Uma patente recém-publicada mostra que a Sony Interactive Entertainment tem explorado maneiras de usar NFTs e tecnologia blockchain em jogos.
Arquivada no ano passado e publicada na quinta-feira, a patente da Sony (via Segment Next ) é intitulada ‘NFT Framework para transferência e uso de ativos digitais entre plataformas de jogos‘.
“Conforme reconhecido neste documento, em alguns aplicativos, como jogos de computador/vídeo, um NFT pode representar a arte ou um recurso do jogo (como um personagem, arma ou outro recurso do jogo), mas os sistemas atuais são tecnologicamente inadequados para o proprietário use o recurso em diferentes jogos e plataformas”, diz um resumo.
“Conseqüentemente, conforme reconhecido neste documento, a funcionalidade do jogo pode ser aprimorada ao permitir que jogadores e/ou espectadores usem exclusivamente o ativo e possivelmente transfiram seus direitos a outros via NFT”.
Um exemplo dado é que os jogadores obtêm uma skin única em um jogo que pode ser usada em outros títulos e até em diferentes plataformas de jogos.
Esses NFTs também podem “ser transferidos para outros (por exemplo, vendidos a outros por valor ou trocados)”, disse a Sony.
Outro exemplo descreve recompensar a primeira pessoa a derrotar um chefe em um jogo com o “direito de usar armas de dano de caçador em outros jogos de acordo com seu novo NFT”.
“Como outro exemplo, um NFT representando o alcance de um certo nível, pontuação e/ou acúmulo de pontos em um determinado videogame pode ser cunhado”, diz a patente.
“O NFT pode então ser transferido para outra pessoa, que pode então retomar o jogo de onde o cedente parou de acordo com o NFT para que o cessionário comece a jogar no mesmo nível, com a mesma pontuação e/ou com o mesmo acúmulo de pontos como o cedente.”
Uma patente da Sony registrada em maio de 2021 e publicada em novembro passado revelou que a empresa estava explorando ativamente o uso potencial de NFTs e tecnologia blockchain em jogos.
Em setembro passado, a detentora da plataforma lançou um esquema de fidelidade chamado PlayStation Stars , que permite aos jogadores ganhar recompensas digitais ao concluir diversas atividades. No entanto, foi rápido distanciar o programa dos NFTs, que atraíram críticas em alguns setores devido à alta pegada de carbono do formato e ao que muitos consideram uma implementação cínica.
“Definitivamente não são NFTs”, disse Grace Chen, vice-presidente de publicidade em rede, fidelidade e mercadoria licenciada da PlayStation, ao The Washington Post. “Definitivamente não. Você não pode trocá-los ou vendê-los. Não está alavancando nenhuma tecnologia blockchain e definitivamente não NFTs.”
Empresas de jogos que lançaram projetos NFT ou estão pensando em fazê-lo incluem Square Enix, Ubisoft, Konami e Sega.