Os Melhores controles de videogames da história


melhores controles de videogame

Há diversos excelentes games para conhecer independente da plataforma na qual você está, mas convenhamos: se você não está jogando com um controle igualmente excelente, a experiência pode ser incompleta. Você pode até ver ótimos gráficos e gameplay com um bom design, mas se a única maneira como você interage com isso não for boa, a experiência toda pode ser arruinada. Felizmente, fomos agraciados com dezenas de fantásticas opções para controles de videogames ao longo das gerações. Aqui, destacamos os 10 melhores e os compilamos em uma prestativa lista.

Um detalhe, no entanto: decidimos que periféricos de games, como teclados e mouse, bongos de Donkey Kong e até maravilhosos instrumentos de plástico não se encaixavam nessa categoria, então vamos falar somente de controles de consoles. Pedimos desculpas ao Guitar Hero X-plorer.

Você pode conferir a nossa lista dos melhores controles de PlayStation 4 2021.

Aqui estão os 10 melhores controles de videogames da história:

10. Nintendo Wiimote

melhores controles de videogame

Ame ou odeie, o Wii Remote teve um imenso impacto na indústria e provou o quanto pode ser divertido logo de cara. Em um período em que controles mudavam pouco de uma geração para outra, os designers da Nintendo não apenas viraram o conceito do avesso, mas usaram até o design de um controle de TV como inspiração. Fácil e simples, e equipado com um sensor infravermelho, acelerômetro e giroscópio, o Wiimote abriu ainda mais as portas para o motion gaming e fez de games, em geral, mais atrativo para novatos. A prova do quanto o Wii poderia ser divertido e versátil vinha com o próprio console — Wii Sports mostrava como esse simples e extraordinário controle poderia se tornar uma raquete de tênis, taco de golfe, luvas de boxe e muito mais.

9. SNES/Super Famicom Controller

melhores controles de videogame

Embora o controle de NES mereça todo o crédito por dar o pontapé na modernização dos gamepads, o arredondado e mais ergonômico controle de Super Famicom (SNES) pegou tudo o que funcionou anteriormente e melhorou. O inovador design de Game & Watch / D-Pad de Gunpei Yokoi retornou junto aos familiares botões de Start e Select, mas foi essa combinação com um layout de botões no formato de diamante e bumpers na esquerda e direita, bem como a versatilidade de jogabilidade oferecida por todos esses botões, que definiu controles de videogames. Games como Super Mario World usaram a nova configuração de botões perfeitamente, permitindo que jogadores corressem e saltassem ao mesmo tempo, enquanto os botões L e R desempenhavam diferentes funções em jogos de corrida como Top Gear, F-Zero e Mario Kart. Conforme mais desenvolvedores criavam games seguindo o modelo do controle de SNES, o formato de bumpers L/R definiria como pedais de aceleração e freio seriam mapeados em controles de consoles pelos anos por vir.

8. Nintendo GameCube WaveBird

melhores controles de videogame

A Nintendo é conhecida pela abordagem fora-da-caixa aos controles, e isso já foi comprovado nesta lista. Embora nem toda tentativa tenha sido um sucesso, a primeira tentativa da Nintendo na criação de um controle sem fio se tornou um clássico. O WaveBird para o Nintendo GameCube nos introduziu a um controle sem fio de baixa latência que não tentava ser mais do que oferecia — uma versão sem fio de um controle de GameCube que já era excelente, com apenas algum peso adicional. O melhor de tudo era que o controle não exigia uma conexão à vista, então jogatinas de Super Smash Bros. Melee não eram interrompidas toda vez que seu amigo passava na frente para pegar um refrigerante. Pode n ão ter sido o controle original do GameCube, mas é difícil separar nossas mais doces memórias do console do quanto era bom usar o WaveBird.

7. Controle do Xbox 360

melhores controles de videogame

A Microsoft elevou a qualidade dos controles rapidamente. O robusto e clássico “Duke” rapidamente deu espaço ao Controller S no Xbox original, mas o adorado padrão da marca chegou em 2005 junto ao Xbox 360. O gamepad do console logo se tornou um controle icônico, confortável de segurar em termos de design e peso e uma maravilha para jogar (com exceção daquele D-Pad), estivesse você caçando alienígenas em Halo ou correndo em Forza Motorsport. É um design tão agradável de usar que ainda está sendo emulado até hoje. Veja: O controle de Google Stadia, o controle de Amazon Luna, o Pro Controller do Nintendo Switch e, é claro, os demais controles Xbox que seguiriam o gamepad do 360 como alicerce.

6. Nintendo Switch Pro Controller

melhores controles de videogame

A Nintendo costuma ousar com os hardwares, com um histórico de controles padrão drasticamente diferentes não apenas da competição, mas de uma geração para a outra. Para compensar isso, os Pro Controllers, ao longo dos anos, tem sido a opção mais segura para emular uma experiência similar ao dos gamepads de Xbox e PlayStation. Eles ficaram cada vez melhores, culminando no Switch Pro Controller, que é o melhor Pro Controller que a Nintendo já fez. Pode não parecer muito diferente do controle de Xbox One em termos de layout, com exceção das trocas de botões X e Y, e A e B. No entanto, quanto ao sentimento do controle na sua mão, o Switch Pro Controller é o melhor. Adicione a isso uma durabilidade incrível e uma extraordinária bateria que derrota qualquer outro controle carregável — sério, raramente temos de carregar essa coisa, é um alívio — e é fácil ver por que o Switch Pro Controller é o melhor.

5. PS5 DualSense

dualsense ps3

O novo controle de PlayStation pode ser jovem, mas já mostrou o potencial do feedback háptico e gatilhos adaptáveis em apenas alguns meses. Isso sem dizer que esse é um dos controles da Sony mais confortáveis já feitos. Embora a forma não seja uma mudança drástica em comparação com o DualShock 4, o grip texturizado e iluminação menos agressiva, junto às duas cores, dá ao DualSense uma estética suave e futurista. Mas são os hápticos atualizados que mais se destacam, com Astro’s PlayRoom mostrando as diversas superfícies, texturas e climas que o controle consegue simular. Vimos diversos outros usos também, como nas diferentes armas de Call of Duty, a pequenas variações no rumble de um metrô ou mensagem de texto em Marvel’s Spider-Man: Miles Morales. Teremos que esperar para ver se a nova tecnologia vai passar batido, mas isso já nos impressionou o suficiente para ganhar um espaço na lista.

4. Xbox Adaptive Controller

melhores controles de videogame

Do ponto de vista de acessibilidade, nada se compara ao Xbox Adaptive Controller. Com a capacidade de customizar todo comando por meio de diversos periféricos, esse controle fornece a gamers com deficiência física e motora um nível de indepedência sem precedentes e incomparável a outros controles. Cada botão ou joystick, como os encontrados no Adaptive Gaming Kit da Logitech ou itens de Warfighter Engaged, podem ser utilizados considerando nível de força, precisão e estamina. Seja utilizado no Xbox ou PC, o Xbox Adaptive Controller cria um ambiente de games inclusivo para pessoas com deficiência e dá um passo adiante na missão de tornar games acessíveis para todo mundo.

melhores controles de videogame

A Sony nunca lançou um equivalente ao Xbox Elite, então aqueles que buscam uma experiência de controle mais premium no PS4 precisam procurar empresas terceiras como Scuf e Astro. O melhor desses é o Astro C40 TR, que, além da construção sólida e ótimos botões e analógicos, oferece funções avançadas, como botões traseiros mapeáveis, travas de gatilhos e componentes trocáveis. Você pode customizar o tamanho e formato de cabeça dos analógicos (e trocá-los, caso se desgastem), e também o thumbstick e D-Pad, permitindo que você escolha algo mais similar ao PlayStation ou o layout do Xbox. O único erro do C40 TR foi o lançamento em 2019, próximo ao fim do PS4, e a restrição da Sony em controles third-party significa que o produto é incompatível com games de PS5. Podemos esperar apenas que uma versão de PS5, completa com as funções de feedback háptico e gatilhos adaptáveis do DualSense, seja lançada, porque o C40 TR já fez um impacto notável, mesmo em pouco tempo.

1. Xbox Series Elite 2

melhores controles de videogame

Esse é o melhor controle de videogame de todos. A segunda tentativa da Microsoft em um gamepad premium esmaga o primeiro graças à bateria recarregável de longa duração, gatilhos texturizados e handles do grip, bem como a necessária correção do problema de bumper do primeiro Elite, que já era um controle incrível. Então ele não apenas melhora o Elite Series 1, mas ele também vence todo outro controle com o conjunto de funções expansivas, conforto e design preciso. Thumbsticks côncavos, um impressionante D-Pad, gatilhos ajustáveis, diversas opções de customização e mais fazem do Elite Series 2 o rei dos controles de videogames.


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *