O lendário diretor por trás de Final Fantasy 12, Yasumi Matsuno, recentemente desmentiu um rumor de longa data sobre o personagem Basch fon Ronsenburg. Lançado para o PlayStation 2 em 2006, Final Fantasy 12 marcou uma mudança na longa franquia JRPG ao introduzir um cenário de mundo aberto, batalhas em tempo real e um revolucionário sistema de “gambit” que permitia aos jogadores programar seus controles controlados por IA.
É aqui que os jogadores foram apresentados ao grupo de heróis rebeldes de Final Fantasy 12, incluindo o cavaleiro renegado Basch. Um ex-capitão da Ordem dos Cavaleiros de Dalmasca, Basch foi acusado do assassinato do Rei Raminas e condenado à morte antes de ser resgatado por Vaan e seu bando de piratas do céu. O honrado herói de Final Fantasy, Basch, se junta a este grupo em seus esforços para derrubar o opressor Archadian Empire, provando ser um valioso aliado graças à sua poderosa esgrima e experiência. Ele se mostraria popular o suficiente para retornar em Final Fantasy 12: Revenant Wings de 2007 e ter sua história de fundo mais desenvolvida na adaptação do mangá de Final Fantasy 12.
Houve até um rumor de que Basch foi originalmente concebido para ser o personagem principal de Final Fantasy 12, e que a Square Enix decidiu mudar o protagonismo para os personagens Vaan e Penelo para atrair um público mais jovem. Essa história persistiu por muitos anos após o lançamento de Final Fantasy 12, mas o diretor Yasumi Matsuno recentemente foi ao Twitter para afirmar que o rumor não é verdade em resposta a uma discussão de fãs sobre quem seria o protagonista mais antigo de Final Fantasy .
That rumor is a fake story.
Thank you.— 松野泰己🐈⬛ (@YasumiMatsuno) April 18, 2023
Os rumores de Basch ser o protagonista principal original de Final Fantasy 12 decorrem do longo e conturbado ciclo de desenvolvimento do jogo, que viu seu lançamento dois anos atrasado e Yasumi Matsuno renunciando no meio do caminho devido a motivos de saúde e diferenças criativas com a Square Enix. Ele iria desenvolver jogos como MadWorld de 2009 como freelancer antes de ingressar na Level-5 em 2011 e ajudar com Crimson Shroud. Matsuno eventualmente retornou a Final Fantasy para trabalhar em conteúdo adicional para Final Fantasy 14 – incluindo um ataque que viu os jogadores retornarem a Ivalice.
O discurso recente em torno de Final Fantasy 12 vem logo antes de Final Fantasy 16 – uma nova parcela que apresenta muitas semelhanças com FF 12. Ter um protagonista mais velho para vingar seu reino caído é uma dessas semelhanças – embora, ao contrário de Clive, que mudou o tempo em Final Fantasy 16, Basch nunca foi destinado a assumir o papel principal em Final Fantasy 12 , como Yasumi Matsuno acabou de confirmar.
Final Fantasy 12: The Zodiac Age está disponível para PC, PS4, PS5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.