De acordo com Jeff Grubb, o remake de Final Fantasy 9 estaria em andamento e estaria de acordo com o título original. Portanto, será baseado em turnos, usará o sistema ATB e será comparável ao remake do Crisis Core em termos de produção.
Grubb falou sobre o jogo estar em desenvolvimento ativo, com a produção não igual a Final Fantasy VII: Remake, mas mais próxima de Crisis Core, o que não é necessariamente uma coisa ruim.
O jogo deve de fato estar em linha com o original, apesar de algumas mudanças nos sistemas principais, apenas com gráficos mais modernos. Em suma, uma benção para aqueles que desaprovaram as demais mudanças feitas em Final Fantasy VII no remake e que não gostaram da reviravolta de ação de Final Fantasy XVI, com o abandono quase total do gênero de jogos de RPG japoneses.
Claro que é justo reiterar que estamos falando de informações não oficiais. Para saber mais sobre o remake de Final Fantasy IX, se ele realmente existir, é preciso esperar a Square Enix se pronunciar. Enquanto isso, só podemos esperar e convidá-lo a jogar o original, ainda um título muito válido.