O primeiro vídeo de comparação de Forspoken no PS5 vs PC foi lançado, comparando o jogo rodando no PlayStation 5 com ele rodando no PC com uma NVIDIA RTX 4080.
Relacionados:
Ontem, já lançamos nosso próprio teste de benchmark de PC de Forspoken, mostrando que o jogo roda decentemente. Além disso, este teste mostrou que o último título da Square Enix fica melhor no PC. “No entanto, os tempos de carregamento são muito menos importantes do que a otimização“, escreveu nosso próprio Alessio Palumbo em seu artigo.
“O teste de benchmark sugere que Forspoken no PC não será tão problemático para rodar quanto se temia originalmente. Tendo jogado o jogo no PS5, também é seguro dizer que parece muito melhor no PC em todos os aspectos.”
Avanço rápido um dia e agora temos um vídeo de comparação direta entre PlayStation 5 e PC, cortesia de ElAnalistaDeBits. Concedido, esta nova comparação não está totalmente alinhada com nossos próprios benchmarks, especialmente quando se trata de tempos de carregamento, mas isso pode ser devido a uma diferença no SSD NVMe ou outras diferenças de hardware, já que cada configuração de PC é sua. Além disso, esses podem ser casos extremos.
- Forspoken apresenta 3 modos gráficos no PS5: Quality, Ray-Tracing e Performance.
- O modo de qualidade apresenta melhores texturas, distância de desenho e maior resolução (1728p em média).
- O modo Ray-Tracing diminui a resolução (1512p em média), a qualidade da textura e a distância de desenho para apresentar sombras melhores em alguns elementos, mas não nos reflexos ou na iluminação geral.
- O modo Performance tem os mesmos cortes nas texturas e distância de desenho do modo Ray-Tracing, além de limitar sua resolução a 1440p dinâmico com reconstrução temporal. Apesar dos sacrifícios visuais, não mantém 60fps estáveis.
- Forspoken suporta 120Hz, no entanto, este modo limita a resolução máxima a 1440p em todos os modos de exibição. Os modos Ray Tracing e Quality atingem 40fps a 120hz, enquanto o modo Performance permanece em 60fps.
- Quanto à versão para PC, as configurações gráficas são muito semelhantes ao modo PS5 Quality, melhorando a distância de desenho e as sombras por RT.
- Apesar de não ter detectado bugs ou apresentar travamentos no PC, é uma versão mal otimizada. Mal conseguimos uma média de 40fps usando o equipamento mencionado acima, obrigando-nos a usar DLSS ou FSR para obter um framerate aceitável.
- Os tempos de carregamento são muito rápidos em ambas as plataformas, um pouco mais rápidos no PC.
Forspoken já está disponível globalmente para PC e PlayStation 5, com uma demo gratuita disponível para ambas as plataformas também.