Tecnicismos e acessibilidade, diversão e competição, respeito pelo passado e capacidade de inovar. Há muitos elementos para equilibrar para criar a mistura perfeita para um jogo de luta, um dos gêneros mais duradouros e recompensadores do mundo dos videogames.
Algumas das séries mais antigas da história continuam a brilhar e novas estrelas nascem sob os olhos de uma das comunidades mais exigentes e afetuosas de todos os tempos. Por isso, classificar os melhores títulos disponíveis no PlayStation 5 sem deixar para trás algumas das franquias mais amadas ou decepcionar alguns fãs do gênero é uma tarefa difícil. Os melhores dos melhores lutadores possuem jogabilidade refinada e mecânicas únicas, sem mencionar grande profundidade, personalidade e equilíbrio sólido.
10. MultiVersus
O verdadeiro concorrente de Super Smash Bros: Ultimate. MultiVersus é um jogo de luta de arena que oferece jogabilidade instantaneamente divertida para todas as idades, mas os puristas podem torcer o nariz para sua mecânica central relativamente simples e falta da profundidade típica do gênero. A lista oferece uma enorme variedade de personagens entre os mais famosos IPs da Warner Bros.
O jogo inclui, entre muitos outros, os super-heróis do Universo DC, os Looney Tunes e as icônicas estrelas do Cartoon Network. O MultiVersus permite que você crie partidas bizarras e emocionantes. A base de jogadores atingiu rapidamente números exorbitantes e muitos novos personagens serão adicionados ao longo do tempo. Pode não ser um lutador para levar super a sério, mas é uma explosão boba.
9. Samurai Shodown
Quase trinta anos após seu primeiro lançamento original, a histórica franquia SNK CORPORATION está de volta em grande estilo. Em um mundo dominado por combos sem fim e jogabilidade de alta octanagem, Samurai Shodown puxa o freio de mão, trazendo partidas lentas e baseadas em habilidades.
Paciência e estratégia são cruciais, pois qualquer golpe pode ser letal. Cada confronto é recompensador e transmite o espírito de uma luta de espadas. No entanto, um código de rede mal otimizado e falta de conteúdo no lançamento impedem um pouco esse título potencialmente ótimo. A próxima atualização da rede de reversão garante que Haohmaru e o resto do elenco tenham um futuro brilhante, no entanto.
8. Mortal Kombat 11
A NetherRealms Studios conseguiu estabelecer novos padrões para as ofertas single player dos jogos de luta, que nunca foram um ponto forte desses títulos. Com Mortal Kombat 11, a natureza cinematográfica da trama atingiu seu maior ápice até agora.
A jogabilidade pode ser considerada um pouco ‘mais desajeitada’ por alguns, em comparação com outros lutadores, e sua natureza sombria e sangrenta não é um sucesso para todos. Apesar disso, este título é muito divertido e mais bombástico e exagerado do que qualquer outro jogo de Mortal Kombat. Também foi significativamente expandido por Aftermath, um DLC que expande o modo história e vê o retorno de personagens históricos como Sheeva e Fujin (além da estreia de combatentes extraordinários como Robocop).
7. The King Of Fighters XV
A mais recente iteração da série SNK de longa duração lançada em 2022 marca um grande retorno da saga. O icônico sistema de batalha baseado em equipe está de volta e melhor do que nunca.
The King Of Fighters XV pega e refina a mecânica Rush introduzida no capítulo anterior e também enriquece o sistema de combate com alguns novos recursos. O Max Mode e o Shatter Strike tornam cada luta ainda mais emocionante e espetacular. O multiplayer online ofusca a falta de conteúdo para um jogador, graças ao código de rede rollback e um bom número de opções e modos de jogo.
6. Street Fighter V
Um dos episódios mais controversos desta franquia histórica da Capcom, Street Fighter V atingiu recentemente um marco incrível: tornou-se o título mais vendido da série (segundo WCCF Tech), relegando o lendário Street Fighter 2 ao segundo lugar.
Após um lançamento bastante morno, Street Fighter V conseguiu se recuperar, revertendo o que parecia ser um nocaute perigoso para toda a série. A Atualização Definitiva, seis anos após o lançamento original do jogo, termina o caminho de redenção temporada a temporada de Street Fighter V. Ajudou a refinar ainda mais um título que parece, finalmente, completo, emocionante e divertido.
5. Skullgirls 2nd Encore
Hidden Variable Studios conseguiu obter um lugar de honra nos escalões superiores dos jogos de luta, apesar das origens humildes da equipe. Originalmente lançado em 2013, Skullgirls continua sendo atualizado até hoje com novos conteúdos: novos personagens, cenários e pacotes de paleta mantêm o jogo fresco e divertido.
A jogabilidade parece suave, nostálgica e equilibrada, e um modo de história totalmente dublado e o código de rede GGPO adornam os modos de jogo offline e online. A cereja no topo do bolo é fornecida pela trilha sonora de jazz feita por Michiru Yamane, bem como a sublime e variada animação estilo Cuphead.
4. Dragon Ball FighterZ
Arc System Works conseguiu fazer jus a um dos animes mais icônicos de todos os tempos . Com seus gráficos 2.5D tecnicamente impressionantes e imersivos, Dragon Ball FighterZ oferece um retrato maior de todos os confrontos épicos e movimentos especiais que saíram do lápis de Akira Toriyama.
Além disso, a jogabilidade é sólida e apresenta combos espetaculares e uma estrutura 3v3 em ritmo acelerado. Cada partida é emocionante e pronta para entregar a você um final dramático. A lista é ampla e permite que você interprete personagens de todos os arcos significativos da história de Dragon Ball. Um modo de história um pouco abaixo do esperado diminui um pouco o brilho do título, no entanto.
3. Tekken 7
O mais recente capítulo da lendária franquia que nasceu no PlayStation 1, Tekken 7 conclui dignamente a saga Mishima. Os títulos conseguem o mais difícil dos feitos, agradando tanto aos puristas quanto aos novatos. A jogabilidade não trai suas raízes, e novas mecânicas como Rage Art, Rage Drive e Power Crush tornam as lutas ainda mais técnicas e chamativas sem comprometer o equilíbrio do jogo.
O jogo possui uma lista notável de personagens, possibilidades consideráveis de personalização e modos online sólidos. É talvez o melhor jogo de luta 3D disponível na geração atual.
2. Street Fighter 30th Anniversary Collection
O pacote Street Fighter 30th Anniversary Collection inclui um grande pedaço da história da franquia e incorpora a infância de tantos fãs. Não é apenas um exercício de nostalgia, mas, muito mais importante, uma coleção de alguns dos melhores jogos de luta 2D já feitos.
A experiência offline é como ter um fliperama acessível no conforto do seu sofá. Poder colocar as mãos em títulos como o inesquecível Street Fighter III: 3rd Strike ou Street Fighter Alpha 3 é uma obrigação tanto para veteranos quanto para “novos desafiantes”. Infelizmente, um código de rede ruim impede que esta coleção obtenha o ouro, mas não há como negar o pedigree desses títulos. Os fãs de jogos de luta vão se divertir muito com este.
1. Guilty Gear -Strive-
A obra-prima do Arc System Works. O estúdio superou a experiência rígida e técnica que foi refinada nos capítulos anteriores da série. Guilty Gear -Strive-, refinado em todos os aspectos, é simplesmente o melhor jogo de luta da geração.
O sistema de combate é profundo, mas, ao mesmo tempo, simplificado e divertido para os novatos. Cada personagem é único e bem caracterizado em sua jogabilidade. O jogo possui uma profundidade notável em sua mecânica, um excelente código de rede de reversão e uma trilha sonora eletrizante de Daisuke Ishiwatari. Repleto de conteúdo, os fãs do gênero de todos os níveis de habilidade encontrarão muito para desfrutar aqui.