A Sony publicou uma nova patente que discute melhorias no recurso de feedback háptico e a capacidade de emular a temperatura do controle para refletir os momentos do jogo. Ele também menciona um sensor elástico deformável para substituir o atual material plástico usado nos controles do PlayStation. A mudança nos sensores supostamente melhorará o recurso de feedback háptico nos controles atuais devido à utilização do material semelhante a gel.
A forma ou dureza das porções dos membros elásticos 11 (grips) muda em resposta a um processo realizado pelo aparelho de processamento de informações 2 como um jogo, que permite, por exemplo, apresentar o material de um objeto virtual em um espaço de jogo para o usuário como uma sensação tátil, apresentar a temperatura do objeto virtual como uma sensação de calor/frio, ou algo semelhante.
O controle também pode emular diferentes mudanças de temperatura para refletir os itens virtuais do jogo em feedback tátil. Por exemplo, um material quente no jogo pode fazer o controle simular uma temperatura levemente alta. O “elemento Peltier ” seria incluído no controle, que é capaz de mudar eletricamente sua temperatura para adicionar outro nível de imersão no recurso de feedback háptico e videogames por causa da nova tecnologia.
Investigando as especificidades, a patente apelidada de “CONTROLLER” usará um sinal elétrico que fluirá através do membro elástico deformável. Ele detectará os toques dos usuários para emitir sinais elétricos, dependendo de quanto o material do sensor foi deformado. Assim, as vibrações trafegarão melhor pelo novo material elástico. A patente discute profundamente o material elástico deformável e como ele “enriquecerá as experiências hápticas. ”
Este sensor detecta o contato do usuário ou a ação de deformação do elemento elástico e emite um sinal elétrico com base no contato detectado ou na ação de deformação em questão.”
Os sensores elásticos podem ser baseados em vários materiais flexíveis, “ como um material de gel macromolecular, exemplos dos quais são materiais de gel macromolecular à base de silicone e materiais de gel à base de uretano e vários materiais de elastômero”. Além disso, o controle também pode utilizar músculos artificiais ou atuadores macios no membro elástico para garantir uma experiência suave e orgânica durante as sessões de jogo, conforme mencionado.
A Sony afirma brevemente o uso de IA para reconhecer automaticamente a gravidade da deformação. Ele será gravado para criar feedback háptico naturalmente no controle, dependendo da pressão. O sensor elástico sentirá os toques do usuário, beliscões, torções e outras ações semelhantes que resultarão em deformações do material. Todas as ações executadas pelo usuário serão detectadas pelo controle utilizando tecnologia inovadora.
A patente também levanta uma preocupação com o gatilho do elemento elástico; a deformação por um usuário pode causar dificuldade em localizar sua forma e posição originais durante o jogo. Em outras palavras, pode ser difícil encontrar as direções para cima e para baixo do controle devido à mudança na forma; A Sony oferece uma solução para isso. O botão adotará a forma elíptica semelhante a um ovo para caber perfeitamente na mão do usuário.
A forma natural do membro elástico 11 pode ser assimétrica. Por exemplo, se o membro elástico 11 for elíptico (o que geralmente é chamado de forma de ovo) tendo, por exemplo, uma frente ligeiramente mais fina, torna-se fácil reconhecer as direções para cima e para baixo do controle 1.
A capacidade de imitar diferentes temperaturas para refletir os momentos do jogo é um grande feito, e não foi visto nos controles por enquanto. Além disso, o membro elástico flexível melhorará a experiência do usuário durante uma sessão de jogo, servindo apenas para melhorar o recurso de feedback tátil devido à falta de plástico rígido. A Sony pode mudar totalmente a maneira como os controles funcionam, aprimorando o feedback tátil para se tornar ainda mais natural.
A Sony é conhecida por patentear ideias malucas antes de seus concorrentes, pois está entre as principais figuras em inovação de tecnologias existentes. Recentemente, publicou uma patente para melhorar o recurso de bate-papo por voz em jogos para usuários com deficiência e também está explorando a ideia de personalizar a narração e a dificuldade do jogo para cada usuário.