Existem muitos diferentes tipos jogos e, normalmente, eles são categorizados por suas características ou objetivos subjacentes. Com isso montamos uma lista de todos os tipos de jogos que vão de gêneros de ação, aventura, RPG, simuladores, luta, MOBA e vários outros.
Portanto, categorias ou gêneros de jogos também podem ter subgêneros, e muitos jogos se encaixam em vários gêneros!
Claro, pode ser confuso, mas ao quebrar a mecânica do jogo, podemos começar a entender como os desenvolvedores e editores categorizam seus títulos.
Por exemplo, se você é um tipo de jogador de gratificação instantânea, os jogos de ação são provavelmente os melhores. Você gosta de resolver quebra-cabeças ou micro gerenciar recursos? Jogos de estratégia em tempo real (RTSs) ou jogos de RPG (RPGs) podem ser mais adequados para você.
Quais são os principais gêneros de jogos? Quais são os maiores jogos em cada gênero? Qual gênero é o certo para você? Felizmente, estou aqui para mostrar a você, fornecendo o guia completo para tipos de jogos.
Mas não importa qual seja o seu interesse, definitivamente há um gênero de jogo que irá agradar ao seu gosto:
[lwptoc title=”Conteúdo”]
Ação
Os jogos do tipo “ação” normalmente colocam ênfase em desafiar os reflexos do jogador, a coordenação olho-mão e o tempo de reação. Na verdade, quando você pensa em jogos de ação, pode imediatamente pensar em clássicos de arcade como Pitfall e outros títulos que envolviam muita corrida e pulos virtuais. Isso porque mesmo os primeiros gabinetes de fliperama foram o lar de alguns dos jogos de ação mais conhecidos de todos os tempos. Os jogos de ação de hoje são tipicamente mais complexos do que as primeiras ofertas (mas nem sempre!), Embora a mecânica central do gênero – correr, pular, atacar – permaneça intacta.
Muitos jogos de ação também compartilham mecânicas de design semelhantes. O jogador geralmente progride de nível para nível, enquanto o nível de desafio do jogo sobe em um ritmo constante. O terreno se torna gradualmente mais difícil de navegar e os inimigos se tornam mais difíceis de derrotar. A maioria dos jogos de ação termina os níveis (ou um grupo de níveis) com uma “luta contra chefe”, que envolve enfrentar um vilão particularmente grande que requer um pouco de sutileza extra e/ou força para vencer. Alguns jogos de ação também colocam um chefe menor no meio de certos níveis. Essas ameaças de nível médio costumam ser rotuladas de “Minibosses”, um termo que ainda aparece no jargão dos jogos modernos.
Ação é um gênero que se divide em diferentes categorias, dependendo do foco do jogo:
Ação e Aventura
Entre os primeiros gêneros híbridos reconhecíveis, os jogos de ação e aventura têm um foco profundo na trama e no combate por meio do envolvimento da história e mecânica de jogo rígida. Como resultado, muitos jogos podem se enquadrar nesta categoria, incluindo a clássica franquia Legend of Zelda que abriu o caminho para várias franquias.
A maioria dos usuários traça a linha entre ação e aventura em como um jogo equilibra a história e recursos como combate simulado. A série Assassin’s Creed da Ubisoft tem sido um pilar desde 2007, graças aos novos lançamentos quase anuais com um alto grau de imersão. Eles também levaram os jogadores a uma miríade de locais e paisagens históricas que vão desde Londres durante a Revolução Industrial ( Sindicato ) à Grécia antiga ( Odisséia ).
Lançado no final de 2019, Star Wars Jedi: Fallen Order é outro título de ação e aventura bem recebido pelo pessoal da Respawn, que já trabalhou na série Titanfall . Outros exemplos mais modernos incluem a série Watch Dogs , Sekiro e os jogos Arkham.
É importante notar que os jogos de aventura também abrangem seu próprio gênero. Muitos deles se enquadram no subgênero apontar e clicar, que normalmente envolve jogadores resolvendo mistérios ou quebra-cabeças em uma perspectiva de primeira pessoa. Pense em títulos clássicos como Escape From Monkey Island, King’s Quest e Day Of The Tentacle como esteios deste subgênero.
Exemplos:
- Star Wars Jedi: Fallen Order
- Sekiro: Shadows Die Twice
- Assassin’s Creed
- Grand Theft Auto V
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild
- Batman: Arkham City
- Shadow of the Tomb Raider
- Uncharted 4
- Red Dead Redemption 2
- Horizon Zero Dawn
- Ratchet & Clank: Rift Apart
Soulslike
Os jogos Soulslike são um gênero relativamente novo, nascido devido à popularidade da série Souls. Jogos Souls like geralmente têm elementos comuns como alta dificuldade, combate de alto risco com inimigos contundentes, checkpoints esparsos e inimigos derrubando almas (ou algum outro recurso usado para atualizar estatísticas e e / ou armas que são perdidas após a morte), mas o jogador tem uma chance de recuperar as almas perdidas se eles puderem chegar ao local de sua morte sem morrer novamente.
Exemplos:
- Demon’s Souls
- Dark Souls
- Bloodborne
- Sekiro: Shadows Die Twice
- Hellpoint
- Code Vein
- Remnant: From the Ashes
- Hollow Knight
Luta
Os jogos de luta são uma forma de jogo de ação em que dois personagens na tela lutam um contra um. Os jogos de luta frequentemente apresentam combates desarmados, como boxe ou artes marciais, mas também podem incluir combates com armas como espadas ou revólveres. Os jogadores têm opções para controlar os personagens na tela e entrar em combate corpo a corpo com os oponentes.
Exemplos:
- Street Fighter
- Mortal Kombat
- Soul Calibur
- The King of Fighters
- Tekken
- Dead or Alive
- Dragon Ball FighterZ
- Guilty Gear Strive
Beat’em Up
Os jogos beat-em up, ou brawlers, também se concentram no combate, mas em vez de enfrentar um único oponente, os jogadores enfrentam onda após onda de inimigos. Double Dragon foi um dos primeiros beat-em ups, enquanto God of War, Castle Crashers e Bayonetta são os mais recentes.
Exemplos:
- Streets of Rage 4
- Double Dragon
- Final Fight
- River City Girls
- Fight’n Rage
Hack ‘n’ Slash
Hacknslash é um subgênero de ação e aventura com foco em combate, seja corpo-a-corpo ou com utilização de armas. Hacknslash significa cortar e golpear.
Este subgênero se caracteriza pelo protagonista que luta contra uma multidão de adversários de forma rápida e frenética. Os inimigos aparecem em inúmeras hordas no cenário aberto. O sistema de luta pode conter combos, e quanto maior o número de inimigos derrotados em um curto espaço de tempo maior será a sua pontuação.
Exemplos:
- Devil May Cry
- God of War
- Bayonetta
- Ninja Gaiden
- Hades
- Dante’s Inferno
- Nier Automata
- Metal Gear Rising
- Darksiders
Stealth, Furtivos ou Espionagem
Os jogos stealth ou furtivos enfatizam a astúcia e a precisão para resolver os desafios do jogo e, embora outras ações ou combates possam ajudar os jogadores a atingir o objetivo, como em Dishonored, os jogos furtivos geralmente incentivam os jogadores a se envolverem na ação secretamente sem serem vistos. Metal Gear construiu um nome de franquia nesta subcategoria.
Exemplos:
- Splinter Cell
- Metal Gear Solid
- Hitman
- Dishonored
- Thief
- Commandos
- Dishonored
- Alien: Isolation
- Deus Ex
- Assassin’s Creed
Shooter ou Jogos de Tiro
Os shooters, conhecidos também como jogos de tiro, permitem que os jogadores usem armas para se envolver na ação, com o objetivo geralmente de eliminar os inimigos ou adversários.
Os shooters são categorizados pela perspectiva do jogador:
Os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) são jogados do ponto de vista do personagem principal; Call of Duty , Half-Life e Halo são bons exemplos.
Com jogos de tiro em terceira pessoa como Fortnite e Splatoon , a ação ocorre a partir de um ponto de vista onde o jogador pode ver o personagem principal, geralmente um pouco por cima e por trás.
Atiradores de cima para baixo, como Galaga , Space Invaders e Raiden V: Director’s Cut apresentam uma experiência aérea completa. Enquanto os atiradores de terceira pessoa geralmente exibem barras de saúde ou medidores que pioram ou melhoram dependendo da saúde ou condição do personagem, os atiradores de cima para baixo são normalmente baseados em conjuntos de vidas, com os jogadores alcançando um “fim de jogo” quando esse estoque de vidas se esgota.
FPS
Um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) é um gênero de jogo de ação jogado do ponto de vista do protagonista. Os jogos FPS (First Person Shooter) geralmente mapeiam os movimentos do jogador e fornecem uma visão do que uma pessoa real veria e faria no jogo.
Exemplos:
- Counter-Strike: Global Offensive
- Wolfenstein 3D
- Left 4 Dead 2
- Doom
- Paladins
- Overwatch
- Halo 5: Guardians
- Call of Duty Black Ops Cold War
- Metro Exodus
- Rainbow Six Siege
- Half-Life 2
TPS
O TPS (Third-Person Shooter) é um tipo de jogo de tiro em terceira pessoa, especificamente, considerado um subgênero de jogos de shooter. Os jogos TPS se concentram em atirar em alvos como inimigos de personagens não-jogadores (NPC), inimigos controlados pelo jogador e animais selvagens como o motor principal da experiência. Tiroteio é a principal característica do jogo, mas muitos TPS recentes oferecem variações para a jogabilidade, como minijogos ou combate de veículos.
Esses videogames são caracterizados pela percepção do jogador de seu avatar e do mundo do jogo a partir de uma câmera situada atrás do avatar, o jogador humano sempre pode ver seu avatar na tela. Esses jogos geralmente são focados em uma narrativa estruturada linearmente na forma de uma campanha modo, jogável cooperativamente ou sozinho. Outra convenção de atiradores é oferecer aos jogadores um componente competitivo, jogador contra jogador (PVP). Esses modos multiplayer podem ser usados em ligas competitivas, como vimos com a popular franquia Gears of War.
Exemplos:
- Grand Theft Auto 5
- Red Dead Redemption 2
- Gears 5
- Control
- Tom Clancy’s The Division 2
- Max Payne 2
Tactical FPS
Talvez ritmo acelerado não seja seu estilo em jogos FPS. Talvez você queira ir devagar, ser mais metódico na abordagem de seus objetivos. Rainbow Six, um shooter tático no qual você assume o controle de uma unidade especial semelhante a uma equipe da SWAT, você precisa planejar cada pequeno detalhe para garantir que sua missão seja um sucesso. Qualquer erro pode acabar em você e os membros de sua equipe check-out mais cedo.
Shoot’em Ups
Os shoot’em ups (também conhecidos como shmups ou STG) são um subgênero do gênero de jogos de tiro. Atire neles, faça com que o jogador controle um personagem (ou veículo) solitário cujo objetivo é destruir ondas sobre ondas de inimigos enquanto desvia de seus ataques.
Exemplos:
- Gradius
- Ikaruga
- Cuphead
- DodonPachi Resurrection
- Metal Slug
- TouHou
- Contra
Looter Shooter
Looter-shooters, também conhecidos simplesmente como “shlooters”, é um subgênero de jogos definido por sua inclusão de armas e equipamentos gerados processualmente, tiroteio em ritmo acelerado e o grind para obter as ditas armas geradas processualmente para ter o melhor tiroteio em ritmo acelerado.
Exemplos:
- Outriders
- Borderlands 3
- Destiny 2
- Warframe
- Tom Clancy’s The Division 2
- Alienation
- No Man’s Sky
- Shadow Warrior 2
RPG
Um jogo de RPG (Role-Playing Game) é um jogo no qual os jogadores assumem os papéis de personagens em um cenário fictício. Os jogadores assumem a responsabilidade de representar esses papéis em uma narrativa, seja por meio de uma atuação literal ou por meio de um processo de tomada de decisão estruturada em relação ao desenvolvimento do personagem. As ações realizadas em muitos jogos são bem-sucedidas ou fracassam de acordo com um sistema formal de regras e diretrizes. A premissa básica do RPG é simples e onipresente em vários jogos: você cria ou assume o controle de um personagem que pode subir de nível por meio de pontos de experiência
RPG de Ação
Os jogos de RPG de ação incluem elementos de jogo tanto de jogos de ação quanto de ação e aventura. Uma característica definidora dos RPGs de ação é que o combate ocorre em tempo real e depende da velocidade e precisão de um jogador para os melhores adversários, em vez de depender de altos atributos de personagem como carisma e destreza.
Exemplos:
- Diablo
- Zelda
- Dark Souls
- The Witcher 3
- The Elder Scrolls V: Skyrim
- Fallout 4
- Kingdom Hearts 3
- Mass Effect
- Final Fantasy XV
RPG por Turnos e de Estratégia
Considerando suas origens nos jogos de mesa, os jogos de RPG táticos são mais parecidos com os jogos de tabuleiro tradicionais, em que a ação do jogo por turnos ocorre em uma grade isométrica. Os jogadores usam uma estratégia quase semelhante ao xadrez e um número finito de recursos (exércitos, armas, etc.) para conquistar batalhas e inimigos.
Exemplos:
- Neverwinter
- Final Fantasy Tactics
- Ogre Battle
- X-COM
- Jagged Alliance
- The Dungeons of Moria
- Divinity: Original Sin 2
- Final Fantasy VII
- Fire Emblem
- Persona
- Dragon Age: Inquisition
- Disgaea
MMORPG
Massive multiplayer online role-playing games (ou MMORPGs) evoluíram como variações gráficas de masmorras multiusuário baseadas em texto (MUDs), que foram desenvolvidas no final dos anos 1970.
Os MMORPGs envolvem centenas de jogadores interagindo ativamente uns com os outros no mesmo mundo e, normalmente, todos os jogadores compartilham o mesmo objetivo ou um objetivo semelhante.
Exemplos:
- Final Fantasy XIV
- World of Warcraft
- Guild Wars 2
- EVE Online
- The Elder Scrolls Online
- Lost Ark
- Black Desert
- Phantasy Star Online
Roguelite e Dungeon Crawlers
O único outro gênero de jogo baseado no nome do jogo que o inspirou, Rogue era um jogo de computador 2D e dungeon crawler de 1980. O jogo apresentava uma interface de texto e geração de níveis aleatórios. Os jogadores superaram inimigos e obstáculos para aumentar suas estatísticas de jogador.
Definições estritas apresentam jogabilidade baseada em turnos, alguma forma de morte permanente, gráficos de blocos e geração procedural.
Exemplos:
- Enter the Gungeon
- Hades
- Darkest Dungeon
- The Bard’s Tale
- Tales of Maj’Eyal
- Moonlighter
- The Binding of Isaac
- Spelunky
JRPG
Os RPGs japoneses (comumente conhecidos como JRPG) são jogos que possuem características distintas dos RPGs ocidentais. JRPGs são normalmente feitos por desenvolvedores japoneses, mas não exclusivamente. O termo JRPG deriva de RPGs de console que definem jogos como Dragon Quest ou Final Fantasy.
Exemplos:
- Final Fantasy
- Tales of
- Kingdom Hearts
- Dragon Quest
- Yakuza
- Chrono Trigger
- Xenogears
- Suikoden
- Persona
- Pokémon
Simulação
Esses gêneros evoluíram muito ao longo dos anos e você pode realmente vê-los sob a mesma luz. Mas foi apenas com os avanços na tecnologia gráfica que eles começaram a oferecer experiências de imersão únicas. As últimas iterações fornecem níveis impressionantes de detalhes e mostram o quanto é possível com os jogos.
Os jogos esportivos aumentaram em variedade, oferecendo parcerias completas com as principais organizações esportivas, desde pistas de corrida até o campo ou quadra. NBA 2K e Madden NFL são dois exemplos bem conhecidos que apresentam recriações detalhadas de basquete e futebol profissional, enquanto é um jogo de corrida de carros em estilo de simulação.
O gênero de simulação engloba muitos títulos de sandbox, jogos de construção de mundos e jogos de realidade virtual. O foco típico é a criação de um mundo de jogo imersivo e realista com cenários épicos, enquanto experiências menores podem se concentrar em uma área ou experiência específica.
Exemplos:
- FIFA 21
- NBA 2K21
- The Sims 4
- Stardew Valley
- Second Life
- SimCity
- Forza Horizon 4
- Project Cars
- Gran Turismo
- Need for Speed: Heat
- Trackmania
- Euro Truck Simulator 2
- Microsoft Flight Simulator
- DCS World
- Kerbal Space Program
Esportes
Esses jogos são baseados em vários esportes. Eles têm alguns subgêneros, enfatizando um esporte ou atividade específica. Alguns podem até ser considerados jogos de simulação devido ao realismo e às atividades.
Exemplos:
- Madden NFL
- NBA Jam
- Wii Sports
- FIFA 20
- Tony Hawk’s
- eFootball
Team Sports
Estes são o pão com manteiga dos jogos desportivos. Beisebol, basquete, futebol; tudo isso está aqui.
Ao longo dos anos, os jogos esportivos passaram por extrema inovação e crescimento, incluindo jogadores reais, times reais e até mesmo locais reais retirados da vida cotidiana para aumentar o realismo.
Aspectos diferentes como a mecânica do arremesso, a física ao executar um arremesso e fazer aquele passe perfeito exemplificam os jogos de esportes em equipe.
Fight Night e UFC são a base dos esportes de combate. Esses dois esportes fazem fronteira com a simulação, pois o realismo e o jogo estratégico impulsionam o sucesso e o fracasso dos participantes.
Lutadores reais povoam escalações, e os jogadores podem armar suas lutas de sonho, como Muhammad Ali contra Mike Tyson.
Exemplos:
- Fight Night – Rodada 4
- EA Sports MMA
- UFC 2009 Undisputed
- Fight Night Champion
Corrida
Os jogos de corrida permitem que os jogadores assumam o volante de carros, sejam eles reais, modificados ou simplesmente normais. Estes jogos frente a frente evoluíram de clássicos de arcade para grandes simulações. Gran Turismo faz com que o jogador compre seus carros, tornando-o mais do que um jogo de corrida.
Exemplos:
- Colin McRae Rally
- Forza Horizon 4
- Gran Turismo Sport
- The Crew
- Assetto Corsa
Puzzles e Jogos Party
Puzzles (quebra-cabeças) e jogos party também têm uma sobreposição significativa, com ambos enfatizando a mecânica do jogo. Você pode jogar um jogo baseado em um tema ou um jogo de mesa tradicional com conjuntos de regras específicos.
Os jogos party levam essa premissa um pouco mais longe e costumam incluir elementos multiplayer. Eles também dobram a jogabilidade. A série Mario Party é particularmente popular e gerou mais de 10 séries e spin-offs.
Puzzlers, também conhecidos como jogos de quebra-cabeça, podem ser tão simples como o Campo Minado ou mais profundamente imersivos, com ambientes totalmente desenvolvidos e jogabilidade híbrida. A série Tomb Raider é um bom exemplo, onde os quebra-cabeças são construídos em uma narrativa e cenário de aventura convencional, tornando-os uma mecânica de jogo chave. Além disso, os minimapas costumam ser apresentados como quebra-cabeças que você resolve (ou descobre) ao longo do jogo.
Exemplos:
- Portal 2
- The Talos Principle
- Super Mario Party
- Wii Sports
- Jackbox Party Pack
- WarioWare: Smooth Moves
- Rayman Raving Rabbids
Sandbox (Mundo Aberto)
O termo “sandbox” pode ser mais reconhecível por seu uso em tecnologia ou mesmo como um modo aberto disponível em certos jogos. Geralmente está associado à escolha do jogador, ambientes abertos e jogabilidade não linear. O gênero sandbox cresceu de um pequeno nicho para abranger uma enorme variedade de títulos.
Nesses jogos, os jogadores costumam ter objetivos menos concretos e caminhos narrativos a seguir. Em vez de derrotar o chefe e salvar a princesa, você pode enfrentar uma variedade de tarefas que pode realizar de várias maneiras diferentes. Isso atrai os jogadores para experiências mais envolventes, encorajando a experimentação com o que pode ser uma mecânica desconhecida.
Títulos de sandbox podem às vezes ser altamente conceituais e até mesmo não ter alguns dos elementos de jogabilidade mais reconhecíveis. O jogo Elite de 1984 é um exemplo chave, com um design simples e jogo focado em combate, exploração e comércio. Ele também apresentou uma instância inicial de geração procedural.
Jogos de simulação como The Sims também são cada vez mais apresentados como títulos sandbox, assim como muitas franquias populares, incluindo Minecraft e Grand Theft Auto. À medida que os mundos dos jogos se expandem e as narrativas se diversificam, espere mais uma sobreposição com outros gêneros de jogos.
Exemplos:
- Minecraft
- The Sims
- Grand Theft Auto
- Valheim
- ARK: Survival Evolved
- Saints Row
- Red Dead Redemption
- The Witcher 3
- Just Cause
- Far Cry
- The Elder Scrolls V: Skyrim
Estratégia
Os jogos de estratégia são jogos que enfatizam o planejamento de longo prazo, análises e raciocínio habilidoso para alcançar a vitória. As decisões de um jogador são importantes para determinar o resultado do jogo, e os jogadores devem pesar o impacto potencial de várias decisões para vencer.
RTS (Estratégia em Tempo Real)
Originalmente cunhado como um termo de marketing para Dune II do Westwood Studios , os jogos de RTS (real time strategy) já existiam há anos antes que a maioria dos jogadores soubesse o que era o gênero. Graças à sua popularidade duradoura e ao crescimento de novos subgêneros, os jogos RTS continuam sendo uma parte notável do cenário dos videogames.
No título RTS arquetípico, Dune II humanos e jogadores de IA controlam diferentes facções e competem entre si simultaneamente em “tempo real”, daí o termo “estratégia em tempo real”, em oposição à estratégia baseada em turnos. Esses jogos normalmente incluem gerenciamento de recursos e mapas, e geralmente apresentam uma visão de cima para baixo.
Warcraft, Age of Empires e Command & Conquer estão entre os títulos RTS mais populares, mas a lista não pára por aí. E quando se trata de jogos de estratégia baseados em turnos, os entusiastas apregoam a série Civilization e outras franquias notáveis. Também há títulos que combinam deliberadamente elementos de ambos os estilos para uma jogabilidade mista, como a franquia Total War.
Exemplos:
- Age of Empires
- Age of Mythology
- StarCraft II
- Command & Conquer: Red Alert 3
- Warcraft III, Homeworld
TBS (Estratégia por turnos)
Os TBS (Turn-based strategy), os jogos de tática por turnos costumavam ser alguns dos jogos mais populares para PCs naquela época. Os menus e entradas complexos garantem que eles não sejam muito populares nos consoles. No entanto, eles estão voltando nos últimos anos. Esses jogos incluem simulação de ação paralela de táticas militares e guerra críveis.
Exemplos:
- Civilization VI
- Heroes of Might and Magic V
- Age of Wonders
- Endless Legends
- The Battle for Wesnoth
- King’s Bounty
4X
Esses jogos são chamados de ‘4X’ para os princípios do subgênero: “eXplore, eXpand, eXploit e eXterminate”.
Jogos como Civilization são a base do subgênero, no qual você começa humildemente como algumas unidades, eventualmente constrói suas cidades e arsenais e destrói jogadores inimigos por meio de combate, diplomacia ou avanço tecnológico
Exemplos:
- Civilization VI
- Stellaris
- Age of Wonder
- Sins of a Solar Empire
- Master of Orion
- Endless Legend
Grand Strategy
Esses jogos têm tudo a ver com o quadro geral. Muitos jogos de grand strategy são baseados na história: jogos como Europa Universalis e a franquia Total War são grandes estratégias.
Neles, você precisa conduzir uma nação ou facção à vitória, administrando a economia, a pesquisa de tecnologia e, claro, o poderio militar.
Tower Defense (Defesa de Torre)
Esses jogos são para roer as unhas. Você precisa, sem surpresa, defender sua base. A IA lançará milhares de unidades inimigas em você, e você tem a tarefa de adaptar e superar seu ataque.
Exige que você mude seu estilo de jogo na hora, bem como tome decisões instantâneas para minimizar os danos à sua base e maximizar a eficiência.
Exemplos:
- Clash Royale
- Plants vs Zombies
- Orcs Must Die!
- Bloons TD Battles
- Minion Masters
- Kingdom Rush
MOBA (Multiplayer Online Battle Arena)
O MOBA (multiplayer online battle arena) é um gênero cada vez mais popular com conexões a uma variedade de outros estilos, os jogos de arena de batalha multiplayer online compartilham muitos recursos com os jogos de estratégia em tempo real. Há uma perspectiva de cima para baixo que enfatiza o gerenciamento de mapas e recursos, além da competição em tempo real entre os jogadores.
A principal diferença entre os jogos MOBAs e RTS é o caráter e o papel do jogador. Em um MOBA, você pode ter um alinhamento de facção e muitos dos fundamentos do RTS em jogo, mas normalmente controla apenas um único personagem. Esse é um contraste significativo com a maioria dos jogos RTS, onde você constrói comunidades e comanda várias unidades.
Os jogos MOBA também priorizam o multiplayer e o jogo em equipe. Embora alguns títulos bem conhecidos apresentem elementos controlados por IA, você normalmente joga e compete contra outros jogadores humanos para cumprir um conjunto de condições de vitória.
O nicho é dominado por Dota 2 e League of Legends , os quais desenvolveram públicos substanciais nos eSports. Quer saber mais sobre esse gênero em crescimento? Confira nossa lista dos 10 melhores jogos MOBA para PC hoje para mergulhar nos títulos mais populares.
Exemplos:
- League of Legends
- Dota 2
- Smite
- Mobile Legends
- Heroes of the Storm
- Arena of Valor
Aventura
Os jogos de aventura envolvem desvendar histórias, explorar mundos e resolver quebra-cabeças. Os jogos de aventura se concentram na resolução de quebra-cabeças dentro de uma estrutura narrativa, geralmente com poucos ou nenhum elemento de ação.
