Após a recepção positiva de sua versão beta, o PlayStation Portal se consolida como uma inesperada aposta bem-sucedida da Sony. O dispositivo, que agora permite transmitir jogos do PlayStation 5 diretamente pela nuvem, está disponível para os assinantes do nível Deluxe da PlayStation Plus. Entre os títulos compatíveis com a funcionalidade estão grandes nomes como Astro Bot, Borderlands 4, Final Fantasy VII Rebirth, Ghost of Yōtei e o aclamado remake de Resident Evil 4. Além disso, os usuários têm a seu dispor a transmissão de todo o catálogo de jogos da PlayStation Plus, incluindo os clássicos do PlayStation.
Trailer do Cloud Streaming do PlayStation Portal
Agora é possível desfrutar da biblioteca do PS5 no Portal mesmo com o console principal desligado, uma funcionalidade valiosa para quem está em movimento ou quando o aparelho está sendo usado por outra pessoa. A Sony também enriqueceu a experiência com uma série de melhorias, como o Bloqueio por Senha para maior segurança, suporte a Áudio 3D quando usado com os headsets Pulse Elite ou qualquer dispositivo de áudio compatível com o PlayStation Link, e a conveniência de poder navegar e adquirir itens diretamente na PlayStation Store.
A integração social também foi contemplada, permitindo que os jogadores recebam convites e participem de sessões multijogador diretamente do portátil. Pensando na acessibilidade, o dispositivo incorpora um leitor de tela e a opção de personalizar o tamanho da fonte nas Configurações de Acessibilidade, atendendo a jogadores com dificuldades de leitura.
Este avanço da Sony chega em um momento estratégico, especialmente com a Xbox intensificando seus investimentos no serviço de streaming, inclusive com rumores de um novo plano gratuito com anúncios em desenvolvimento. Embora seu sucesso a longo prazo ainda seja uma incógnita, o Portal pode ser interpretado como um movimento significativo na construção do ecossistema que antecipa o suposto portátil PS6.
