Review | Stellar Blade é o Surgimento de uma Nova Franquia


Stellar Blade
8.88/10

Em abril de 2019, a empresa sul-coreana SHIFT UP revelou um ambicioso jogo de ação chamado Project EVE, que capturou a atenção de muitos jogadores por suas semelhanças com NieR: Automata. O tempo foi passando e informações foram ficando escassas, me passando a desconfiança sobre o projeto. Em setembro de 2022 o jogo ressurge sob um novo e definitivo nome, Stellar Blade.

Após uma sucessão de vídeos que fazem parte da campanha de marketing, ficou óbvio que o seu primeiro objetivo era chamar atenção pela aparência física da protagonista, com atributos físicos chamativos e poses estilosas, logo ficou uma polêmica se estabeleceu no meio gamer e as redes sociais se viram inundadas de discussões sobre a necessidade de ter uma protagonista “irreal”,  em uma realidade onde as mulheres estão sendo retratadas de forma menos idealizada.

Colocando de lado as discussões vazias e inúteis no que é mais importante em um jogo, fica estabelecido a dúvida, Stellar Blade é muito mais que um game de uma mulher bonita que luta contra monstros feios?

História

Review Stellar Blade História

Situado em um futuro pós-apocalíptico, a humanidade foi expulsa da Terra após uma guerra em que foram derrotados p1or invasores alienígenas monstruosos chamados de Naytiba. Uma parte dos humanos se refugiaram no espaço na chamada “Colônia” e outra parte acabou permanecendo no planeta, na cidade de Xion. Para recuperar o domínio do planeta perdido, a humanidade manda regularmente esquadrões de reconhecimento em busca do Naytiba Ancião, o ser que pode trazer a solução de todos os problemas, mas em todas essas incursões, muitos acabam morrendo na mão dos invasores.

Review Stellar Blade Nucleo Celula

Em mais uma nova leva de soldados, somos apresentados à EVE, uma soldado de de batalha que possui a missão de recuperar o controle da Terra. O seu pouso dá errado a deixando presa na cápsula, mas ela é libertada pela companheira Tachy. Debaixo de explosões, as duas partem em direção ao Naytiba Alfa, um monstro mais poderoso. Ao derrotarem um Naytiba mais forte, EVE é danificada e enquanto estava indo em direção a uma base de suprimentos, o Naytiba Alfa surge. Para proteger sua amiga, Tachy parte pra cima do inimigo, mas ela acaba sendo cruelmente morta enquanto EVE desmaia.

Acordando em uma nave, descobrimos que EVE foi resgatada por Adam, um humano residente de Xion. Ciente da sua missão principal, EVE decide em conjunto de Adam e Lily, uma engenheira habilidosa que também era da Colônia, ir atrás de cada Naytiba para conseguir encontrar o paradeiro do Ancião, mas no caminho os três irão descobrir a verdadeira identidade dos seres invasores e o passado escondido.

Campanha

Review Stellar Blade Orcal

A campanha caminha muito bem, com poucas barrigas que podem prejudicar o seu desenvolvimento. Ao conversarmos com Orcal, um sábio que conhece muito sobre a história da humanidade, ele nos confere a missão de resgatar Quatro Núcleos para conseguir abrir a Colônia onde o Naytiba Ancião estaria esperando. A cada vez que conseguimos um Núcleo, ele nos revela segredos do passado enquanto também vamos aprendendo mais sobre a origem do cataclismo dos humanos ao reunir registros de memórias.

Review Stellar Blade Personagens

A personagem EVE não é só uma forte heroína durona que estamos acostumados a ver em produções ocidentais, ela se apresenta frágil, confusa, humana enquanto lida com adversários bizarros com coragem e fibra, sem retroceder na sua principal missão. Acontece que a narrativa não apresenta momentos únicos e sua personalidade é menos do que se esperava onde a maior parte do tempo ela termina sem se consolidar como uma grande personagem, o mesmo problema que aconteceu com Aloy. Isso também se reflete no restante do elenco, apesar de Lily ter a personalidade mais marcante que o restante, me parece que os personagens estão mais preocupados em serem bonitos do que carismáticos e a falta de um grande vilão deixa sempre a cargo do mistério do passado sustentar o roteiro, que é bom, mas não impressiona.

Gameplay

Review Stellar Blade Naytiba

Assumindo o controle de EVE, Stellar Blade é um jogo de ação e aventura onde desferimos golpes de curta distância usando uma espada e de longa distância usando o drone. Alternando por mapas lineares em missões e dois semiabertos extensos, onde podemos explorar em busca de melhorias, trajes e missões secundárias, o jogo possui desafios de plataforma e resolução de puzzles simples para incrementar as seções sem combate no intuito de deixá-lo sempre interessante e acerta muito bem na decisão, não se reduzindo a apenas um jogo de confrontos.

Review Stellar Blade Gameplay 1

Indo para elementos básicos de gameplay, EVE possui algumas barras importantes para o funcionamento além da barra de HP que representa a saúde da personagem. O jogo possui uma barra de BE (Energia Beta), que é responsável pelos  quatro golpes especiais acionados primariamente pelo botão L1. A barra de SH (Shield) é a barra de escudo, que tem como função reduzir o dano enquanto ativo. Quanto maior o nível de proteção, maior o efeito de redução dos ataques dos inimigos. Tanto a barra de HP quanto a de BE são melhoradas ao encontrar outras combatentes mortas que estão em cantos escondidos dos cenários, cabendo o jogador a explorar bem os cantos dos mapas.

Combate

Review Stellar Blade Luta contra chefe

Eve possui primariamente movimentos básicos como ataque, defesa e esquiva. Os combos usando o botão quadrado são chamados de Incursão. Os combos usando o triângulo têm como nome de Massacre e os que iniciam segurando o mesmo botão investindo contra inimigos produz combos chamados de Agitação.

Review Stellar Blade naytiba Parede

Para quem imaginou que Stellar Blade fosse um jogo de hack’n slash onde a produção de combos intermináveis sem grandes interrupções dos inimigos com o propósito de arrancar grandes pontuações já deve ter percebido em sua demo que a nova IP da Shift Up não tem relação nenhuma. Com combos de extensões limitadas e uma velocidade bem menor, o combate do jogo é muito mais pensado, ritmado e estratégico do que o esperado como em produção semelhantes como Bayonetta ou NieR.

O primeiro sinal dessas características reside nos inimigos. Além de terem barra de escudo, ele possuem um medidor de postura de equilíbrio, cada um deles contêm círculos amarelos na sua UX, cada vez que defendemos os seus ataques no tempo certo, acionamos o parry e reduzimos estes medidores. Quando ele não possuir mais equilíbrio, o inimigo entra em estado de atordoamento, nos permitindo desferir finalizações sangrentas que chegam a matar inimigos menores e tirar grandes danos de chefes.

Review Stellar Blade Luta contra Naytiba

EVE também possui golpes especiais, como as Habilidades Beta que usam a barra de BE que se enche ao realizar determinada ações de combate. Estas habilidades podem retirar grandes danos de inimigos dependendo do estado da barra de escudo. As Habilidades Explosivas são quatro habilidades acionadas com o R1 e funcionam quase da mesma forma que as Beta.

Além dos golpes de espada, possuímos o drone que além de funcionar como um transmissor de Lily e Adam, uma arma de longa alcance. Além de disparar diferentes tipos de balas contra inimigos, possui a função de escanear o terreno para localizar itens e posições inimigas, disparar laser com a Célula Blaster, lançar mísseis teleguiados (Ferrão). EVE também tem à sua disposição, além de itens de regeneração de saúde e energia Beta, consumíveis de combate que se tratam de bombas com diferentes efeitos.

Review Stellar Blade Eve luta Naytiba

Os inimigos possuem movesets diferentes entre si e apesar de não serem numerosos, são suficientes para a duração padrão do jogo. Inimigos menores podem se tornar um problema quando vem em bando, mas os intermediários e os chefes, chamados de Naytibas Alfa, é onde reside os melhores momentos do seu combate. Estes adversários possuem além dos ataques simples, ataques mais poderosos que podem tirar grandes quantidades de dano de Eve.

Os ataques brilho amarelo, azul e roxo são os mais fortes, mas o jogo possui um sistema de contra ataque para dois deles onde temos alguns poucos segundos de reação. A habilidade de Teleporte é acionada no brilho azul e permite EVE se mover rapidamente para a retaguarda do inimigo para pegá-lo desprevenido. A habilidade de Repelir é acionada no brilho roxo, onde nos esquivamos do ataque e derrubamos o inimigo com um ataque. A de brilho amarelo são impossíveis de bloquear, o jogador precisará usar a Esquiva Perfeita para se livrar dos golpes. Existem também Habilidades de Abate Instantâneo, que se trata de habilidades especiais inimigas que você precisa acertar alvo para impedir um golpe de instakill.

Review Stellar Blade Xion

Muito longe da dificuldade dos jogos do gênero soulslike, Stellar Blade ainda é desafiante, mas vai se tornando cada vez mais fácil assim que dominamos cada conjunto de movimentos de diferentes inimigos e seu trunfo de combate se dá pela satisfação da sua curva de aprendizado e de desafio, tornando muito divertido e prazeroso jogá-lo. Cada batalha contra um Naytiba Alfa possui condicionantes especiais onde alguns possuem mecânicas exclusivas de combate passando sempre uma novidade a cada novo encontro, não permitindo que o jogo se repita.

Bom Level Design e o Desnecessário Mapa Semiaberto

Review Stellar Blade Trilhos Level

Sim, Stellar Blade possui mapas semiabertos, e não, eles não são muitos e o jogo faz questão de te lembrar que o seu foco reside nos mapas mais lineares.

O jogo possui um hub, que é a cidade de Xion, lar de lojas de compras de itens, cabeleireiro para cortes diferentes e lar de missões secundárias. Lá você pode acessar o Grande Deserto, o primeiro mapa semiaberto que reúne atividades adicionais. Na primeira vez que pisamos nestes mapas, eles não possuem energia, com isso Acampamentos (logo mais falo deles) estão desativados, impedindo que descansemos ou que os seus telefones sejam usados como viagens rápidas. Para restabelecer a energia, precisamos fazer uma atividade secundária que restabeleça o protocolo de robôs de trabalho para que possamos tanto recuperar a energia quanto reunir robôs de uma determinada construção, e sabe qual seria essa construção? Sim, as famigeradas torres.

Review Stellar Blade Torre

Pois é, as torres são responsáveis por restabelecer a energia dos mapas semiabertos, e cabe a nós subi-las em desafios simples de plataforma para apertar um botão e reativar tudo normalmente.

Estaria sendo injusto em reclamar das torres, mas em Stellar Blade sua necessidade é inútil e se elas não existissem, não fariam diferença substancial nenhuma no funcionamento desses mapas. Acampamentos só estão desativados de início só para justificar a existência do elemento da torre, o que se apresenta um impeditivo bobo e disfuncional, já que elas não chegam a revelar pontos importantes, o funcionamento dos mapas em Stellar Blade não tem pontos de referência com atividades de mapa, eles só aparecem quando temos Pedidos de Cidadãos que já ativamos as missões.

Review Stellar Blade Acampamentos

Servindo como uma espécie de checkpoint, os Acampamentos são quiosques que contêm uma máquina de vendas de itens, uma cadeira para descanso que restaura todas as barras, cantis de saúde e inimigos derrotados na área, dispositivos que permitem adquirir novas habilidades e outro que melhora equipamentos e o telefone, responsável por nos permitir usar a viagem rápida para outros locais.

Review Stellar Blade Level Design lasers

As áreas de mapa semiaberto são poucas, somente duas, que se resumem a grande desertos de areia e escombros de edifícios. O jogador terá que explorá-las para buscar materiais, equipamentos e melhorias adicionais enquanto se livra dos Naytibas, mas pessoalmente são as partes mais fracas do jogo inteiro, adicionando pouco à sua proposta, dando a impressão que só está lá por uma obrigação inconsciente de que jogos AAA precisam ter mapas grandes para justificar o investimento.

Review Stellar Blade Surf

Se estas áreas adicionam muito pouco na experiência de diversão, é nos mapas mais lineares que o jogo brilha. Estas partes é onde a sua narrativa anda e as melhores seções de level design residem. Nestes mapas além de possuírem diversos caminhos destinados a nos levar para baús escondidos e colecionáveis úteis, desafios de plataforma e puzzles agregam a diferentes episódios onde ajudam a quebrar um ciclo que poderia se tornar repetitivo de combate atrás de combate. Nestas partes podemos atravessar por tubos em alta velocidade, percorrer corredores de um laboratório escuro enquanto toma jumpscares de inimigos, direcionar feixes de luz para destruir objetos, posicionar vigas com guindastes para atravessar plataformas, passar por serras cortantes, evitar lasers mortais, acionar botões em ordem e uma soma de atividades que tornam Stellar Blade um jogo muito além de combate.

Review Stellar Blade Level Design

O único problema desses desafios de plataforma é que EVE por diversas vezes parece imprecisa nos movimentos, ocasionando em pulos imprecisos e quedas de plataformas não intencionais.

Equipamentos, Árvores de Habilidades, Melhorias e mais

Review Stellar Blade Personalização

Stellar Blade não se usa de uma estrutura de equipamento complexa com infinitas possibilidades de builds, já que a natureza do seu combate e dos inimigos não chega nesse nível de demanda. EVE pode ver equipada com:

  • 2 Exoespinhas: Contribuem para o estilo de combate da EVE. Melhora atributos diferentes como ataque, defesa, esquiva, furtividade, e etc. Pode ser melhorado até três vezes ao coletar Materiais.
  • 4 Componentes: Equipamentos para melhorar as habilidades de EVE. Concede aumento de efeitos de atributos.
  • Exterior: Responsável pela aparência física da EVE. Aqui temos skins de roupa (Exotrajes), óculos, brinco e skins adicionais do Drone. Os Exotrajes são apenas cosméticos, não possuindo funções adicionais de ganhos de atributos ou habilidades. Para consegui-los, você terá que encontrar Designs, que são adquiridos em baús ou na realização de missões.
  • Personagens secundários: Apesar de não terem função direta de combate, podemos também mudar as roupas de Adam e Lily.

Review Stellar Blade Puzzle

Em um jogo moderno, obviamente não poderia faltar as quase obrigatórias Árvores de Habilidades. Em Stellar Blade temos cinco árvores responsáveis por cada elemento de combate de EVE. Preenchê-las não se torne uma tarefa árdua e até o fim da campanha, certamente teremos quase ela por inteira à disposição, evitando cenários que existem em outros jogos que exageram na quantidade e fazendo o jogador se perder em um excesso de habilidades que nunca irá usar. Aqui, cada habilidade é funcional e seus ganhos são em função de campanha e não do seu pós-jogo.

As árvores de habilidades são:

Review Stellar Blade Arvore habilidades Eve

  • Ataque: Novos movimentos de ataque, melhora na recarga de energia Beta e novos combos.
  • Sobrevivência: Melhora no Bloqueio Perfeito e Contra Ataque, Esquiva Perfeita, Pulo Duplo e mais;
  • Explosão: Consiste em quatro novos golpes especiais novos usando o botão R1;
  • Beta: São quatro golpes especiais usando a Energia Beta usando o L1;
  • Tachy: Modo frenesi onde ganhamos novos movimentos, combos e habilidades especiais ilimitados por um breve período de tempo.

Review Stellar Blade Arvore Habilidade Drone

Não só EVE, mas o Drone também tem um árvore de habilidade em diversas atividades como hackear baús com maior facilidade, melhora na duração e extensão do Detector do Scanner, aumenta o poder dos disparos de Balotes (tiros), aumenta o pente de munições, melhora disparos de Carga e muito mais.

Review Stellar Blade Aprimoramento Poder Ataque

É claro que o jogo também teria um sistema de melhorias, que passa muito na coleta de materiais espalhados pelo mapa escondidos em baús onde precisamos encontrar senhas e acertar combinações em um limite de tempo. No jogo podemos também melhorar a quantidade do Cantil, que são os slots de recuperação de HP, o Poder de Ataque e o de Componente.

Review Stellar Blade Missão Secundaria

Sobre as missões secundárias, elas não são as mais originais e únicas, apesar de conterem boas histórias que servem como propósito contar a história da Terra e dos cidadãos para aprofundar a lore do jogo, seus objetivos não divertem o bastante. Chamadas de Pedidos de Cidadãos, essas missões resumem a cumprir solicitações que quase sempre terminam na coletas de itens, informações e lutas contra chefes. A grande sorte é que elas não são numerosas e portanto não chegam a atrapalhar tanto a experiência de jogo.

Existem algumas tarefas adicionais como a melhora de afinidades dos comerciantes de Xion que desbloqueia segredos, novos itens e Exotrajes e a coleta de latas que desbloqueiam itens e melhorias especiais a cada quantidade reunida.

Gráficos e Direção de Arte

Review Stellar Blade Visual Design

A gente não precisa dizer que Stellar Blade é um jogo bonito. Apesar do seu cenário degradado e arenoso, recheado de ambientes hostis onde a fauna e flora foi destruída, há belos cenários futurísticos que juntos entregam a imersão de m cenário pós-apocalíptico.

Se as curvaturas avantajadas de EVE chamam a atenção, seu trabalho visual vai muito além disso. Desde Naytibas monstruosos retratados como matérias orgânicas, seres com aprimoramentos cibernéticos lindos em detalhes quase abandonando a sua natureza humana e Naytibas Alfa que parecem anjos caídos, o jogo brinca visualmente com essas ironias.

Review Stellar Blade Graficos

Apesar dos cenários de mundo aberto serem pouco atraentes visualmente, um problema mais de conceito do que qualidade gráfica, eles possuem áreas diversas que juntas criam um mundo coeso. Os mapas semiabertos sempre são mais bonitos, com laboratórios abandonados, estações subterrâneas recheadas de monstros, fábricas bem retratadas, trilhos danificados de trem sobre o mar, elevadores espaciais e uma soma dos lugares mais bonitos do jogo.

O jogo contêm três modos gráfico:

  • Priorizar Desempenho: Um modo que prioriza o desempenho e visa uma jogabilidade suave a 60 FPS.
  • Priorizar Resolução: Um modo de priorização de resolução e qualidade do jogo para 4K (cerca de 3840 × 2160 pixels), para uso em TVs e monitores de alta resolução.
  • Equilibrado: Um modo “Balanceado” que localizará dinamicamente um equilíbrio entre os dois modos acima.

Review Stellar Blade Visual Oasis

Durante o período de avaliação deste review joguei pela maioria de tempos no modo Equilibrado, onde só foi percebido quedas de quadros na cidade de Xion e rodeado de muitos inimigos, mas nada que prejudique a experiência. Já no modo Desempenho, é notado a queda de performance e um motion sickness gritante. Não foram testemunhados bugs.

Trilha Sonora e Som

Review Stellar Blade Puzzle

As músicas são compostas pelo estúdio MONACA, de Keiichi Okabe, nada mais que o compositor envolvido pela bela trilha NieR, mas nesse caso a trilha não foi assinada por ele, e sim por outros dois novatos do estúdio: Oliver Good e Inoue Keita.

Com várias músicas cantadas belíssimas, é impossível jogar Stellar Blade e parecer alheio à sua qualidade musical. Pelo óbvio, a sensação evocada não deixa de lembrar a elogiadíssima trilha de NieR: Automata. Sem dúvida deve figurar na disputa de melhor trilha sonora no The Game Awards ao lado de Final fantasy VII Rebirth.

Review Stellar Blade Exotraje

O jogo é dublado e legendado em português do Brasil e o trabalho de dublagem entrega uma boa experiência. Por causa de personagens com poucos grandes momentos, não há grande exigências de interpretação, mas conseguem entregar a proposta de cada personagem.

Vale a Pena?

Review Stellar Blade Vale a Pena

Stellar Blade se mostra muito mais que um jogo de uma mulher com roupas coladas e atributos avantajados e isso logo começa a passar desapercebido à medida que você avança na campanha. Tendo uma história que embora não seja das mais originais ou impressionantes, possui uma condução satisfatória e correta, com os seus grandes momentos e surpresas.

Seu maior trunfo reside no seu ótimo combate satisfatório, um desafio na medida certa e um level design que não o torna repetitivo e se mantêm divertido do início ao fim. Para quem privilegia gameplay em um jogo, se torna um jogo essencial.

Um dos seus poucos problemas reside no seu mapa de mundo semiaberto desnecessário.

Hoje em dia, lançar uma nova IP de tamanho orçamento se torna cada vez mais um grande desafio, e se ela conseguir se tornar uma potencial franquia, uma missão rara, mas Stellar Blade consegue reunir todas essas características sem grande esforço, grande parte por se manter fiel à sua proposta, que embora não seja tão original, NieR e Bayonetta já percorreram os mesmos caminhos, ela se porta como um avanço natural, independente de toda polêmica em torno do seu pré-lançamento.

*Jogo analisado no PS5 com cópia digital fornecida pela PlayStation Brasil.

Notas do Jogo
Review Stellar Blade PS5 Capa

Título: Stellar Blade

Descrição do jogo: O futuro da humanidade está no fio de uma lâmina. A Terra foi devastada por criaturas estranhas poderosas e os sobreviventes da raça humana fugiram para uma colônia no espaço sideral. Após deixar a Colônia, EVE chega às ruínas desoladas do nosso planeta com uma missão muito clara: reconquistar a Terra para salvar a humanidade dos Naytibas, a força malevolente responsável por sua devastação. Mas conforme a EVE confronta os Naytibas um a um e desvenda os mistérios do passado escondidos nas ruínas da civilização humana, ela percebe que essa missão é muito mais complicada. Na verdade, quase nada é o que parece...

Gênero: Ação e Aventura

Lançamento: 26/04/2024

Produtora: Shift Up

Distribuidora: Sony Interactive Entertainment

COMPRAR

Nota
8.9/10
8.9/10
  • História - 8/10
    8/10
  • Jogabilidade - 9.5/10
    9.5/10
  • Gráficos - 8.5/10
    8.5/10
  • Trilha Sonora e Som - 9.5/10
    9.5/10
Sending
User Review
5 (1 vote)

Veredito

Stellar Blade se mostra muito mais que um jogo de uma mulher com roupas coladas e atributos avantajados e isso logo começa a passar desapercebido à medida que você avança na campanha. Tendo uma história que embora não seja das mais originais ou impressionantes, possui uma condução satisfatória e correta, com os seus grandes momentos e surpresas.

Seu maior trunfo reside no seu ótimo combate satisfatório, um desafio na medida certa e um level design que não o torna repetitivo e se mantêm divertido do início ao fim. Para quem privilegia gameplay em um jogo, se torna um jogo essencial.

Um dos seus poucos problemas reside no seu mapa de mundo semiaberto desnecessário.

Hoje em dia, lançar uma nova IP de tamanho orçamento se torna cada vez mais um grande desafio, e se ela conseguir se tornar uma potencial franquia, uma missão rara, mas Stellar Blade consegue reunir todas essas características sem grande esforço, grande parte por se manter fiel à sua proposta, que embora não seja tão original, NieR e Bayonetta já percorreram os mesmos caminhos, ela se porta como um avanço natural, independente de toda polêmica em torno do seu pré-lançamento.

Vantagens

  • Bom combate desafiante;
  • Level design variado permite que o jogo continue divertido até o final;
  • Lutas contra chefes são os pontos altos da jogabilidade;
  • História mantêm o interesse do jogador;
  • Muitos trajes bonitos diferentes;
  • Ótima trilha sonora.

Desvantagens

  • Os dois mapas semiabertos são desnecessários para a proposta do jogo;
  • Personagens pouco cativantes carecem de personalidade e carisma;
  • Imprecisão de alguns movimentos prejudica alguns desafios de plataforma.

Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
54
Gostei
HAHAHA HAHAHA
13
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
40
Não Gostei
Bravo Bravo
6
Bravo
Legal Legal
20
Legal
Chorando Chorando
26
Chorando
Surpreso Surpreso
33
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *