Os gráficos de GTA 6 serão muito superiores aos de Red Dead Redemption 2, apresentando uma diferença mais significativa em relação ao que foi visto na transição de GTA 5 para RDR 2 graças ao uso da versão mais recente do motor RAGE.
A informação foi revelada por uma reportagem publicada pelo site francês Rockstar Mag que afirma ter recebido esta informação de uma série de fontes próximas ao desenvolvimento do novo episódio, que sentiram que precisavam falar ainda mais após o sensacional vazamento com vídeos de gameplay e imagens de GTA 6 que pareciam mostrar uma tecnologia abaixo do esperado.
Pois bem, aparentemente os fãs da saga podem ficar tranquilos: os materiais roubados, conforme explicado pela própria Rockstar Games, pertenciam a builds e protótipos que de forma alguma representam a qualidade final do jogo, potencializada graças ao RAGE 9 nos seguintes aspectos:
- Física (água simulada fisicamente em tempo real, melhores deformações do veículo).
- Gestão de tempo mais realista (manhã, dia, tarde e noite).
- Qualidade de renderização (texturas, iluminação, nuvens volumétricas).
- Inteligência artificial (interações com NPCs, reação policial).
A Rockstar Games criou um sistema revolucionário para obter água simulada fisicamente em tempo real para GTA 6, partindo de soluções cinematográficas que nunca tiveram renderização em tempo real e confiando este trabalho a uma equipe específica, afirma o relatório.
A equipe, formada por cerca de vinte engenheiros especialistas em programação em tempo real e física, teria conseguido desenvolver uma tecnologia capaz de simular fisicamente a água dentro de um jogo de mundo aberto , e isso também poderia significar uma exploração maior deste elemento dentro da experiência.
Física do veículo
Informações da Rockstar Mag relatam melhorias substanciais na física dos veículos graças a um aumento nos polígonos em comparação com GTA 5, o que permitirá deformações mais precisas e, portanto, acidentes mais realistas onde ocorrem impactos.
Não só isso: a adição de acessórios e personalizações terá um impacto na experiência de condução, por exemplo, melhorando a aderência à estrada após a instalação de uma asa ou de mais pneus de alto desempenho.
Sistema de luz
A reportagem afirma que GTA 6 será o primeiro episódio da série a ostentar um sistema de iluminação fisicamente simulado graças à renderização física de materiais reflexivos, uma tecnologia já presente em Red Dead Redemption 2, mas que receberá aqui uma melhoria substancial.
Podemos, portanto, esperar uma representação diferente das texturas e superfícies dos objetos presentes no jogo, com vantagem no realismo e no impacto visual, tanto durante o dia como à noite.
Previsão do tempo
Por fim, no que diz respeito ao clima , no GTA 6 esse aspecto terá impacto no meio ambiente e na jogabilidade, com rajadas de vento que atingirão a vegetação ou agitarão as águas, criando ondas que baterão violentamente nas praias.
Naturalmente, a chuva e o vento também terão um papel importante, afetando o comportamento dos veículos na estrada e, portanto, o modelo de condução, especialmente a altas velocidades. O nascer e o pôr do sol serão mais realistas, assim como as noites.