Apesar dos pedidos de calma, parece que a Square Enix não está muito bem na frente financeira, considerando que a bolsa perdeu cerca de 30% após Final Fantasy 16 e as crescentes preocupações dos acionistas com a organização da empresa.
Conforme noticiado pela Bloomberg, a empresa viu uma perda de cerca de 2 mil milhões de dólares do seu valor em ações após o lançamento de Final Fantasy 16, cuja recepção entre o mercado e a crítica parece não ter alcançado os resultados esperados pela editora, que foi apostando fortemente no novo capítulo da série.
Embora as vendas não pareçam nada negativas, como demonstram os 3 milhões anunciados logo após o lançamento no mercado , parece que ainda estão bastante longe das expectativas, considerando também o orçamento investido no desenvolvimento do jogo.
Em essência, parece que Final Fantasy 16 não consegue atingir aquela “alta margem” de expectativas de ganhos que eram esperadas pela alta administração da empresa, o que também poderia levar a Square Enix a recorrer à versão para PC do jogo antes do esperado para aumentar. receita. vendas.
Preocupações dos investidores
Segundo o analista Serkan Toto, da Kantan Games, o problema não diz respeito apenas a Final Fantasy 16, mas também ao desempenho da empresa antes de seu lançamento. Em particular, o facto de ter lançado um grande número de jogos que nunca alcançaram resultados particularmente positivos, tanto do ponto de vista comercial como crítico.
Com base no que foi relatado por algumas fontes internas contatadas pela Bloomberg, parece que dentro da Square Enix existe uma preocupação crescente com a organização interna do grupo, que há muito está demasiado ligado aos produtores individuais e à sua grande liberdade de ação nos projetos. Do ponto de vista do investidor, o analista Yijia Zhai, da Macquarie Capital Securities, relatou que os investidores “continuam preocupados com a estrutura de desenvolvimento da empresa e o processo de controle de qualidade do jogo, o que pode limitar o desempenho a longo prazo”.
A passagem do bastão para o novo CEO, Takashi Kiryu, poderá no entanto ser positiva, dada a nova visão que isto parece trazer para a empresa. Com estes, a Square Enix já declarou que quer focar em menos jogos de maior qualidade e tamanho, bem como uma nova abertura para outras plataformas como o Xbox.