PlayStation recusou chance de usar a licença FIFA nos anos 90


EA remove jogos fifa lojas digitais

O site Time Extension realizou uma entrevista com Tom Stone, que já foi vice-presidente de marketing europeu da EA. Durante a conversa, Stone compartilhou uma história notável que ocorreu antes da renovação da licença em 1997 de FIFA, um episódio que quase permitiu que a Sony obtivesse os direitos mundiais exclusivos da FIFA, de forma inesperada, enquanto a EA estava distraída.

Conforme Stone recordou, a situação se desenrolou quando a ISL, a empresa responsável naquela época pelo licenciamento da marca FIFA, entrou em contato com a PlayStation Europe sem o conhecimento da EA, oferecendo-lhes os cobiçados direitos mundiais exclusivos para os jogos da FIFA.

Stone compartilhou com o Time Extension:

“Chris Deering, o presidente da Sony PlayStation Europe naquela época, me encontrou e disse: ‘Recebemos uma oferta para os direitos do FIFA Soccer’. Eu fiquei chocado e respondi: ‘Você está brincando, certo? A ISL entrou em contato com você e perguntou se você gostaria de ter a licença mundial exclusiva da FIFA? Depois de tudo o que fizemos por eles?’ Eu estava realmente irritado. Mas Chris me disse: ‘Não assinarei esse acordo a menos que você diga que não vai fechar um acordo com a FIFA’. Claramente, Chris estava avaliando o apoio global que a EA havia oferecido à PlayStation. Teria sido uma conversa interessante se a Sony tivesse seguido em frente com esse acordo. Acredito que a EA teria reagido de maneira muito negativa.”

Naquela época, a PlayStation já tinha sua própria série de jogos de futebol, a série Adidas Power Soccer da Psygnosis. No entanto, esses jogos não tinham o mesmo sucesso que a franquia FIFA e poderiam ter se beneficiado da obtenção da licença mais prestigiada. No entanto, a divisão PlayStation da Sony, com sabedoria, optou por não minar uma de suas maiores parceiras externas de publicação, optando por estender uma oferta à EA para que eles chegassem a um acordo, o que acabou acontecendo, resultando em uma prorrogação de quatro anos na licença.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.