Hideo Kojima disse no Twitter que ainda pensa em Policenauts, sua antiga aventura gráfica de ficção científica que foi publicada inicialmente pela Konami em 1994 e para a qual já havia preparado uma sequência, que entretanto não foi feita.
“Sinto muita falta de Policenauts”, escreveu Kojima no Twitter, “Eu havia concluído o planejamento, cenário, história, roteiro e controles, mas eram os anos 90. Depois disso, tive que mudar para outro departamento e a produção concluída foi adiada”.
1/2
I miss the "POLICENAUTS" actuality. I completed the planning, setting, story, storyboard, and commands, but it was in 1990, so 32 years ago. After that, I had to transfer to the other department, and full-scale production was delayed. pic.twitter.com/S2MHEx3PfP— HIDEO_KOJIMA (@HIDEO_KOJIMA_EN) January 9, 2023
O jogo original foi lançado em julho de 1994 no PC-9821, depois recebeu portas subsequentes para 3DO em 1995 e Sega Saturn em 1996. Foi uma aventura gráfica um tanto semelhante ao Snatcher como uma solução de jogo, muito no estilo de narrativa visual novel .
A história dizia respeito a um grupo de agentes da polícia espacial encarregados de manter a paz na colônia orbital Além e em particular Jonathan, que é dado como morto após um acidente no espaço com um novo traje e, em vez disso, consegue sobreviver e permanecer em hibernação por 25 anos. apenas para despertar uma vez recuperado.
Ao que tudo indica, Kojima também já havia pensado em uma sequência e hoje se espanta como alguns temas que foram elaborados na época podem parecer quase atuais, como a ideia de uma “empresa privada que foi para o espaço”, que é incrível e ficção científica nos anos 90, mas praticamente atual agora.
No entanto, o designer do jogo teve que lidar com outros projetos posteriormente e Policenauts 2, que baseado nas ideias de Kojima talvez se concentrasse no antagonista Tony Redwood, nunca se concretizou, embora o autor continue pensando nisso. Enquanto isso, a Kojima Productions está trabalhando em Death Stranding 2 e mudou-se recentemente para uma nova sede.