A franquia LittleBigPlanet surgiu de forma inovadora no PS3 com ideias criativas trazendo uma ferramenta de criação de fases robusta e simples de ser usada. A Media Molecule acabou se tornando relevante para a Sony por conta do sucesso da franquia e enquanto ela desenvolvia Dreams, o desenvolvimento do terceiro jogo da série foi terceirizado para a Sumo Digital, o que acabou não agradando os jogadores sob o seu resultado final.
Para o lançamento do PS5, a Sumo Digital foi novamente escalada para a tarefa e dessa vez sob o desafio de criar um spin-off do mascote da PlayStation e assim Sackboy: Uma Grande Aventura foi anunciado.
[lwptoc]
História
A narrativa se passa no Artemundo, uma terra habitada pelos sackianos repleta de alegria, imaginação, criatividade e fantasia. Em um determinado dia, o local é invadido pelo temível Vex – um ser maligno constituido de caos e medo. Vex sequestra todos os habitantes de Artemundo para escravizá-los com o objetivo de construir o Conversor, um dispositivo que irá transformar o Artemundo, um lugar de imaginação e fantasia em um lugar feio, desolado repleto de pesadelos.
Enquanto Vex sequestra todos os sackianos, nosso pequeno Sackboy consegue roubar um papel com os planos do vilão e escapa usando um foguete. Nosso pequeno protagonista conhece uma idosa chamada Scarlet. Ela nos conta sobre uma profecia antiga dos antigos defensores do Artemundo, os “Cavaleiros Tricotados“. Na profecia, estes guerreiros corajosos e destemidos viajam por toda a Imagisfera para derrotar os inimigos que planejam acabar com a paz do Artemundo.
Focado em salvar os seus amigos, Sackboy decide seguir pelos mundos registrados nos planos do vilão, coletar orbes e impedir que Vex crie sua máquina que pode jogar o mundo em um caos completo.
Por ser um jogo onde o foco é muito mais no seu gameplay do que na sua narrativa, Sackboy não contêm nenhum trabalho muito profundo sobre desenvolvimento de personagens e sua campanha apenas anda na medida que derrotamos o chefe de cada mundo.
Toda vez que entramos em um mundo, uma cena se inicia e há uma micronarrativa envolvendo um personagem único distinto, como uma mãe macaco à procura dos seus filhotes e uma robô que acabou sendo controlada por Vex. Por não terem muitos momentos para que os arcos narrativos se desenvolvam, o jogo não irá cativar ninguém com a sua história, que há um esforço de ser relevante para o game, mas não fundamental.
Gameplay
O que você precisa saber primeiro é que Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo de plataforma usando a visão isométrica. Podendo jogar sozinho ou com amigos, a aventura funciona usando mundos com fases (são cinco mundos, sem contar o extra, com 10 fases em cada um) onde você poderá coletar colecionáveis e lutar contra chefes.
Usando o conceito de game design do Super Mario 3D World, Sackboy apresenta diversas fases com propostas diferentes como desafios de plataforma, resolver pequenos puzzles simples, batalhas contra inimigos, fases cronometradas e batalhas contra chefes.
Cada fase possui diversos colecionáveis como coletar peças para novas roupas, mas a principal é a coleta de orbes brilhantes necessárias para conseguir abrir o caminho para o chefe final do mundo e conseguir avançar pela campanha.
Os movimentos de Sackboy são simples, ele pode atacar com soco, pular, permanecer no ar por um breve período como o movimento do Yoshi, realizar mergulhos de cabeça no chão, agarrar objetos e espumas e rolar. Além disso, em algumas fases, ganharemos alguns acessórios que diversificam a experiência e são importantes para o propósito da fase como bumerangues que ativam botões, acertam cactos com espinhos para liberar caminhos, pisar em mel para conseguir andar por paredes e tetos brincando com a perspectiva e fazer uso de propulsores e um canhão laser para conseguir passar por plataformas mais distantes e acertar inimigos mais de longe.
Minha principal queixa quanto à experiência de jogabilidade é a ausência de velocidade. Sackboy não tem um botão para correr e o único artifício para isso é usar a capacidade de rolar para escapar de ataques, mas não é suficiente já que por diversas vezes acabei falhando em plataformas por pouca impulsão em saltos causados pela ausência de velocidade no controle do personagem.
Os inimigos no jogo não apresentam desafio e são pouco criativos, aliando-se ao fato de que são poucos, torna esse segmento de “combate” repetitivo e atrapalham por diversas vezes a experiência divertida de muitas fases.
Falando sobre as fases, uma coisa que é seguro falar é que o level design é um dos mais criativos do gênero. Não sendo repetitivas, as fases possuem propósitos e mecânicas diferentes entre si. Algumas fases você terá que coletar chaves para destrancar portas, pular por plataformas que se mexem, escapar de lasers, tomar cuidado com plataformas inundadas, resgatar animais que escaparam, ser empurrado por telas que se mexem, não cair de objetos voadores enquanto se livra de hordas de inimigos, passar por fases musicais, batalhar contra subchefes de mundo, resolver puzzles em partes bônus dentro das fases e até mesmo ter fases que conseguem reunir duas a três mecânicas diferentes adotando uma variedade grande e divertida de ótimos desafios que engrandecem o jogo e desperta a vontade de rejogá-los para coletar todos os colecionáveis para adquirir novas roupas.
Todas as fases você também poderá jogar com até mais 3 amigos, e é onde o jogo ganha outra perspectiva e o torna ainda mais apaixonante, sendo uma experiência que agrega muito à sua proposta.
Sackboy: Uma Grande Aventura é obviamente um jogo com apelo visual infantil e isso se reflete na sua apresentação artesanal onde reproduz objetos de costura, feitos à mão e de tamanho real para apresentar que somos seres pequenos fabricados na nossa realidade.
Combatendo inimigos costurados com feltro, pulando em esponjas, escapando de rolos pontiagudos de papel alumínio, flores que são adesivos, balões com esferas, chão de pano e caixas de papelão, a direção de arte usa itens do dia a dia para criar fases artísticas bonitas e reproduzir cada nível único com texturas e objetos para oferecer o charme que compõe o jogo.
Rodando a 60 FPS e uma resolução em 4K no PS5, Sackboy é bonito, colorido e alegre. Obviamente por ser um jogo com arte infantil, suas texturas e exigência gráfica são menores e por causa disso não irá apresentar o melhor gráfico da geração justamente por não ser realista.
Trilha Sonora e Som
A área mais notável e de nível de excelência do jogo. Para se ter uma ideia, cada mundo possui uma fase musical onde inimigos e nossas ações influenciam nas músicas tocadas e estas músicas vão de David Bowie, Bruno Mars, Britney Spears e até a música brasileira “Baianá” dos Barbatuques.
É claro que o jogo não possui apenas músicas licenciadas, mas também contêm músicas autorais divertidas. Composta por Joe Thwaites e supervisionada por James Marshall, Sackboy: Uma Grande Aventura mistura músicas com a pegada clássica de Little Big Planet e fanfarras que misturam e combinam muito bem com cada fase.
Misturando diversos elementos, sua trilha sonora caminha para o folk, gospel, orquestras, instrumentalização sul-americana, jazz, clássico, swing e eletrônica sendo impossível não agradar o mais exigente nesse assunto.
O jogo contêm legendas e dublagem em português do Brasil, e o trabalho é muito bem feito, em especial ao Vex, dublado pelo mesmo dublador do ator Eddie Murphy, o competente Mário Jorge. Pena o jogo não contar com grande momentos para fazer o game brilhar ainda mais nessa parte.
Vale a Pena?
Imaginativo, divertido e criativo, Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo de plataforma como nenhum outro entre os jogos da PlayStation e um dos melhores já lançado recentemente. Ideal para ser jogado de forma despreocupada com apenas foco casual, o game se destaca por suas fases únicas e cresce bastante se jogado pelo multiplayer com mais amigos. Com gráficos simples, porém coloridos e alegre, o jogo consegue agradar nos seus quesitos técnicos.
Notas do Jogo
Título: Sackboy: Uma Grande Aventura
Descrição do jogo: Sackboy, o icônico herói do PlayStation®, está de volta em uma nova, enorme, divertida e frenética aventura de plataforma multijogador em 3D. E a sackitude dele está ainda mais ousada!
Gênero: Ação, Aventura, Plataforma
Lançamento: 12/11/2020
Produtora: SUMO Digital
Distribuidora: PlayStation
Nota
-
História - 6/10
6/10
-
Jogabilidade - 8.5/10
8.5/10
-
Gráficos - 8/10
8/10
-
Trilha Sonora e Som - 10/10
10/10
Veredito
Imaginativo, divertido e criativo, Sackboy: Uma Grande Aventura é um jogo de plataforma como nenhum outro entre os jogos da PlayStation e um dos melhores já lançado recentemente. Ideal para ser jogado de forma despreocupada com apenas foco casual, o game se destaca por suas fases únicas e cresce bastante se jogado pelo multiplayer com mais amigos. Com gráficos simples, porém coloridos e alegre, o jogo consegue agradar nos seus quesitos técnicos.
Vantagens
- Fases criativas de divertidas;
- Visual colorido e alegre;
- Trilha sonora fenomenal;
- Bom fator replay;
Desvantagens
- Ausência de um botão para correr deixa os movimentos lentos;
- História básica e pouco atraente.