Review | Samurai Shodown


Após 11 anos desde o seu último jogo lançado (Samurai Shodown: Edge of Destiny), Samurai Shodown é um jogo único entre o mercado dos jogos de luta. Com uma temática mais nipônica raiz, abrangendo períodos passados históricos, com samurais, ronins, ninjas e demais aspectos de uma era do Japão, é sem dúvida um jogo que desperta nostalgia e um sentimento único como franquia.

Com uma safra extensa e muito boa de jogos de luta, é difícil hoje em dia um jogo de luta saber se diferenciar em aspectos de gameplay em relação aos demais. Em sua extensa maioria, jogos como Street Fighter V, Mortal Kombat 11, Tekken 7, The King of Fighter XIV, Dragon Ball: FighterZ e tantos outros possuem foco em mecânicas de combate ágeis (uns mais, outros menos), extensamente baseadas em combos, alguns baseados em instinto e reflexo, mas cada um possui uma particularidade em sua mecânica que se diferencia, como mecânicas de slowdown, Reversal Edge, mecânicas onde o cenário é importante, uso de Esferas do Dragão e tantos outros.

Samurai Shodown arrisca um passo além destes jogos, ele se torna único por conter um ritmo diferente com mecânicas que auxiliam nesse modelo, tornando-se um jogo estratégico.

Destaques

História

Nenhuma. O que o jogo tem é um cenário do mundo desenhado.

O jogo se passa no ano de 1787 no Japão, no 7º ano da Era Tenmei. O conselheiro do Shogun, Tanuma Okitsugu, acabou perdendo o controle com o ocorrido com Hinowa. Matsudaira Sadanobu acabou sendo escolhido para inaugurar uma era reformista chamada de Era Kansei. Neste momento, a terra continuou sendo assolada por fogo, ruína e fome enquanto uma nuvem negra sinistra acaba escurecendo o ar tornando o ambiente amaldiçoado.

samurai shodown análise crítica review
A vilã do jogo que não possui origem, objetivo e história.

O jogo possui um “Story Mode”, mas é um modo de história nos mesmos moldes de jogos da era 16 e 32 Bits, onde cada personagem tem uma historinha básica do porquê estar lutando contada por desenhos e narração onde possui um início e fim sem graça. Não há desenvolvimento de personagens, não há nada parecido com o que foi feito com a franquia Mortal Kombat e não chega nem a ser um modo história, e sim um modo arcade básico.

Algumas poucas batalhas possuem interações entre personagens antes das batalhas, geralmente uma para cada lutador, o que denota o grande descaso da desenvolvedora com a narrativa do jogo e com os seus personagens.

Sabemos que jogos de luta não se são esperadas grandes narrativas, mas se Mortal Kombat é reverenciado por conter uma boa história ou mesmo um esforço, não posso não analisar um jogo de luta pela sua história, pois posso correr o risco de ser injusto com quem se preocupou com este fator do jogo, portanto se procura em Samurai Shodown uma boa história, vai perder o seu tempo.

Gameplay

samurai shodown análise crítica review

O ponto mais vital em jogos de luta e é onde eles se diferenciam. Conforme já revelado, Samurai Shodown é um jogo de luta estratégico. Ele não possui combos, uma variedade enorme de golpes, um ritmo frenético e pune severamente aqueles que se lancem de forma kamikaze contra o adversário.

Os comandos básicos são ataque fraco, médio e forte. Além disso possui a chance de desferir chute e agarrar para quebrar a defesa de lutadores que defendem muito. Claro, tudo isso com movimentos de pulo, agachar, defender, correr e recuar.

É importante ressaltar, que para facilitar a vida do jogador, todos os comandos de movimentos são os mesmos para todos os personagens. Aliás, uma dica vital e a mais importante para este jogo, jogue os tutoriais.

As novidades e sua exclusividade vem de outros movimentos que irei listar abaixo para facilitar o seu entendimento do sistema de combate:

