Fracasso de The Lord of the Rings: Gollum foi o culpado do fechamento da Daedalic Entertainment


review The Lord of the Rings Gollum

The Lord of the Rings: Gollum sempre foi um projeto um tanto estranho, desde a escolha do protagonista até o fato de o desenvolvedor não ter experiência anterior em fazer tal jogo. A Daedalic Entertainment, com sede em Hamburgo, fez seu nome com jogos de aventura de apontar e clicar, como Deponia.

Com O Senhor dos Anéis: Gollum, eles mudaram para um jogo furtivo de ação/aventura. Gollum recebeu uma série de atrasos (foi originalmente programado para ser lançado em 2021, depois em 2022) e foi finalmente lançado no final de maio de 2023 para críticas mistas. 

No dia seguinte ao lançamento de The Lord of the Rings: Gollum, descobrimos que a Daedalic já tinha planos de fazer outro jogo baseado nos amados livros de fantasia de Tolkien. A notícia veio diretamente do governo alemão, que forneceu parte do financiamento e compartilhou a seguinte descrição publicamente:

“Daedalic está trabalhando em um novo projeto que transportará o jogador para um mundo exuberante cheio de criaturas míticas e magia. Ele conta uma história da perspectiva de um personagem que nunca foi contada antes. O jogador descobre novas regiões e influencia os eventos do mundo dentro do escopo de seu papel e de suas habilidades. À sua maneira, ele tenta influenciar o curso das coisas e mudar o destino do mundo. Este projeto é destinado a fãs ávidos da história de fantasia e gêneros de ação e aventura em 3D em todo o mundo.”

No entanto, as vendas extremamente baixas do jogo tiveram um efeito devastador na Daedalic Entertainment. O estúdio anunciou que está fechando sua divisão de desenvolvimento, incluindo o estúdio que fez The Lord of the Rings: Gollum. Conclui-se que este novo projeto nunca verá a luz do dia.

A Daedalic Entertainment, portanto, se concentrará na publicação de jogos no futuro. A empresa foi adquirida pela Nacon no ano passado por cerca de US$ 60 milhões.

Felizmente, The Lord of the Rings pode esperar muitos outros projetos, como o jogo de criação de sobrevivência Return to Moria (previsto para este outono) e os projetos em desenvolvimento na Wētā Workshop e na Amazon (este último é um MMO).


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.