Os videogames são um negócio maior do que nunca, com grandes editoras gastando quantias cada vez maiores para se manterem competitivas. A Microsoft provavelmente fechará em breve a compra da Activision Blizzard por US $ 69 bilhões e, embora a Sony não tenha anunciado nenhuma grande aquisição recentemente, eles estão aumentando seus investimentos no desenvolvimento de jogos.
De acordo com um relatório do Nikkei Business, a Sony planeja gastar cerca de 300 bilhões de ienes (aproximadamente US$ 2,13 bilhões) em pesquisa e desenvolvimento de videogames no ano fiscal de 2024 (que vai até o final de março de 2024). Isso é mais do que o dobro do que a empresa normalmente gastava em desenvolvimento de jogos durante a geração anterior de console (eles gastaram ¥ 144 bilhões no ano fiscal de 2020). O desenvolvimento de jogos agora responde por 40% do orçamento geral de P&D da Sony – mais do que qualquer outro segmento da empresa.
Além de gastar mais do que nunca, a Sony está mudando para onde vai esse dinheiro, com os jogos live service recebendo a maior parte do investimento. Como ouvimos, a Sony espera ter pelo menos 10 títulos de serviço ao vivo em funcionamento até o final do ano fiscal de 2026 e espera gastar 60% de seu orçamento de P&D de jogos de serviço até o ano fiscal de 2025. Isso não significa necessariamente que eles gastarão menos em experiências de jogos tradicionais à medida que seus gastos gerais com P&D aumentam, mas o live service claramente será o foco principal daqui para frente.
De acordo com Nikkei, a realidade estendida (o termo abrangente para realidade virtual, realidade mista e realidade aumentada) também será um foco. Alegadamente, a Sony planeja que muitos de seus estúdios PlayStation recém-adquiridos se concentrem no PS VR2 e em outros conteúdos de realidade estendida.
Para aqueles que não acompanharam os últimos movimentos da Sony, a empresa recentemente deu uma primeira espiada em seu futuro focado no serviço ao vivo durante seu grande PlayStation Showcase. Isso inclui Marathon, da desenvolvedora de Destiny, Bungie, Fairgame$, do novo estúdio Haven, liderado por Jade-Raymond, e Concord, um título misterioso da Fire Studios, com sede no Reino Unido. Enquanto isso, o projeto multijogador The Last of Us da Naughty Dog aparentemente foi colocado no gelo depois que a Bungie criticou seu potencial de ganhar dinheiro.
O que você acha dos planos futuros do PlayStation? Eles estão fazendo jogadas inteligentes (mesmo que não sejam do seu gosto pessoal) ou estão se preparando para o desastre?