Os jogos têm a capacidade única de colocá-lo no lugar de outra pessoa, o que também significa que eles têm a capacidade de assustar você como nenhum outro meio. Desde o crescente tormento psicológico que Silent Hill 2 lança em seu caminho, até os bons e velhos sustos de deixar o coração na boca espalhados pelo Resident Evil original, há muitos momentos genuinamente aterrorizantes em jogos. Há muito por onde escolher, mas reduzimos para dez dos melhores.
Os sustos mais assustadores dos games
10. Ataque do T-Rex – Tomb Raider
Embora não seja uma série de terror no sentido tradicional, a série Tomb Raider inclinou-se fortemente para o fantástico e o sobrenatural, entregando seu quinhão de sustos ao longo dos anos. No entanto, nada chegou perto do aparecimento do T-Rex no nível de Lost Valley do original de 1996.
Mesmo que você eventualmente soubesse que estava chegando, os passos estrondosos e o tamanho esmagador do dinossauro, acompanhados por aquela partitura súbita, frenética e baseada em cordas, ainda aterrorizavam todas as vezes.
9. Zumbis Rápidos de Ravenholm – Half-Life 2
Os jogos Half-Life sempre se destacaram na introdução de novas mecânicas de jogo ou ameaças inimigas dentro de cada capítulo jogável, e um dos melhores aconteceu na cidade infestada de zumbis de Ravenholm. Chega um momento em que o jogador está preso em um telhado esperando por um elevador lento para chegar ao último andar, enquanto um uivo estranho e terrível ecoa à distância. Por causa dessa lenta sequência de elevador, a Valve decidiu que seria melhor introduzir um novo tipo de inimigo não encontrado em nenhum jogo Half-Life anterior: o zumbi rápido.
Os zumbis velozes não eram apenas horríveis de se olhar, mas eram incrivelmente ágeis e diferentes de qualquer coisa que o Half-Life 2 já havia criado para as expectativas dos jogadores. Preso no telhado enquanto os sons horríveis de uivos, ruídos grotescos de gargarejos e testemunhando os canos presos à estrutura do prédio roncando enquanto os zumbis velozes subiam para atacar direto no rosto do jogador, fez com que a subida final do elevador até o andar superior parecesse uma eternidade.
8. A Sala do Espelho – Silent Hill 3
Toda a trilogia original de Silent Hill teve momentos de roer as unhas, mas um dos mais aterrorizantes – e abstratos – foi o espelho amaldiçoado em Silent Hill 3. Localizado na versão de pesadelo do Hospital Brookhaven, há um depósito específico em que Heather só pode entrar para que a paisagem sonora se transforme em um batimento cardíaco acelerado.
Olhando para o espelho, o jogador começará a ver o que parecem vasos sanguíneos rastejando por todo o chão dentro do reflexo, que começam a entrar em uma pia antes de se espalharem pelo mundo. A porta que conduz à saída está trancada enquanto o chão, o reflexo de Heather no espelho congela no lugar, e toda a sala é engolfada pelo que parece ser carne e sangue em mutação antes de eventualmente matar Heather. É um dos momentos mais assustadores da série Silent Hill, e um que seus fãs nunca esquecerão.
7. A Escada – F.E.A.R.
Alguns jogos de terror tornam as situações mais intensas, pois quase não oferecem armas. MEDO. muda as coisas, dando-lhe os meios para destruir incontáveis supersoldados, mas rotineiramente lembra que nenhuma arma pode protegê-lo do verdadeiro terror. Os jogadores aprendem isso desde o início, ao testemunhar alucinações e figuras sombrias correndo para fora do alcance que nenhuma quantidade de balas ou tempo de reflexo pode afastar. Mas o momento mais assustador em F.E.A.R vem quando você está descendo uma escada aparentemente inofensiva e, de repente, você está cara a cara com Alma, a icônica garotinha assustadora da série, parada a apenas alguns centímetros de distância. Este evento é particularmente tortuoso porque o jogador está essencialmente indefeso enquanto está na escada, e enquanto desliza freneticamente para recuperar o controle, eles dificilmente notam outro espectro caminhando em sua direção na passarela abaixo.
6. Ataque dos Tentáculos – Dead Space
Uma coisa é programar um susto de salto eficaz, mas e o pavor? Dread pode ser um clima mais difícil de definir, mas Dead Space conseguiu isso com pouco mais do que um buraco na lateral de uma nave e um tentáculo medíocre. Claro, na primeira vez que o jogador passa pelo buraco, ele fica imediatamente em guarda. Mas quando nada sai pela segunda vez? Ou o sétimo?
