Embora anunciado oficialmente há quase seis anos, Beyond Good and Evil 2 parece ter feito pouco ou nenhum progresso nos bastidores – na verdade, parece estar cada vez mais longe de um ponto em que parece que poderia realmente ser lançado algum dia. Rumores revelaram que o jogo foi reiniciado e atrasado com frequência e, como ainda não entrou em produção adequada, parece não haver fim à vista para seu interminável e tortuoso ciclo de desenvolvimento.
Agora, um novo relatório publicado pelo Kotaku revelou que o desenvolvedor Ubisoft Montpellier encontrou ainda mais obstáculos. De acordo com o rumor, o estúdio está enfrentando uma investigação trabalhista pela Inspection du Travail em Montpellier, França, em meio a crescentes preocupações de aumento alarmante de esgotamento, estresse e doenças entre os funcionários, o que levou a casos “sem precedentes” de doenças e saídas do estúdio.
“A saúde e o bem-estar de nossas equipes são uma prioridade contínua”, disse um porta-voz da Ubisoft. “Dada a duração do ciclo de desenvolvimento com Beyond Good & Evil 2, a equipe de desenvolvimento de Montpellier está passando por avaliações de bem-estar por meio de terceiros para medidas preventivas e para avaliar onde pode ser necessário suporte adicional.”
Em meio a essas investigações, o estúdio parece ter passado por outra grande reformulação que viu vários membros importantes em cargos de liderança serem substituídos. O diretor administrativo Guillaume Carmona teria deixado o estúdio, enquanto o diretor criativo sênior Jean-Marc Geffroy e o diretor de jogos Benjamin Dumaz foram substituídos por Emile Morel e Charles Gaudron, respectivamente. O rumor afirma que o produtor executivo Guillaume Brunier também pode eventualmente ser substituído.
A Ubisoft garantiu repetidamente que o desenvolvimento de Beyond Good and Evil 2 está progredindo, embora a empresa tenha se recusado a fornecer detalhes concretos sobre o tipo de progresso que fez ou se está mais perto de entrar em produção total. Relatórios anteriores afirmaram que o cancelamento do jogo é considerado inevitável por alguns membros de sua equipe de desenvolvimento.