Durante o verão, a megaeditora EA anunciou que estava reestruturando internamente seus estúdios, formando a EA Entertainment e a EA Sports. Você provavelmente pode adivinhar quais jogos se enquadram na organização EA Sports, enquanto o guarda-chuva da EA Entertainment se espalha muito mais. Para tanto, a empresa anunciou hoje que a Criterion Games, mais conhecida por seu trabalho nas franquias Burnout e Need for Speed, foi trazida para o grupo de entretenimento. Além disso, a Criterion Games agora colocará a maior parte de seu foco na série Battlefield.
O gerente geral da EA Entertainment, Vinca Zampella, fez o anúncio oficial hoje, dizendo:
“Como dissemos antes, estamos all-in no Battlefield. Hoje, o Criterion é adicionado aos nossos estúdios Battlefield de classe mundial, dedicados a inaugurar uma nova era. para a franquia. A maioria da equipe trabalhará ao lado de DICE, Ripple Effect e Ridgeline, liderados por Byron Beede, GM de Battlefield.”
Alguns podem estar se perguntando por que uma equipe tão conhecida pelos pilotos está trabalhando em uma franquia FPS. Bem, a Criterion já atuou como estúdio de suporte para a franquia tanto para Battlefield V quanto para Battlefield 2042 , além de ajudar em Star Wars: Battlefront II. Portanto, essa mudança provavelmente não será muito surpreendente para a equipe. Na verdade, a história da Criterion no gênero remonta a 2006, quando lançou Black durante a época do PlayStation 2 e do Xbox original. É seguro dizer que a Criterion tem talento e deve ser um parceiro sólido para a DICE e o resto da equipe do Battlefield.
E quanto à necessidade de velocidade?
Criterion has new opportunities working on Battlefield, alongside the future of Need for Speed.
Read more from Vince Zampella: https://t.co/libPrPSK60
— Criterion Games (@CriterionGames) September 20, 2023
Claro, tudo isso deixa a franquia Need for Speed em um estado muito estranho. Lembre-se, a Criterion tinha acabado de devolver as rédeas da série porque a Ghost Games não foi capaz de recapturar a magia da série de corridas. Essa mudança aconteceu em 2020 e a Criterion só conseguiu lançar um jogo antes dessa mudança. Sim, Need for Speed: Unbound não teve um desempenho crítico muito melhor do que Heat e, na verdade, vendeu muito pior, mas ainda é estranho ver a EA dando-lhes apenas uma chance antes de mudar as coisas.
Dito isto, nem tudo é desgraça para os fãs de Need for Speed. Zampella encerrou seu anúncio falando sobre seu amor pela cultura automobilística e dizendo:
“Estou realmente ansioso para trabalhar com um grupo principal enquanto moldamos o que vem por aí para a franquia [Need for Speed]”.
Embora a maior parte da equipe esteja trabalhando em Battlefield, isso não significa que Need for Speed irá desaparecer totalmente ou mesmo para outro desenvolvedor. As coisas podem e provavelmente irão mudar à medida que os planos da EA mudam, mas, por enquanto, parece que a Criterion terá pelo menos mais uma chance na franquia NFS, mas não o fará com todo o peso do estúdio por trás dela.