O buraco se torna apenas mais uma parte do plano de fundo enquanto Isaac refaz seus passos repetidamente tentando colocar a Ishimura no lugar certo. Até que o jack-in-the-box finalmente estale e o jogador seja tratado com um terrível evento quicktime, então tem que fazer alguns tiros de precisão ou corre o risco de se tornar um cthulu-food.
5. The Nightmare Alley – Silent Hill
Os primeiros minutos de Silent Hill são uma aula magistral em design de jogo na forma como usa quase todos os aspectos da jogabilidade para aumentar a tensão pouco a pouco. A névoa espessa obscurece seus ambientes, enquanto um zumbido eletrônico baixo e seus próprios passos são os únicos sons que podem ser ouvidos. Quando o protagonista Harry Mason persegue uma figura fantasmagórica em um beco, a câmera de Silent Hill de repente se torna mais dinâmica – varrendo para baixo e depois subindo novamente como se fosse do ponto de vista de algo observando. Seu ambiente fica inexplicavelmente mais escuro, as paredes ao seu redor tornam-se metal enferrujado respingado de sangue, cadáveres mutilados espalhados pelo chão. Uma sirene soa ao longe, e criaturas com facas começam a se intrometer. Os controles, desajeitados no início, agora enfatizam o quão quase impossível é lutar contra esses monstros, e que não há como escapar. E isso tudo nos primeiros cinco minutos.
4. O Xenomorfo Pode Realmente Ouvir Você – Alien: Isolation
Desde que aquele bebê xenomorfo estourou no peito de Kane na bagunça do Nostromo, filmes de terror e ficção científica nunca mais foram os mesmos. Embora Alien: Isolation não tenha sido tão revolucionário quanto seu progenitor do cinema, foi o primeiro jogo Alien a adaptar com sucesso o coração do terror de sobrevivência do primeiro filme. E para sobreviver no Sevastopol, o jogador precisava não apenas dominar a evasão, mas silenciar a si mesmo. Os xenomorfos têm uma audição super sensível e, embora um armário possa esconder o jogador de seu olhar predatório, a exalação alta ou a alegria de comemoração (do conforto de seu sofá terrestre) após sobreviver a um apelo pode levar a uma mordida na cabeça inesperada e reaparecer se alto o suficiente .
Mas como o alienígena ouviu você em primeiro lugar? Bem, está ouvindo através do microfone controlador. E aquelas mortes prematuras que acontecem quando o Xeno entra novamente logo após você pensar que estava limpo são alguns dos sustos mais assustadores do jogo – isto é, até que o jogador perceba que está grampeado e precisa ficar quieto para sobreviver.
3. Encontrando o Licker – Resident Evil 2
A preparação para o seu primeiro encontro com um licker em Resident Evil 2 indica exatamente o que você está procurando. Ao descobrir um cadáver logo no início de sua jornada para a Delegacia de Polícia de Racoon City, você é notificado de que sua “cabeça está faltando. Parece que foi distorcido ”. A cutscene onde o lambedor se revela no teto, todo cérebro, dentes e língua, é ruim o suficiente, o pior é quando ele cai do teto e você é forçado a encará-lo, naquele ângulo fixo desconfortável, com apenas um punhado de balas. Verdadeiramente, a matéria dos pesadelos.
2. Aquele Cachorrinho na Janela – Resident Evil
Você está casualmente caminhando por um corredor vazio no Resident Evil original, completamente desprovido de zumbis e BAM – um cachorro zumbi irrompe pela janela e estraga completamente o seu dia. O choque inicial desse momento em particular é tão grande que você nunca passará por uma janela com conforto pelo resto do jogo, o que leva a uma sensação de inquietação constante.
1. Lisa Ataca – PT
A melhor coisa sobre o PT é como tudo lentamente se transforma em um grande susto. Embora o interior de sua casa mal iluminado seja assustador, é muito linear para fazer você se sentir em risco de um pulo de susto vindo de algum canto escuro. Mas à medida que você continua percorrendo os loops contínuos da PT pelos corredores da casa, as coisas ficam um pouco mais perturbadoras a cada vez e a tensão começa a aumentar, aumentar e aumentar, até que finalmente … as palavras “olhe para trás” mal podem ser feito através da estática do rádio … você obedece, e você encontra Lisa, de perto e pessoal. Tente não gritar.
E esses são os nossos sustos favoritos nos jogos – o que fez você gritar mais alto? Deixe-nos saber nos comentários e, para leituras mais divertidas e assustadoras, veja como o PT se tornou uma lenda urbana moderna por si só, ou
0 Comentários