Grounded tem pior qualiade de desempenho e visual no PS5 do que no Xbox Series X, diz Digital Foundry


Hoje, uma análise técnica recém-divulgada revela que a versão PlayStation 5 de Grounded, da Obsidian Entertainment, apresenta um desempenho inferior e uma qualidade de imagem aquém do Xbox Series X.

A avaliação da Digital Foundry sobre os ports PlayStation 5 e Nintendo Switch do popular jogo de sobrevivência destaca deficiências em ambos os consoles. Embora fosse esperado um comprometimento visual e de desempenho no console Nintendo devido ao seu hardware mais fraco, o baixo desempenho e a qualidade de imagem inferior no console da Sony são surpreendentes, especialmente considerando que seu hardware não difere muito do Xbox Series X.

No PlayStation 5, a faixa de resolução dinâmica é mais estreita do que no Xbox Series X, variando entre 1080p e 1215p, em comparação com 1512p a 4K, resultando em uma imagem consideravelmente mais suave. A Digital Foundry observa que essa redução na resolução não é justificada pelo desempenho do jogo no PlayStation 5, onde muitas vezes cai para cerca de 50 FPS, longe dos 60 FPS mais estáveis no Xbox Series X. Embora ambos os consoles não alcancem a meta desejada, as quedas de desempenho no PlayStation 5 são mais frequentes, resultando em uma experiência inferior, especialmente sem suporte para tela VRR.

Em relação à qualidade visual, a versão de Grounded para PlayStation 5 compartilha a maioria das configurações visuais do Xbox Series X, com exceção dos níveis de detalhe de geometria, que são mais altos no console Sony, e da qualidade das sombras. Embora as sombras no PlayStation 5 sejam mais definidas, refletindo uma configuração de qualidade superior, isso não se traduz necessariamente em uma experiência visual superior devido ao tratamento das sombras pelo jogo. Além disso, o aliasing é mais perceptível no PlayStation 5, com mais ruído e cintilação.

Em relação à versão do Nintendo Switch, Grounded sofreu cortes significativos para se adaptar ao hardware mais modesto do console, incluindo uma faixa de resolução dinâmica estreita de 720p a 360p, redução na qualidade dos ativos e remoção de efeitos visuais como profundidade de campo, volumetria e fontes de luz. Além disso, o desempenho é inconsistente, atingindo a meta de 30 FPS, mas com flutuações frequentes nos tempos de quadro.

Grounded está disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e Nintendo Switch.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *