Review | Cat Quest 3 – Espirituoso e Divertido


Review Cat Quest 3
7.38/10

Se estabelecendo cada vez mais como uma franquia, Cat Quest, o jogo do gatinho carismático e colorido da equipe da The Gentlebros acabou ganhando mais um novo jogo. Depois de passar pela Idade Média e um mundo de fantasia, Cat Quest 3 agora se aventura pelos mares, onde somos piratas em um paraíso inspirado no Caribe.

Prometendo ser o jogo mais expansivo, detalhado e profundo da série, Cat Quest 3 vem com uma proposta de ser menos linear e com maior capacidade de montar builds que se adequem ao gosto do jogador e às situações de combate.

História

Assumindo novamente o papel de “Herói” ou “Heroína”, você é um gato(a) pirata que, ao lado do seu parceiro espiritual, Capitão Chapelinho, pertencente a uma era da pirataria, desbrava os mares do Pataribe em busca de tesouros e glória.

Ao chegar neste mundo cheio de aventuras, somos surpreendidos por uma invasão de Ratos de Mar, os Pi-ratos. Estes invasores tomaram diversas ilhas a mando do temível Rei dos Pi-ratos, que está em busca de um grande tesouro, a Estrela do Norte, que concederá desejos ao grande conquistador que a encontrar.

Review Cat Quest 3 historia rei ods pi ratos

Sabendo disso, nossos heróis decidem também procurar o artefato e travar uma corrida épica para conquistar os mares do Miauribe antes do vilão.

A campanha de Cat Quest 3 é relativamente curta, com cerca de 4 a 6 horas de duração. A história gira em torno da desativação de três torres para liberar a dungeon final. Enquanto isso, existem alguns personagens carismáticos que vamos encontrando no caminho, seja na campanha principal ou em missões secundárias.

O jogo ainda continua com o seu humor característico, cheio de piadas infantis espirituosas e nomes engraçadinhos, que, por sinal, são bem localizados para o PT-BR, podendo ser interpretados como bobos por jogadores mais adultos que tenham dificuldade de compreender o seu público-alvo. Apesar da história não ser nada complexa, o jogo consegue entreter narrativamente por algumas horas. No entanto, por ser curto, nunca chega a transpor alguma barreira que mereça grandes menções, começando e terminando de forma abrupta.

Gameplay

review cat quest 3 gameplay

Em sua terceira sequência, já não é mais segredo a fórmula de Cat Quest. No seu terceiro jogo, todas as suas vantagens e desvantagens aparecem. A jogabilidade geral não mudou muito; sendo um jogo de RPG de ação voltado para o público infantil, Cat Quest 3 oferece um desafio baixo e acessível.

Depois de terrenos para exploração mais planos e lineares, Cat Quest 3 vem com uma nova proposta. Além de propor uma aventura pirata, onde a exploração é feita por ilhas e arquipélagos utilizando um navio, agora há um sistema semi-linear, onde o jogador pode explorar dungeons e locais sem barreiras invisíveis, apesar de haver condicionantes que obrigam o jogador a seguir certos caminhos.

Começando pela exploração no mapa aberto, a existência de ilhas acabou ajudando o level design da série, que sempre foi simples e pouco inspirado. Com baús aparentes e escondidos, o mapa oferece alguns puzzles, tanto pelo mapa quanto por meio de side quests, mini-chefes e dungeons, recompensando o jogador com novas armas e equipamentos.

Review Cat Quest 3 mapa

Uma melhoria em relação às dungeons dos jogos anteriores é que, ao invés de adotar uma câmera isométrica, agora o jogo propõe uma visão 2.5D. Mas, infelizmente, falha em explorar essa novidade. Não oferecendo desafios de plataforma que justificassem a mudança, as dungeons de Cat Quest 3 oferecem desafios que carecem de criatividade, se limitando a descer e subir escadas por corredores pequenos com alguns inimigos.

Quando disse que o jogo não é tão não-linear quanto seu marketing sugere, é porque, para seguir a história, o jogador terá que obrigatoriamente terminar as dungeons que quebram o selo onde se localiza o Tesouro da Estrela do Norte. Muitas dessas dungeons estão em ilhas e locais onde o nível dos inimigos é mais alto que o seu. Portanto, você pode explorar os locais, mas conseguir fazer isso sem morrer vai ser uma tarefa difícil.

Review Cat Quest 3 chefe

Indo para o combate, em Cat Quest 2 a grande novidade foi a inclusão de um cachorro que o jogador poderia trocar no gameplay. Em Cat Quest 3, essa troca agora é feita por tipos de armas. Enquanto o nosso Herói felino ataca com espadas, garras e escudos, na outra mão ele pode usar pistolas, shotguns e varinhas mágicas. Além de usar armas, podemos também empregar quatro magias diferentes que adicionam buffs e danos elementais, vitais em batalha. O jogo também adiciona muitas armaduras, capacetes e acessórios que aumentam não só os atributos de força, defesa e mana, mas também adicionam efeitos como resistência a magias elementais, ataques elementais, velocidade de ataques, movimentos de combos adicionais e melhorias de mana que podem ser aprimorados no ferreiro.

