A Ubisoft revelou uma nova ferramenta baseada em IA chamada Ghostwriter que vem desenvolvendo internamente, como uma ferramenta para ajudar a economizar tempo dos roteiristas, cuidando de partes menores, embora ainda demoradas, da escrita de um jogo, como latidos e outras linhas de NPC de fundo.
Barks, para quem não sabe, é o jargão usado para descrever frases de poucas palavras ditas por NPCs em momentos diferentes. Coisas como “Grenade, cuidado!” ou “Inimigo avistado!” podem ser qualificados como latidos.
Eles também podem ser uma ou duas linhas que você ouve andando por um NPC em um jogo de mundo aberto, pequenas linhas que podem fazer maravilhas para imergir você no mundo do jogo, quando bem executadas.
Em um vídeo revelando a ferramenta, a Ubisoft descreve que ela será usada para gerar um “primeiro rascunho” das linhas que realmente entrarão no jogo, momento em que um membro da equipe de narrativa editará e organize as sugestões geradas em linhas que realmente aparecerão em um produto final.
A IA sendo usada como uma ferramenta para escrever qualquer coisa tem sido um tópico controverso online, para dizer o mínimo, e embora esta ferramenta Ghostwriter possa muito bem tornar o desenvolvimento mais eficiente para equipes narrativas, será interessante ver como os jogadores reagem.
Mais interessante será ver se os jogadores conseguem notar a diferença, é até possível que a Ubisoft já tenha começado a usá-lo com lançamentos recentes como Far Cry 6, Watch Dogs Legion e Assassin’s Creed Valhalla.