Em entrevista à IGN, o desenvolvedor Eric “ConcernedApe” Barone revelou que “adoraria” criar um Stardew Valley 2. Ele confessou que, em certo momento, chegou a iniciar o trabalho em uma sequência direta, mas o projeto foi interrompido para que pudesse se concentrar totalmente em seu próximo jogo, Haunted Chocolatier.
Apesar do foco atual, a ideia de uma sequência permanece viva. Barone expressou o desejo de “capturar um pouco daquela energia original” que teve ao desenvolver o primeiro jogo, e tanto ele quanto sua equipe ainda estão “muito animados” com o potencial de Stardew Valley 2.
O criador compartilhou dois possíveis caminhos para a sequência. O primeiro seria criar “um mundo totalmente novo” com um “conjunto de personagens completamente novo”. No entanto, ele teme que muitos fãs, apegados a Pelican Town e seus habitantes, possam resistir a uma mudança tão radical.
Essa preocupação levou ao segundo conceito: uma sequência que “utilizaria o elenco existente” para construir “uma nova aventura no mundo”. Barone reiterou que seu foco imediato continua sendo o desenvolvimento de Haunted Chocolatier e as atualizações de Stardew Valley (como a 1.7), mas afirmou que continuará “pensando” em uma possível sequência.
A espera, contudo, será longa. O próprio Barone já indicou que o lançamento de Haunted Chocolatier “provavelmente não será em breve”. Considerando a prioridade dada a esse novo projeto e às atualizações do jogo original, a possibilidade concreta de um Stardew Valley 2 ainda pode estar a muitos anos de distância.
Você herdou a antiga fazenda do seu avô, em Stardew Valley. Com ferramentas de segunda-mão e algumas moedas, você parte para dar início a sua nova vida. Será que você vai aprender a viver da terra, a transformar esse matagal em um próspero lar?

