19 Jogos de Escapada para se divertir em Escape Rooms


jogos de Escapada

Embora as salas de fuga da vida real sempre sejam a experiência mais envolvente, quando se trata de preço acessível e acessibilidade, os jogos de escapadas sempre levam a melhor. Não importa qual console, computador ou dispositivo mobile, há uma variedade de ótimas opções para aqueles que estão ansiosos por uma nova e divertida aventura de “escape room”.

Jogos de escapada são desafios onde os jogadores devem resolver quebra-cabeças e enigmas para escapar de uma situação ou local específico. Esses jogos podem ser físicos ou virtuais e são conhecidos por seu foco em resolver problemas e trabalho em equipe. Eles são populares devido à sua capacidade de testar a inteligência, criatividade e habilidades de resolução de problemas dos participantes.

Pode-se pensar que todos os jogos do gênero escape room podem ser muito semelhantes devido à sua jogabilidade, mas a variedade que o gênero tem a oferecer é muito mais vasta do que se poderia imaginar. Muitos jogos mantêm o gênero novo, interessante e, o mais importante, desafiador.

[lwptoc numeration=”none”]

19. Saw: The Video Game

Saw The Video Game

  • Plataformas : PlayStation 3, Xbox 360, Windows

O lançamento do filme Saw original parecia muito à frente de seu tempo. Muito antes da onda de salas de fuga surgindo em cada esquina, o filme Saw original assustava o público com Jigsaw e suas armadilhas aterrorizantes em 2004. Saw: The Video Game é uma versão das desventuras do detetive Tapp do filme. e seu encontro com Jigsaw e outras vítimas de seus jogos.

Este jogo pode ser um pouco diferente do videogame de sala de fuga comum que alguém possa ter em mente. Assim como nos filmes, o jogo é corajoso e violento; com cada nova sala perigosa apresentando novas ameaças que tornam a possibilidade de fracasso fatal.

18. Rime – Room Escape Game

Rime Room Escape Game

  • Plataforma : Android, Windows, iOS

Este jogo de fuga é uma ótima opção para quem quer um título de quebra-cabeça simples com um toque misterioso no ambiente. Rime é um jogo de quebra-cabeça que gira em torno da história direta do jogador que se perde no mundo de um livro mágico, tentando encontrar uma saída. Há um total de três finais diferentes que o jogador pode alcançar, fazendo valer a pena várias corridas.

A interface limpa do Rime proporciona uma história e uma experiência de jogo fáceis de digerir.

17. Rooms & Exits

Rooms & Exists

  • Plataforma : iOS, Android

Rooms & Exits é um jogo fantástico para celular para aqueles que estão ansiosos por um bom quebra-cabeça de vez em quando. Rooms & Exits é um videogame de sala de fuga no estilo apontar e clicar,onde o jogador deve procurar pistas e itens-chave para encontrar sua fuga. Embora alguns jogos para celular possam ser um pouco simplistas, Rooms & Exits utiliza o inventário do jogador de uma forma mais complexa; permitindo-lhes examinar seu inventário para encontrar certos itens que podem funcionar juntos ou combinados para resolver certos quebra-cabeças.

O jogo também apresenta muitas salas diferentes para manter os jogadores ocupados e oferece inúmeras variações para manter as coisas atualizadas.

16. Escape F1rst

Escape F1rst

  • Plataforma : Steam, Nintendo Switch

Na maioria das vezes, dois cérebros pensam melhor que um! Escape F1rst é um ótimo jogo de fuga para jogar com amigos, pois é um jogo de fuga multijogador que testa a capacidade de uma amizade de funcionar bem em conjunto. Escape F1rst não se trata apenas de criar laços com amigos enquanto resolve quebra-cabeças, mas também de desafiá-los!

Os quebra-cabeças não apenas podem ser resolvidos em um ambiente cooperativo, mas também podem ser concluídos em um modo competitivo se os jogadores quiserem um desafio. No entanto, para os momentos em que um amigo não está pronto para jogar, o Escape F1rst também pode ser jogado no modo solo para um jogador.

15. The Birdcage

The Birdcage

  • Plataforma : Android, iOS

Para aqueles fãs de jogos de quebra-cabeça que não conseguem encontrar tempo em seu dia agitado para sentar e relaxar com alguns videogames, The Birdcage é uma ótima alternativa. Este jogo para celular é um jogo de fuga rápida, ótimo para poder aprender ao longo do dia. Os designs de quebra-cabeças simplistas (mas ainda assim divertidos e desafiadores) são perfeitos para aprender em qualquer lugar, enquanto espera por amigos ou apenas como uma pequena pausa nas tarefas diárias.

Este jogo de fuga é único, pois não se concentra no jogador encontrar uma rota de fuga para si mesmo, mas sim um meio de fuga para o belo pássaro preso dentro de cada gaiola intrincadamente única.

14. Escape Simulator

Escape Simulator

  • Plataforma : Windows, macOS, Linux, Steam

Embora o nome deste jogo possa ser simples, o próprio Escape Simulator é tudo menos isso. Este jogo apresenta ambientes pequenos e limpos para ajudar a manter os holofotes em sua verdadeira estrela: os quebra-cabeças. Este título é mais um jogo estilo escape room que pode ser jogado sozinho ou em modo cooperativo com amigos.

Quanto aos fãs mais dedicados que desejam tentar construir um nível por conta própria, há também um modo workshop que permite aos jogadores criar seu próprio nível personalizado. Além disso, há uma seção de mapas da comunidade que permite aos jogadores jogar mapas personalizados feitos por outras pessoas.

13. OK Bob

OK Bob

  • Plataforma : Steam

Para aqueles que desejam uma experiência de fuga mais envolvente, não procure mais, OK Bob. Este jogo é descrito como uma experiência misteriosa de sala de fuga em VR que facilmente dá o tom desde o início. O jogo começa com o jogador engolindo uma pílula misteriosa que de repente o leva ao primeiro local para iniciar sua estranha jornada.

É claro que o jogador (o esquivo Bob) está sendo coagido por notas enigmáticas deixadas ao redor de seu ambiente para resolver os quebra-cabeças ao seu redor e escapar. No entanto, o mistério das notas se desenrola lentamente à medida que o jogo avança e faz um trabalho fantástico em manter o jogador alerta o tempo todo.

12. Tiny Room Stories: Town Mystery

Tiny Room Stories Town Mystery

  • Plataforma : Steam, Nintendo Switch, iOS, Android

Neste videogame exclusivo de sala de fuga no estilo apontar e clicar, o jogador se vê viajando por uma cidade remota para desbloquear os quebra-cabeças dentro de cada nova sala e edifício. Tiny Room Stories é único em seu gênero, pois embora o personagem principal tenha a liberdade de percorrer a cidade em busca de seu pai, cada cômodo/edifício guarda seus próprios segredos que devem ser resolvidos para seguir em frente.

O suspense de entrar em cada nova sala e na misteriosa cidade fantasma como um todo contribuem para a sensação de estar preso em um mistério. Embora se possa ver cada sala como um nível do qual escapar, outra interpretação poderia ser que toda a cidade e seus segredos são o verdadeiro esconderijo do qual o jogador deve escapar.

11. The House Of Da Vinci (Série)

The House Of Da Vinci

  • Plataforma : Nintendo Switch, Android, Windows, iOS, macOS

A Casa de Da Vinci se passa em Florença, Itália, e apresenta uma bela arquitetura como peça central de cada intrincado quebra-cabeça. O jogador assume o papel do famoso aprendiz de Leonardo Da Vinci, em busca de seu mentor em meio ao seu misterioso desaparecimento.

O jogador então se aventura na oficina de Da Vinci para encontrar pistas ou mensagens ocultas que seu mentor deixou para eles. Cada sala apresenta um novo quebra-cabeça que deixa o jogador um passo mais perto de descobrir a verdade por trás do desaparecimento de seu esquivo mentor.

10. Escape Academy

Escape Academy

  • Plataforma : PlayStation 5, PlayStation 4, Nintendo Switch, Steam

Quando se trata de treinar na arte do escapismo e da resolução de quebra-cabeças, a Escape Academy oferece cobertura para os jogadores. Escape Academy acompanha o jogador enquanto ele assume o papel de um jovem estudante que passa por um treinamento rigoroso para se tornar um verdadeiro mestre em salas de fuga. Para manter o tema acadêmico, muitas das salas de fuga têm como temática disciplinas comumente ensinadas nas escolas e até iniciam o jogo com uma sala chamada “O Exame de Admissão”.

Escape Academy é ótimo para jogadores que desejam um jogo que se concentre fortemente nos quebra-cabeças e na história, já que o elenco do jogo é metade do que torna o jogo tão charmoso!

9. The Room (Série)

The Room

  • Plataforma : iOS, Android, Windows, Steam, Nintendo Switch

A série Room é uma das séries mais prolíficas que sempre vêm à mente quando os jogadores estão ansiosos por uma experiência divertida de sala de fuga. The Room trata de máquinas e dispositivos complexos; cada relógio ou caixa de música não é tão simples quanto parece, pois esses utensílios domésticos de uso diário podem conter a solução para um quebra-cabeça inteiro.

The Room ironicamente se concentra menos em toda a sala em que o jogador está preso e sim em mexer com os pequenos ajustes intrincados de itens especiais encontrados em cada sala. Usando ilusões de ótica e quebra-cabeças ornamentados embutidos em itens aparentemente comuns, a série The Room é um dos videogames de sala de fuga mais detalhados, com um toque vintage misterioso para completar.

8. Tick Tock: A Tale For Two

Tick Tock A Tale For Two

  • Plataforma : Nintendo Switch, Android, Windows, iOS

Este jogo de fuga específico é mais adequado para duplas de jogos. Tick ​​Tock: A Tale For Two é um jogo cooperativo que envolve dois jogadores trabalhando juntos para resolver os quebra-cabeças que têm pela frente. No entanto, ambas as partes recebem diferentes conjuntos de informações, com ambas as telas mostrando partes separadas de pistas e informações importantes usadas para resolver os quebra-cabeças futuros.

Este modo cooperativo assimétrico é ótimo para a formação de equipes, já que ambos os jogadores devem confiar um no outro para resolver cada sala e escapar do misterioso mundo mecânico em que estão presos.

7. Zero Escape: The Nonary Games

Zero Escape The Nonary Games

  • Plataforma : Nintendo DS, Nintendo 3DS, PlayStation Vita, PlayStation 4, iOS, Windows, Xbox One

A série Nonary consiste em Nove Horas, Nove Pessoas, Nove Portas e Última Recompensa da Virtude ; com a última entrada sendo Dilema do Tempo Zero . A intrincada história da série Nonary abrange um amplo elenco de personagens e realmente coloca a inteligência do jogador à prova.

As apostas são altas em cada sala da qual o elenco deve escapar, pois sua sobrevivência depende unicamente de seu sucesso, decisões, trabalho em equipe e relacionamentos gerais entre si. Com a implementação da viagem no tempo e da traição, a Série Nonary deixará os jogadores não apenas preocupados com seu sucesso na resolução de cada quebra-cabeça, mas também com quem eles podem realmente confiar e o que levou esses personagens a participarem dos jogos Nonary em primeiro lugar.

6. We Were Here (Série)

We Were Here

  • Plataforma : Steam, PlayStation 4, Xbox Series X e S, Xbox One

Jogos multijogador no estilo sala de fuga são bastante raros por si só; no entanto, We Were Here dá um passo além para se destacar da multidão com sua dinâmica única para dois jogadores. We Were Here separa uma equipe de jogadores e os mantém em locais completamente diferentes, deixando-os mexer no ambiente para descobrir como ajudar seu parceiro na outra sala.

O único meio de comunicação entre os dois é o confiável walkie-talkie. Ambas as partes devem trabalhar juntas para ajudar a resolver os quebra-cabeças de seus parceiros e o que conecta seus quartos para ajudar na fuga coletiva.

5. Monument Valley

Monument Valley

  • Plataforma : iOS, Android

Monument Valley é definitivamente uma bela joia escondida; um título independente que foi fortemente inspirado em jogos como Fez e é frequentemente comparado a peças do renomado artista MC Escher. Monument Valley é apresentado em uma visão isométrica e acompanha a jornada de Ida, uma princesa que o jogador controla em cada ambiente para encontrar as passagens escondidas na arquitetura para completar cada nível.

Cada nível é composto por uma geometria impossível que o jogador deve manipular por meio de interações únicas em cada novo ambiente.

4. I Expect You To Die 1 & 2

I Expect You To Die 1 & 2

  • Plataforma : Windows, PlayStation 4, Oculus Quest

Esta experiência de VR leva os jogadores à vida de um agente secreto, esquivando-se e escapando de todas as armadilhas mortais que seus astutos e malignos inimigos têm reservado para eles. I Expect You To Die leva seu tema a sério e se diferencia de outros jogos no estilo sala de fuga de uma forma estética agradável. Enquanto muitas salas de fuga se concentram em alcançar uma atmosfera sombria e misteriosa para criar uma sensação de medo e tensão, I Expect You To Die está repleto de paletas coloridas e itens divertidos e interativos.

A experiência VR I Expect You To Die (e o próximo terceiro jogo) testa rigorosamente o quão bem um jogador pode realmente assumir o papel de um espião e farejar todas as dicas secretas sempre que possível.

3. Superliminal

Superliminal

  • Plataforma : Windows, macOS, Linux, Nintendo Switch, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox One, Xbox Series X/S

Embora Superliminal possa não parecer o típico videogame de sala de fuga à primeira vista, ele definitivamente atinge todas as caixas certas para os fãs do gênero. Superliminal é um jogo de quebra-cabeça jogado na perspectiva de primeira pessoa ambientado no Pierce Institute, acompanhando o jogador enquanto ele testa a nova tecnologia SomnaSculpt da empresa desenvolvida para terapia de sonhos.

A principal mecânica de Superliminal é o interessante uso da perspectiva forçada e a habilidade única de pegar objetos do ambiente e manipulá-los para atingir cada objetivo.

2. The Talos Principle

The Talos Principle

  • Plataforma : Windows, OS X, Linux, Android, PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Para todos os fãs de salas de fuga que procuram um jogo mais narrativo que também envolva temas de ficção científica e filosóficos, não poderia haver jogo mais perfeito do que The Talos Principle ; especialmente com o segundo jogo sendo anunciado recentemente . Embora muitos videogames de sala de fuga sigam um caminho mais tradicional, mantendo os jogadores em um ambiente interno escuro e frio antes de permitir que encontrem a chave para sua fuga, o Princípio Talos adota uma abordagem diferente.

O jogador muitas vezes se vê resolvendo quebra-cabeças em belos cenários ao ar livre, em vez de ficar enfiado em uma sala sufocante. Embora uma boa parte dos quebra-cabeças do jogo ocorra ao ar livre, O Princípio Talos ainda segue a fórmula geral que todos os fãs de salas de fuga conhecem e amam.

1. Portal 1 & 2

Portal 1 & 2

  • Plataforma : Steam, Windows, Mac OS X, Linux, Android, PlayStation 3, Xbox 360, Nintendo Switch

Não há dúvida de que Portal 1 e 2 são incrivelmente bem recebidos e conhecidos entre a comunidade de jogos, mas nem sempre é visto como um videogame de sala de fuga quando marca facilmente todas as caixas certas para ser um! Apesar de todas as provocações e zombarias do vilão GLaDOS, Chell é forçada a continuar pelas instalações da Aperture Science, resolvendo e encontrando uma saída de cada câmara de teste com a ajuda de sua confiável arma de portal.

Embora ao longo dos anos Portal tenha sido celebrado como um incrível jogo de plataformas e quebra-cabeças , seu aspecto de sala de fuga não é tão reconhecido e definitivamente deve ser considerado na próxima vez que um amigo pedir uma ótima recomendação de sala de fuga. GLaDOS, Wheatley e o amado Companion Cube ficariam felizes com a menção!

Bônus: Deckscape

Deckscape

Para quem pensa que jogos de fuga só são acessíveis com algum tipo de console ou dispositivo eletrônico, pense novamente! Além das salas de fuga da vida real, é claro, Deckscape é uma das melhores opções para quem quer se desconectar enquanto aproveita sua jornada de resolução de quebra-cabeças.

Deckscape é um jogo de cartas (como o nome indica) que cria uma sala de fuga cooperativa pela qual os jogadores devem navegar, tudo em uma mesa simples. Deckscape não é um jogo único, mas uma série de jogos, oferecendo aos jogadores uma infinidade de temas para escolher.

Outras listas:


San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.