10 maiores reviravoltas nas tramas da franquia Final Fantasy


reviravoltas final fantasy

Evocar sentimentos de alegria e tristeza por meio da narrativa de um jogo é bastante simples. Chegar a uma reviravolta na história convincente, por outro lado, requer um nível de sutileza que poucos escritores possuem. Os videogames têm subvertido as expectativas dos jogadores desde os primeiros dias dos jogos, mas poucas séries são tão adeptas a inverter o roteiro como Final Fantasy .

Ao longo dos anos, os jogadores foram presenteados com incríveis reviravoltas na história. Certamente alguns aterraram melhor do que outros, mas, ao longo das suas 15 entradas numeradas, a franquia proporcionou momentos verdadeiramente inesquecíveis e totalmente imprevisíveis. Eles tornam os jogos alguns dos melhores da indústria e ficam com os jogadores muito depois de os créditos finais terem terminado.

10. O Continente Flutuante (Final Fantasy III)

reviravoltas final fantasy

A série Final Fantasy ajudou a popularizar a ideia de um mapa-múndi nos videogames e é conhecida por seus mundos enormes. Não deve ser confundido com o continente flutuante encontrado em Final Fantasy VI (que, apenas para garantir, foi originalmente lançado como Final Fantasy III na América do Norte), a percepção de que o mundo explorado em Final Fantasy III é apenas um continente flutuante em um oceano aparentemente interminável veio como um grande choque.

O fato de o mapa do mundo mudar várias vezes ao longo do jogo dá uma nova vida a um mundo que já está bem vivo. Em uma série que depende tanto de seus elementos de exploração, a reviravolta serve para impressionar o jogador o quão grande o mundo de Final Fantasy III realmente é. Além disso, os obriga a questionar o significado dos eventos que já ocorreram como resultado dessa expansividade.

9. A Lealdade de Leon (Final Fantasy II)

reviravoltas final fantasy

O enredo de Final Fantasy II pode não ser digno de nota, mas a maneira como ele lida com a história de Leon certamente merece algum crédito. Durante os estágios iniciais do jogo, ele é apresentado como um membro regular do grupo. Depois de ser separado do grupo após uma invasão, porém, seu destino fica um pouco no ar. Isto é, até que ele reaparece um pouco mais adiante, juntando forças com o Império.

Ver um antigo aliado se alinhando entre as forças inimigas é uma pílula difícil de engolir. Sua mudança de lealdade parece um tapa na cara, mesmo que seu tempo anterior com a party tenha sido breve. Laços familiares e uma tentativa fracassada de tomar o controle do império acabam trazendo-o de volta ao partido, mas é difícil vê-lo de uma forma positiva depois do que fez.

8. Galenth Dysley é um Fal’Cie (Final Fantasy XIII)

reviravoltas final fantasy

A narrativa de Final Fantasy XIII é confusa e complicada , mas a revelação de que Galenth Dysley é na verdade um fal’Cie fornece um de seus poucos bons momentos. Aprender que Cocoon é na verdade uma fazenda para almas humanas que será usada para invocar um deus todo-poderoso de outro reino pode ser um pouco bizarro. Em um jogo que é feito principalmente de longas seções lineares, no entanto, é uma das poucas idéias verdadeiramente interessantes presentes em um enredo nada atraente e sem inspiração.

A série Final Fantasy nunca pintou a religião de uma maneira particularmente positiva. Isso é um tanto irônico, dado que a religião forneceu a inspiração para muitas das convocações da série . Independentemente disso, os escritores ainda são capazes de encontrar novas maneiras de demonizar e difamar a religião, o que é incrivelmente impressionante, dado o tempo que a série está ativa.

7. Edea Estava Sendo Possuída (Final Fantasy VIII)

reviravoltas final fantasy

Edea sozinha é um antagonista bastante atraente. Saber então que existe uma ameaça maior e mais poderosa aumenta a aposta significativamente. Além disso, descobrir que a mulher que os jogadores passaram a desprezar é na verdade uma vítima os força a reavaliar completamente a situação. Mesmo sabendo que ela havia sido controlada como uma marionete, porém, ainda há um certo nível de desconforto quando se trata de trabalhar com Edea depois que suas cordas foram cortadas.

Quanto à inauguração da Ultimecia, aumenta imensuravelmente as apostas. A ameaça de uma feiticeira incrivelmente poderosa é assustadora o suficiente, mas uma com o poder de manipular o tempo e possuir até mesmo as pessoas mais fortes torna-se um inimigo aparentemente imparável. É muito mais um caso de ‘sair da frigideira e ir para o fogo’ tanto para o jogador quanto para o grupo.

6. Galuf Morre (Final Fantasy V)

reviravoltas final fantasy

Embora vários membros do grupo já tivessem morrido neste ponto da série, a maioria eram considerados personagens secundários, e o resto se juntou à luta no meio do caminho. A morte de Galuf é a primeira vez que morre alguém que esteve com o grupo desde o início da jornada. Isso o torna infinitamente mais chocante, assim como a maneira como ele morreu.

A maneira como ele luta em vão para derrubar Exdeath é admirável e perturbadora. Ao assistir os dois se enfrentando, não se pode deixar de lembrar um pouco de Harry Potter e Star Wars. A insistência de Exdeath de que não há quantidade de ódio que possa derrotá-lo revela uma ignorância que reflete tanto Voldemort quanto Palpatine. Galuf está lutando por amor e isso é quase o suficiente para derrubar o feiticeiro do mal. Infelizmente, porém, nesta ocasião, o amor não era tudo o que era necessário.

5. O Loop Infinito (Final Fantasy)

reviravoltas final fantasy

Esta é uma das primeiras grandes reviravoltas na trama da série e, sem dúvida, a que mais causa divisão. É algo que lembra o episódio de Doctor Who, Heaven Sent, em que o Doctor está trancado em uma prisão improvisada e é assombrado por um espectro fantasmagórico ao longo de bilhões de anos. Ao contrário do Doctor, no entanto, seu loop é aquele do qual os heróis de Final Fantasy são aparentemente incapazes de escapar.

Alguns podem ver isso como uma narrativa barata, mas serve para enfatizar a batalha sem fim entre o bem e o mal. Se a história nos ensinou alguma coisa, é que a ideia de que o mal pode ser definitivamente vencido é falha. É uma batalha sem fim, e o fato de o partido repetir continuamente suas lutas contra o caos é emblemático desse fato.

4. A Herança De Cecil (Final Fantasy IV)

reviravoltas final fantasy

Os relacionamentos em constante mudança de Cecil com aqueles ao seu redor desempenham um grande papel na narrativa de Final Fantasy IV. Embora seja seu relacionamento com Kain que seja talvez o mais atraente, as revelações sobre a herança de Cecil são as mais chocantes, de longe.

Golbez é um dos vilões mais intimidantes da franquia Final Fantasy e suas ações ao longo do jogo o tornam fácil de odiar. Saber então que ele é, na verdade, o irmão mais velho de Cecil, é uma grande surpresa. Esta é apenas a ponta do iceberg. Os jogadores também descobrem que Golbez está sendo controlado por Zemus e que os dois irmãos são, na verdade, meio lunares. É muito para absorver e muda completamente a dinâmica do jogo.

3. Tidus É Um Sonho Do Fayth (Final Fantasy X)

reviravoltas final fantasy

Final Fantasy X tem uma das narrativas mais fortes da série e está cheio de reviravoltas incríveis. Desde a reavaliação de que Yuna e um de seus guardiões devem sacrificar suas vidas para fornecer a Spira um momento de descanso de Sin até a percepção de que Auron foi morto após confrontar Lady Yunalesca e é na verdade um não enviado, isso se torna uma montanha-russa emocional. A reviravolta mais impactante, entretanto, chega bem no final da viagem.

Depois que o grupo sai vitorioso da batalha final, os Fayth são libertados de seu sono e seu sonho chega ao fim. Com ele, o mesmo acontece com a existência do protagonista principal do jogo. A narração de Tidus ao longo do jogo ajudou a torná-lo um personagem incrivelmente identificável e seu relacionamento com Yuna foi igualmente atraente . Testemunhar a reação de Yuna ao perder seu amante foi de partir o coração, mas a perda também atingiu muitos jogadores com a mesma força que a ela.

2. Sephiroth Mata Aerith (Final Fantasy VII)

reviravoltas final fantasy

Que quase tudo o que os jogadores aprendem sobre Cloud é uma mentira é uma grande revelação, mas se torna insignificante quando comparado com o momento em que Sephiroth cai do céu e empala Aerith. A raridade com que os personagens principais morrem na série já a torna incrivelmente impactante quando acontece. Dado o significado de Aerith para a história, porém, sua morte é particularmente chocante .

Os laços emocionais que o jogador e o grupo compartilhavam com Aerith fornecem um peso adicional significativo à cena. O tempo que ela passou com Cloud na favela do Setor 6 permite o desenvolvimento de um personagem maravilhoso e suas interações com a party nas cenas subsequentes fornecem profundidade adicional. As implicações de sua morte também são preocupantes, não apenas em termos da erradicação da raça Cetra, mas do próprio planeta.

1. Kefka Destrói o Mundo (Final Fantasy VI)

reviravoltas final fantasy

Poucos vilões de videogame são tão bem projetados quanto o Kefka Palazzo . Os jogadores recebem vários avisos sobre sua natureza maníaca no início do jogo, como quando ele mata o General Leo. Isso não torna menos chocante quando ele descarta o Imperador Gestahl um pouco mais tarde. Até este ponto havia sido uma batalha contra um império do mal, mas agora fica claro que Kefka é uma ameaça muito maior para o mundo.

Salvar o planeta tinha sido um tema comum em toda a série Final Fantasy até este ponto e, portanto, presumia-se que a party sairia vitoriosa mais uma vez. Embora, de certa forma, este ainda seja o caso, não antes de Kefka causar o cataclismo e mergulhar o mundo na escuridão e no caos. Que pela primeira vez o vilão tenha sucesso com seu plano torna a vitória final da party vazia. Eles podem ter vencido a batalha, mas inúmeras pessoas perderam suas vidas no processo e o mundo nunca mais será o mesmo.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *