confirmada para o PS5 e PS4 em 30 de abril de 2024. Um novo trailer acompanha o anúncio, e esta versão é descrita como uma reimaginação que mantém a integridade fundamental do lançamento original.
A edição de aniversário virá com uma série de recursos adicionais, incluindo “som aprimorado e novas mixagens e variantes da trilha sonora“, gráficos repintados à mão, animações mais suaves e a capacidade de alternar entre o jogo original e a versão atualizada em tempo real. Além disso, mais de 15 horas de comentários dos desenvolvedores estarão disponíveis, com participações de Jonathon Blow, Marc ten Bosch, Brian Moriarty e outros.
Os comentários dos desenvolvedores são apresentados como uma razão convincente para revisitar “Braid”, pois oferecem informações sobre design de quebra-cabeças, programação, artes visuais, matemática, a história dos jogos independentes e muitos outros tópicos de interesse tanto para os fãs quanto para os aspirantes a designers de jogos. Jonathon Blow afirmou em um comunicado à imprensa que o objetivo era criar os comentários dos desenvolvedores mais abrangentes e envolventes já vistos em um jogo, com a capacidade de seguir linhas específicas de comentários espacialmente, usando “buracos de minhoca” que conectam níveis para mostrar a evolução de conceitos específicos. Os comentários incluirão marcações, diagramas, reproduções de jogabilidade e muitas outras capacidades interativas.
Lançado originalmente para o PS3 em 2009, “Braid” foi um dos primeiros sucessos independentes e desempenhou um papel significativo na ascensão do cenário indie. Mesmo após mais de uma década, ele continua a ser considerado um quebra-cabeças fantástico. Com a chegada ao PS5 e PS4 em abril de 2024, os jogadores terão a oportunidade de revivê-lo sob uma nova perspectiva.