  • Choque de Espadas: Em certo momento da batalha, quando você e seu oponente desferem ataques de espada ao mesmo tempo há um Choque de Espadas. Você precisa e seu oponente irão medir forças para ver quem ganha o duelo de apertar o botão mais rapidamente.
  • Intervalo de Posição: Quando o adversário desferir um ataque, se você defender próximo do ataque te acertar, você irá quebrar a defesa do oponente e poderá acertá-lo nessa janela de tempo onde ele ficará atordoado.
  • Movimento Especial: Combine os botões direcionais com outros botões para executar movimentos especiais específicos dos personagens.
  • Quebra de Proteção: Um botão simples de arremesso onde é possível agarrar um inimigo que esteja se defendendo, quebrando a sua defesa.
  • Desvio: Os ataques inimigos podem ser evitados. Ao realizar um comando, o jogador desvia do ataque. Ao usar no momento perfeito, permite que você o jogue para trás.
  • Desarmar: Ao realizar um comando no exato momento do ataque do adversário, você pode desarmar o oponente. Aí você terá uma vantagem de ouro, já que os ataques de soco desarmados tiram muito pouco de vida e os ataque de espada em Samurai Shodown, são muito fatais.
  • Blade Catch: Realizado quando você estiver desarmado, esse comando irá realizado no momento perfeito, pode desarmar o seu oponente aparando o ataque com as mãos, igualando a disputa.
  • Ataque Surpresa: Ataques surpresa são ataques especiais de nível médio que não podem ser bloqueados por uma guarda agachado.
  • Barra de Raiva: O jogo possui um medidor de raiva, que não deixa de ser um medidor de especial. Este medidor de raiva irá encher à medida que você sofrer danos. Quando o medidor de raiva estiver cheio, você entrará em Max Rage. Durante o Max Rage, seu poder de ataque aumentará, certos movimentos especiais serão aprimorados e você poderá lançar uma Técnica de Lançamento de Arma.
  • Explosão de Raiva: Você pode realizar uma Explosão de Fúria ao custo de seu Medidor de Fúria. Isso aumentará bastante o seu poder de ataque, aprimorará certos movimentos especiais e permitirá que você execute técnicas de lançamento de arma e lâminas de relâmpago.
  • A explosão de raiva pode ser realizada a qualquer momento durante uma partida, mas apenas uma vez por partida. Após a ativação, seu medidor de raiva será consumido. Ela também durará mais tempo se sua vida estiver baixa quando ela for ativada.
  • Técnica de Lançamento de Arma: Esta técnica pode ser desencadeada quando você está no modo Max Rage ou no modo Explosão de Fúria. Você irá enviar a arma do seu oponente para o ar ao acertar essa técnica.
  • Lâmina Relâmpago: Este é um ataque poderoso em que você corre rapidamente em direção a um oponente. Ele só pode ser liberado durante a Explosão de Fúria. A quantidade de dano que esse ataque causa é determinada por quanto de seu medidor permanece durante o modo Explosão de Fúria. Independentemente da Lâmina Relâmpago funcionar ou não, executá-lo fará com que a Explosão de Fúria chegue ao fim.
  • Movimento Super Especial: Cada personagem tem um ataque extremamente poderoso. Pode ser usado a qualquer momento durante uma partida, mas apenas uma vez por partida. Logo, o jogo te forçará a estudar o melhor momento para usá-lo.

Com todos esses movimentos aliado a um ritmo de combate mais estudado, Samurai Shodown é também muito punitivo, que é um elemento que o credencia a ser um jogo de luta estratégico. Há ataques, como o golpe forte de espada, que retiram muita da sua barra de vida, um deslize em uma decisão e a sua vantagem contra o seu oponente pode ser perdida e o destino da luta sofrer reviravoltas o tempo inteiro.

samurai shodown análise crítica review

Cada personagem possui a sua velocidade, seu peso, sua força, seus ataques especiais com propostas diferentes, dando uma variedade interessantes de estilos de luta e abordagens que o jogador pode se encaixar. Inclusive, por ser um jogo mais estudado, ele acaba sendo mais democrático, já que os comandos são os mesmos, grandes combos não estão presentes e um descuido você pode perder 80% da sua barra de vida, é um jogo onde deixa todos em níveis muito parelhos.

Por essa característica, o jogador ofensivo será constantemente castigado se decidir partir pra cima de um reativo, onde ele apenas responde de forma inteligente às interações de um jogador mais agressivo. Alguns podem não gostar desse ritmo de luta estudado, que é uma característica pensada que para alguns pode se tornar um grande defeito e afastar o jogador que prefere jogos de luta mais dinâmicos.

samurai shodown análise crítica review

Por ter golpes de diferentes impactos, as lutas tendem a serem mais curtas que o comum, lógico para compensar a falta de agilidade tiveram que pesar a mão na força dos golpes, já que sem esse peso, algumas lutas demorariam mais para terminarem, tornando o combate moroso demais e ninguém quer jogar um jogo de luta lento com rounds intermináveis.

Gráficos

O jogo adota uma abordagem onde reverencia os tons pretos da caneta nanquim já muito bem usados em Street Fighter IV, claro, tudo isso com um toque mais exclusivo com o uso de artes de papiro antigas e ideogramas japoneses.

samurai shodown análise crítica review

Falando primeiro sobre os personagens, eles possuem artes um pouco mais deformadas, já usado também no Street Fighter IV e com paletas de cores com muito preto, áreas mais esbranquiçadas e cores menos vibrantes, para passar um ar mais de época japonesa. As animações do personagens são simples, não apresentando grandes destaques, mas não fazendo feio frente à outros jogos do gênero.

Os cenários seguem o mesmo estilo gráfico dos personagens, mas possuem

Já os menus são bem ruins, com letras pequenas, pouco práticas e simplistas. É notório a falta de direção artística e vontade para produzir menus mais apresentáveis e fáceis de ler.

Trilha Sonora e Som

As músicas seguem o estilo de jogos de luta japoneses, com muitos objetos de sopro e batuques, nenhuma se destaca em meio a sons de cortantes de espada. Cumprem o seu papel básico existencial.

Como era de se esperar, o jogo não contêm dublagem em português, mas possui algumas legendas em português, mas não em tudo, nomes de lugares e algumas partes do menu não foram traduzidas. Sobre a dublagem em inglês, também cumprem o seu papel protocolar e não servem de muita coisa para engrandecer o personagem, muito por culpa pela ausência de cutscenes e uma narrativa.

Vale a Pena?

samurai shodown análise crítica review

Sim. Samurai Shodown apesar de deslizes fragrantes em narrativa, ele brilha por ter a coragem de assumir um estilo próprio em meio a diversas opções de jogos de luta. Possuindo um estilo de combate onde privilegia o jogador mais estratégia, as ações do seu personagem precisam ser tão estudadas quanto em um jogo de xadrez.

Com diversas mecânicas que auxiliam neste combate mais estudado e menos rápido, o jogo se concentra quase que integralmente ao seu sistema de luta, negligenciando outros fatores também importantes para um jogo no geral.

No resumo, Samurai Shodown foi feito para todos e sugere uma quebra onde seu sistema força o equilíbrio de habilidade entre os jogadores. O jogo por se furtar de ser ágil e recheado de combos, assume riscos, mas é isso no que Samurai Shodown se sustenta, é um jogo onde você é obrigado a correr riscos.

Confira a Política de Reviews do PS Verso

Notas do Jogo
samurai shodown análise crítica review

Título: Samurai Shodown

Descrição do jogo:

Após quase dez anos longe dos holofotes, SAMURAI SHODOWN volta com tudo! Desenvolvido pela equipe responsável pelo aclamado KING OF FIGHTERS XIV, 13 lutadores muito queridos retornam — junto com 3 novos personagens — para lutar neste ringue lendário!

LEGADO: As mesmas batalhas tensas e empolgantes que marcaram a série!

EVOLUÇÃO: Um novo estilo artístico e mecânicas de luta atualizadas dão vida a cada confronto em uma variedade de modos on-line e off-line.

REVOLUÇÃO: Encare os melhores jogadores do mundo com um revolucionário sistema de IA que aprende com os jogadores e cria clones 'fantasmas' para você enfrentar em combates diretos.

Gênero: Ação, Luta

Lançamento: 25 de Junho de 2019

Produtora: SNK CORPORATION

Distribuidora: SNK CORPORATION

COMPRAR

Nota
7/10
7/10
  • História - 4/10
    4/10
  • Jogabilidade - 9/10
    9/10
  • Gráficos - 8/10
    8/10
  • Trilha Sonora e Som - 7/10
    7/10

Veredito

Sim. Samurai Shodown apesar de deslizes fragrantes em narrativa, ele brilha por ter a coragem de assumir um estilo próprio em meio a diversas opções de jogos de luta. Possuindo um estilo de combate onde privilegia o jogador mais estratégia, as ações do seu personagem precisam ser tão estudadas quanto em um jogo de xadrez.

Com diversas mecânicas que auxiliam neste combate mais estudado e menos rápido, o jogo se concentra quase que integralmente ao seu sistema de luta, negligenciando outros fatores também importantes para um jogo no geral.

No resumo, Samurai Shodown foi feito para todos e sugere uma quebra onde seu sistema força o equilíbrio de habilidade entre os jogadores. O jogo por se furtar de ser ágil e recheado de combos, assume riscos, mas é isso no que Samurai Shodown se sustenta, é um jogo onde você é obrigado a correr riscos.

Vantagens

  • Combate estratégico
  • Lutas democráticas
  • Personagens com estilos de gameplay divertidos

Desvantagens

  • Narrativa terrivelmente pobre
  • Menus esteticamente ruins

Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
13
Gostei
HAHAHA HAHAHA
40
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
66
Não Gostei
Bravo Bravo
33
Bravo
Legal Legal
46
Legal
Chorando Chorando
53
Chorando
Surpreso Surpreso
60
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *