PlayStation recusou chance de usar a licença FIFA nos anos 90


EA remove jogos fifa lojas digitais

O site Time Extension realizou uma entrevista com Tom Stone, que já foi vice-presidente de marketing europeu da EA. Durante a conversa, Stone compartilhou uma história notável que ocorreu antes da renovação da licença em 1997 de FIFA, um episódio que quase permitiu que a Sony obtivesse os direitos mundiais exclusivos da FIFA, de forma inesperada, enquanto a EA estava distraída.

Conforme Stone recordou, a situação se desenrolou quando a ISL, a empresa responsável naquela época pelo licenciamento da marca FIFA, entrou em contato com a PlayStation Europe sem o conhecimento da EA, oferecendo-lhes os cobiçados direitos mundiais exclusivos para os jogos da FIFA.

Stone compartilhou com o Time Extension:

“Chris Deering, o presidente da Sony PlayStation Europe naquela época, me encontrou e disse: ‘Recebemos uma oferta para os direitos do FIFA Soccer’. Eu fiquei chocado e respondi: ‘Você está brincando, certo? A ISL entrou em contato com você e perguntou se você gostaria de ter a licença mundial exclusiva da FIFA? Depois de tudo o que fizemos por eles?’ Eu estava realmente irritado. Mas Chris me disse: ‘Não assinarei esse acordo a menos que você diga que não vai fechar um acordo com a FIFA’. Claramente, Chris estava avaliando o apoio global que a EA havia oferecido à PlayStation. Teria sido uma conversa interessante se a Sony tivesse seguido em frente com esse acordo. Acredito que a EA teria reagido de maneira muito negativa.”

Naquela época, a PlayStation já tinha sua própria série de jogos de futebol, a série Adidas Power Soccer da Psygnosis. No entanto, esses jogos não tinham o mesmo sucesso que a franquia FIFA e poderiam ter se beneficiado da obtenção da licença mais prestigiada. No entanto, a divisão PlayStation da Sony, com sabedoria, optou por não minar uma de suas maiores parceiras externas de publicação, optando por estender uma oferta à EA para que eles chegassem a um acordo, o que acabou acontecendo, resultando em uma prorrogação de quatro anos na licença.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
6
Gostei
HAHAHA HAHAHA
33
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
60
Não Gostei
Bravo Bravo
26
Bravo
Legal Legal
40
Legal
Chorando Chorando
46
Chorando
Surpreso Surpreso
53
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.