Walking Simulator e Aventura em Primeira Pessoa
Os jogos Walking Simulator são um tipo interessante de jogo. Em vez de ter muita ação, os simuladores de caminhada são exatamente o que parecem. Eles se concentram fortemente em suas histórias, muitas vezes com elementos de mistério ou terror, nos quais os jogadores circulam. A maioria desses títulos são curtos e podem ser vencidos em apenas algumas horas.
Exemplos:
- What Remains of Edith Finch
- Stanley Parable
- A Short Hike
- Dear Esther
- Gone Home
- Firewatch
- What Remains of Edith Finch
Point and Click (Aventura gráfica)
Jogos de Pont and Click refere-se a um tipo de jogo de aventura, em que o usuário interage principalmente com o mouse ou qualquer dispositivo apontador (seja o dedo no celular). Este tipo de jogo requer um conhecimento mínimo sobre computadores e é realmente simples de usar até mesmo para jogadores casuais em comparação com 3D-FPS ou outro jogo em que você usará um mouse de 100 botões para sobreviver.
Exemplos:
- The Secret of Monkey Island
- Grim Fandango
- Day of the Tentacle
- Broken Sword
- The Longest Journey
- Kathy Rain
- Runaway
Visual Novel e Filme Interativo
Um Visual Novel (VN) ou Filmes Interativos geralmente consiste em ter um enredo rico devido à quantidade de tempo que pode ser dedicado a um jogo. Ele tem sua própria trilha sonora original como qualquer outro jogo. Os romances visuais também costumam apresentar enredos ramificados, exceto nos romances cinéticos, que discutiremos mais tarde. A única diferença entre um VN e filme interativo a um jogo convencional é que você passa a maior parte do tempo lendo, em vez de se envolver ativamente em uma tarefa.
Exemplos:
- Detroit: Become Human
- Doki Doki Literature Club!
- Until Dawn
- CLANNAD
- Nekopara
Plataforma
O nome jogo de “plataforma” refere-se à série de plataformas nas quais um personagem pode correr e saltar em muitos desses jogos. Em um jogo de plataforma, o avatar do jogador pode precisar resolver quebra-cabeças, derrotar inimigos, evitar obstáculos, coletar moedas, chegar a um destino e / ou completar outros objetivos de nível. Platformers são frequentemente considerados um subgênero de jogos de ação, mas muitos de seus elementos podem aparecer em outros gêneros, como aventura, estratégia e quebra-cabeças.
O gênero de jogo de plataforma possui dois tipos, os jogos 2D/2.5D e os jogos 3D.
Exemplos Jogos 2D/2.5D:
- Sonic Mania
- Super Mario Bros
- Braid
- Megaman X
- Donkey Kong Country
- Super Meat Boy
- Metroid
- Castlevania
- Spelunky
Exemplos Jogos 3D:
- Super Mario Galaxy
- Super Mario 64
- Super Mario Odyssey
- Prince of Persia: The Sands of Time
- Spyro Reignited Trilogy
- Crash Bandicoot N. Sane Trilogy
- A Hat in Time
Terror
Terror é uma categoria ainda mais ampla, provavelmente abrangendo dezenas de títulos de sobrevivência. Quase tudo com zumbis, um enredo pós-apocalíptico ou muitos jump scares é considerado terror. Esses títulos também costumam ser psicológicos e usam a tensão para envolver o jogador no jogo. No lado do terror puro, você tem jogos como Amnesia: The Dark Descent, Alien: Isolation e Blair Witch. No entanto, os títulos de terror mais populares tendem a cair no lado do survival horror, como as franquias Resident Evil e Evil Within.
Survival Horror
No survival horror (terror de sobrevivência) irão com certeza gelar o seu sangue e te dar um susto. O jogador é jogado em um cenário ativamente antagônico, (geralmente), povoado por horrores sobrenaturais, forçando-os a usar seu combate e intuição para sobreviver.
Exemplos:
- Resident Evil
- Alone in the Dark
- The Evil Within
- Outlast
- Silent Hill
- Dead Space
- Obscure
Terror Psicológico
Os jogos de terror psicológico são uma espécie de jogos de terror com foco particular nos estados mentais, emocionais e psicológicos para assustar, perturbar ou amendrotar o público. Os jogos de terror psicológico diferem dos jogos de survival horror porque o jogo não se concentra em jump scares ou monstros, mas em situações perturbadoras.
