PS5 Vs PS3: Comparação de design, tamanho, portas e construção


comparação ps5 ps3

Muito antes do PS5, existia o PS3 original. Lançado pela primeira vez na E3 2005, o console levantou sobrancelhas por todos os tipos de razões. Comparado com os designs de caixa do PlayStation e do PlayStation 2, o PlayStation 3 estava indo para algo diferente. Mais curvilíneo, maior e com tecnologia mais avançada do que qualquer console anterior, a Sony estava procurando fazer uma declaração na época. Infelizmente, o alto preço um ano depois seria sua ruína. Esta versão do PS3 não conseguiu livrar-se de um estigma negativo, forçando a Sony a reformular quase que totalmente o PS3 em 2009.

Ainda assim, boas lembranças permanecem. O PlayStation 3 original é, na verdade, um console bonito de se olhar, e muitos de seus recursos mais impressionantes seriam eliminados nos modelos subsequentes e até no PS4. Até o PS5, o PS3 original era o maior console de lançamento já lançado pela Sony. Com o lançamento do PS5 se aproximando, como a besta gigantesca de hoje se compara ao gigante de ontem?

comparação ps5 ps3

Uma diferença em materiais e design

A filosofia de design do PlayStation de 2005/2006 é diferente de 2020. Além da notável diferença de altura, há uma mudança total no estilo dos materiais usados ​​e na marca. Enquanto o PS5 usa um acabamento branco fosco em ambos os lados, o PS3 opta por um preto brilhante. Além do modelo de lançamento de 20GB, todos os modelos PS3 originais implementaram uma pitada de cromo para fornecer um visual mais premium ao console.

Como qualquer pessoa que possuiu ou ainda possui uma unidade PS3 original sabe hoje, este tipo de acabamento é um ímã de impressões digitais. Enquanto as aletas brancas do PS5 podem eventualmente começar a mostrar sujeira com o tempo, o brilho preto do PS3 mostra impressões digitais e poeira quase imediatamente. Seu PS3 requer mais limpeza para permanecer bonito e brilhante.

Depois, há o logotipo. No início dos anos 2000, a Sony foi dominada pelo sucesso da trilogia Homem-Aranha de Sam Raimi. Muito antes de o Universo Cinematográfico da Marvel reivindicar o domínio da indústria cinematográfica, Homem-Aranha foi o conjunto de filmes de super-heróis de maior sucesso em décadas. Não é de se admirar que a Sony tenha decidido incorporar esse design icônico em seu console. Infelizmente, a franquia se desfez após o Homem-Aranha 3, e a Sony acabou renomeando o logotipo do PS3. Ainda assim, é um lembrete elegante do que veio antes e contrasta diretamente com o design minimalista do PS5. O PS5 não contém seu nome ou mesmo o logotipo do PS5. Tudo o que está lá é o símbolo icônico da PlayStation.

ps3 ps5 diferença materiais

Frente com muita informação Vs. Frente minimalista

ps5 tamanho

Olhando de frente, é surpreendente ver que os dois consoles têm quase a mesma espessura. É aqui que o PS5 revela seu centro preto brilhante, embora as aletas brancas ajudem a protegê-lo de impressões digitais. Comparado com o PS3, o PS5 é minimalista com suas cores, botões liga / desliga e ejetar, unidade UHD Blu-ray e portas USB (voltaremos a isso em breve). As aberturas são perceptíveis, mas nem de longe tão proeminentes no PS3.

A frente do PS3 é mais ocupada, mas com uma sensação premium. O acabamento cromado na unidade Blu-ray é um toque agradável e todas as quatro portas USB são iniciais para fácil uso. Existe até um símbolo PlayStation colorido que pode ser orientado para diferentes posições, dependendo se o console está de pé ou deitado. Há também muitas e muitas aberturas na parte frontal e na parte inferior do console.

ps3 tamanho

Portas, portas e mais portas

ps5 traseira

A Sony fez de tudo para fazer do PS3 a máquina multimídia definitiva, o que significava incluir portas para quase tudo que se possa imaginar. Também havia um slot CF, um leitor de cartão microSD e um slot para stick de memória, além de quatro slots USB. Esses slots e leitores extras estavam todos enfiados sob uma tampa que muitos usuários talvez nunca tivessem aberto. Como tal, todas as três e duas portas USB foram eliminadas nos modelos futuros.

De frente, você também pode distinguir os botões sensíveis ao toque Power e Ejetar. Bastou um toque para ligar o PS3 ou ejetar um disco. Mais tarde, a Sony os removeria em favor de botões físicos em modelos futuros.

O PS5 apresenta uma frente dramaticamente mais simples e elegante. Além dos botões físicos Power e Eject, a frente do PS5 inclui duas portas USB, uma porta Hi-Speed ​​USB Type-A e uma porta Super-Speed ​​10Gbps Type-C. É sem dúvida mais limpo de se olhar em comparação com seu antecessor.

ps3 traseira portas

De Volta ao Passado

O PS3 chegou ao fim de uma era. Com o HD no horizonte, o PS3 original veio equipado para lidar tanto com a nova era quanto com a era SD que estava saindo. A porta AV Multi OUT permitia aos usuários conectar o PS3 a TVs mais antigas. Enquanto isso, a porta HDMI pode ser usada com novas HDTVs. O PS3 também veio com uma porta ótica de saída digital e um botão de energia principal dedicado, ambos omitidos no PS5.

Ambos os consoles incluem portas LAN para conexões de Internet com fio. O PS5 também suporta HDMI, incluindo o novo padrão 2.1. Como o resto da unidade, a parte traseira do PS5 é mínima. Há uma porta de alimentação e as duas portas USB restantes (ambas são Super-Speed ​​USB 10 Gbps Type-A). Ambos os consoles possuem bastante ventilação.

A filosofia de design da Sony mudou mais de uma década após o lançamento do PS3. A Sony se propôs a criar um dispositivo de entretenimento de aparência premium com todos os recursos do console. Em retrospectiva, é fácil apreciar a aparência do modelo PS3 original. Suas curvas brilhantes, acabamento cromado e logotipo do Homem-Aranha não são mais coisas que você vê. Em 2006, porém, tudo isso custava um preço muito alto para os consumidores engolirem. Com esse conhecimento, é fácil entender por que a Sony mudou de rumo com o PS3 Slim.

Em contraste, o PS5 segue a abordagem minimalista de design de hoje. É simples e elegante, apesar de sua enorme altura e relevo para a unidade UHD Blu-ray (um problema que não está presente na edição digital). No final, os dois consoles têm um visual único que certamente atrairá os consumidores depois que eles encontrarem maneiras de levá-los aos centros de entretenimento. Afinal, esses são os maiores consoles de lançamento que a Sony já fez.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
26
Gostei
HAHAHA HAHAHA
53
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
13
Não Gostei
Bravo Bravo
46
Bravo
Legal Legal
60
Legal
Chorando Chorando
66
Chorando
Surpreso Surpreso
6
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *