Quando renomados vazadores da indústria começaram a relatar um novo portátil PlayStation na semana passada, as esperanças de muitos fãs desprivilegiados do Vita foram repentinamente reacendidas. Infelizmente, durou apenas alguns dias, com Tom Henderson confirmando que o dispositivo de codinome Q-Lite não terá muito em comum com o amado Vita, afinal.
Não é apenas um dispositivo somente em nuvem sem recursos de renderização integrados, como o Logitech G Cloud e o Abxylute, mas também é limitado ao ecossistema do PlayStation 5 e especificamente ao Remote Play. Isso é algo que o PlayStation Vita poderia fazer juntamente com o PlayStation 4, é claro, mas o Vita também funcionou por conta própria. Além disso, esses rumores alegam que o Q-Lite não oferece suporte a outros serviços em nuvem, como GeForce NOW, Game Pass Ultimate, Boosteroid e similares do PC, tornando-o inútil para qualquer proprietário que não seja do PS5. É possível que o dispositivo possa eventualmente ser hackeado para torná-lo compatível com os serviços de nuvem do PC (afinal, o Vita tinha uma cena caseira saudável), mas isso é algo que só descobriremos mais tarde.
A recepção deste despejo de informações inicial foi mista, para dizer o mínimo. Parece que não teremos que esperar muito para receber o anúncio oficial da Sony. Durante o episódio de ontem do Iron Lord Podcast, Tom Henderson disse que suas fontes acreditam que o Q-Lite será lançado em novembro junto com uma série de hardware adicional da Sony, incluindo o console PlayStation 5 com uma unidade de disco removível.
Mais tarde no podcast, Henderson acrescentou algumas ideias sobre o preço potencial. Ele prefaciou tudo isso com o aviso de que não poderia obter as informações. Ainda assim, ele acredita que o Q-Lite deve ser visto como um acessório do PlayStation 5, e não como um dispositivo portátil adequado. Diante disso, ele avalia que o dispositivo pode ser vendido por cerca de US$ 200, já que será apenas uma tela com um controle DualSense conectado a ela.
Olhando para outros acessórios lançados pela Sony, o controle DualSense Edge custa US $ 199. Claro que não tem tela (nem bateria), mas oferece muitas funcionalidades extras em relação ao DualSense normal, que provavelmente será o controle usado no Q-Lite. Mesmo levando isso em consideração, o dispositivo ainda oferecerá suporte para os recursos de feedback tátil e gatilhos adaptativos, que muitas vezes têm sido o ás inesperado da Sony quando se trata de oferecer uma experiência melhor em comparação aos jogos disponíveis em outras plataformas.
Embora a recepção deste próximo hardware do PlayStation 5 não tenha sido entusiástica, isso pode mudar dependendo da apresentação adequada da Sony e, especialmente, de seus preços. Se a janela-alvo de novembro estiver correta, e não há razão para acreditar que não estaria, já que as fontes de Henderson estiveram no local até agora, poderíamos ouvir sobre o Q-Lite em caráter oficial nos próximos meses. Até então, fique atento a novos rumores e vazamentos.