Exemplos:
- SOMA
- Inside
- Little Nightmares
- Layers of Fear
- Amnesia
- Observer
- Hellblade: Senua’s Sacrifice
Jogo de Cartas
Os jogos de cartas são, em essência, competitivos. Você cria seu baralho de cartas, garantindo que elas tenham sinergias e combinações poderosas. Jogos desse gênero acontecem em turnos, e é fundamental dar uma boa olhada no que o oponente está fazendo. Além de ter uma boa estratégia, você deve se adaptar aos movimentos do adversário.
Exemplos:
- Hearthstone
- Gwent
- Magic The Gathering: Arena
- Yu-Gi-Oh! Duel Links,
- Legends of Runeterra
Arcade
Os jogos de arcade costumam ter níveis curtos, que aumentam rapidamente em dificuldade com controles simples e intuitivos. Os jogadores jogam enquanto o avatar do jogo estiver vivo. Para que esse modelo de negócio seja lucrativo, a dificuldade do jogo deve ser alta o suficiente para fazer os jogadores atingirem a fase final do jogo e que seja envolvente ou viciante o suficiente para mantê-los jogando. Geralmente, os jogos de arcade guardam as pontuações, ranques e recordes dos jogadores.
Exemplos:
- Tetris
- Puyo Puyo Tetris 2
- Pac-Man
- Space Invaders
- Bomberman
- NBA Jam
- Pong
- Streets of Rage
- Metal Slug
- Out Run
- R-Type
Jogos musicais e Jogos de Ritmo
Um jogo musical é um game em que a jogabilidade é significativa e quase totalmente orientada em torno das interações do jogador com uma partitura musical ou canções individuais. Os jogos musicais podem assumir uma variedade de formas e geralmente são agrupados com jogos de quebra-cabeça devido ao uso comum de “quebra-cabeças gerados ritmicamente”.
Um jogo de ritmo é definido vagamente como qualquer título que usa música como um método de orientação para mostrar ao jogador quando apertar botões ou mover o analógico ou o digital no controle de uma forma que corresponda à batida da música. Embora o grande foco na música possa tornar esse gênero mais fácil de detectar, as maneiras como os jogadores interagem com o jogo podem variar significativamente.
Exemplos:
- Dance Dance Revolution
- Just Dance
- Sing It
- SingStar
- Friday Night Funkin’
- Rocksmith
- Rock Band
- Fuser
Jogos de Sobrevivência
Nos jogos de sobrevivência, os jogadores são colocados em um ambiente hostil (pense na selva, no deserto, no Ártico), geralmente com poucas ou nenhuma ferramenta, e são encarregados da sobrevivência básica. Essa tendência vem crescendo nos últimos anos. Com jogos como Rust, o gênero de sobrevivência está se tornando cada vez mais legítimo. Eles são uma mistura de estratégia, ação e desempenho de papéis.
Exemplos:
- Valheim
- Subnautica
- Grounded
- Frostpunk
- Outward
- Raft
- RimWorld
- Rust
City-Building (Construção de Cidades)
A construção de cidades faz com que o jogador construa cidades a partir do zero. Cities: Skylines e SimCity são ótimos exemplos desse gênero.
O jogador não apenas constrói edifícios, mas participa na conexão de linhas de força, adutoras de água, rodovias e atalhos.
Exemplos:
- Cities Skylines
- Anno 1800
- Banished
- Builders of Egypt
- Surviving Mars
- SimCity
- Tropico
Life Sim (Simulador de Vida)
Esses jogos permitem que os jogadores simulem a vida. Ou seja, The Sims tem o jogador construindo uma unidade familiar e uma casa para eles morarem.
Eles são então encarregados de controlar tudo, desde a frequência ao trabalho até as pausas para ir ao banheiro.
Você está presente a cada passo do caminho junto com a vida dos personagens.
Exemplos:
- Stardew Valley
- Animal Crossing
- The Sims
- My Time at Portia
- Two Point Hospital
- Jurassic World Evolution
- Second Life
Jogos Educativos
Esses jogos enfatizam aprender algo. Eles geralmente são voltados para jogadores mais jovens.
O Oregon Trail foi um jogo educacional único, pois tinha diferentes elementos de gêneros de jogos combinados em um pacote educacional que não parecia um jogo educacional.
Esses jogos podem ensinar as crianças a ler, fazer matemática, estudar melhor e fazer com que se interessem por diferentes disciplinas na escola.
Exemplos:
- Overland
- The Flame in the Flood
- 80 Days
- The Banner Saga
0 Comentários