Review Cat Quest 3 builds

Com tantos equipamentos, o jogo estimula a montagem de builds que combinam efeitos, produzindo uma maior versatilidade de experiência de gameplay. Embora os inimigos não exijam tanto para que esse sistema seja explorado, as batalhas são inicialmente divertidas e satisfatórias, já que combinar ataques de lâmina, tiros carregados e lançar uma chuva de relâmpagos em inimigos tem o seu charme. No entanto, isso acaba perdendo o seu encanto, já que os inimigos continuam com os mesmos problemas dos jogos anteriores: poucos variados e com movimentos previsíveis e fáceis demais. Até mesmo os chefes, apesar de divertidos, acabam se tornando apenas um jogo monótono de paciência, pois em pouco tempo é possível prever todos os movimentos, e a única dificuldade proposta é a alta resistência de defesa que torna a tarefa de tirar saúde da barra de vida algo mais demorado do que difícil.

Review Cat Quest 3 navio

O seu navio também não foi esquecido e acabou ganhando o seu próprio sistema de melhorias e combate. Além de ter uma barra de vida, ele também tem uma barra para usar o arsenal especial. Os combates são simples, já que os inimigos são limitados a outros navios piratas — menores, maiores, gigantescos e um grande pato de borracha que veleja livre pelo mar. Sobre as melhorias, à medida que vamos aumentando de nível, o navio também desbloqueia mais slots que servem como acessórios e equipamentos, melhorando a resistência, velocidade, vida, velocidade de carregamento do arsenal especial e bolas de canhão diferentes com maior poder de destruição. Embora tenha um sistema completo, o jogo não chega a explorar a fundo todo o seu potencial, já que, além dos inimigos serem reduzidos, o jogo é curto.

Gráficos

Com um trabalho de arte colorido e alegre, o trunfo à primeira vista de Cat Quest 3 certamente se dá pelo design dos personagens e pela direção de arte infantil. Com personagens bonitinhos e uma paleta de cores convidativa, o jogo deixa claro que o foco está voltado para as crianças. Talvez por isso se esforce pouco para adicionar animação facial nos personagens, um problema recorrente da série.

Review Cat Quest 3 inimigo

Enquanto o mapa oferece belas paisagens, a maioria das dungeons compartilha similaridades visuais que as tornam repetitivas. Poucas vezes elas fogem do convencional, como um castelo que simula a arte pixelada ou um show de metal, mas, na maioria, o jogo parece pouco interessado em variar os objetos que compõem os cenários, sempre usando o artifício das sombras dos objetos de primeiro plano para não precisar detalhar os locais.

Vale a Pena?

review cat quest 3 vale a pena

Cat Quest 3 usa os avanços dos dois primeiros jogos e adiciona novidades que trazem um pouco mais de complexidade no seu gameplay, como diferentes combinações de equipamentos que possibilitam a montagem de builds para confrontos contra inimigos. No entanto, a dificuldade do jogo nunca chega a ser um desafio que realmente exija o uso dessas combinações.

Com personagens charmosos e humor espirituoso com todos os trocadilhos bem localizados para o português do Brasil, Cat Quest 3 ainda se mantém carismático, embora um pouco mais de complexidade ou até mesmo duração da campanha seria necessário para que ele conseguisse chamar um pouco mais de atenção de um público maior.

Dito isso, Cat Quest 3 é colorido, alegre, cheio de personalidade, bonito e com uma trilha sonora que diverte a experiência. Mas fica claro que o seu público-alvo ainda é o infantil e os fãs da série, que vão gostar ainda mais deste jogo. No entanto, quem já não gostava dos dois anteriores dificilmente se interessará por este.

*Jogo analisado no PS5 com cópia digital fornecida pela Kepler Interactive Limited.

Notas do Jogo
Review Cat Quest 3 PS5 capa

Título: Cat Quest 3

Descrição do jogo: Enovele-se na viagem maravilhosa de Cat Quest III, o terceiro lançamento da premiada série Cat Quest! Entre no pelo de um corsário tão desbravador quanto felpudo neste RPG de ação de mundo aberto 2.5D, ambientado no mundo fantástico do Miauribe, um arquipélago repleto de Ratos do Mar em busca da Estrela Norte, um tesouro lendário há muito perdido. Com seu fiel companheiro espiritual, navegue pelo Miauribe no seu próprio navio! Mas cuidado! O mar é perigoso, há diversos motins pelo caminho e Ratos do Mar no seu rastro, com ordens do Pirata Rei para fazer churrasquinho de você...eslizar fluidamente por um reino sobrenatural de paisagens oníricas desenhadas à mão, yokai estranhos e adoráveis ​​e monstros enormes invocados de lendas antigas do Japão.

Gênero: RPG e Aventura

Lançamento: 08/08/2024

Produtora: The Gentlebros

Distribuidora: Kepler Interactive Limited

COMPRAR

Nota
7.4/10
7.4/10
  • História - 7/10
    7/10
  • Jogabilidade - 8/10
    8/10
  • Gráficos - 7.5/10
    7.5/10
  • Trilha Sonora e Som - 7/10
    7/10
Sending
User Review
5 (1 vote)

Veredito

Cat Quest 3 usa os avanços dos dois primeiros jogos e adiciona novidades que adicionam um pouco mais de complexidade no seu gameplay, como diferentes combinações de equipamentos que trazem montagens de builds para confrontos contra inimigos, apesar da sua dificuldade não chegar a nenhum momento ser um desafio que chegue a ser necessário usá-las.

Com personagens charmosos e humor espirituoso com todos os trocadilhos bem localizados para o português do Brasil, Cat Quest 3 ainda se mantêm carismático, embora um pouco mais de complexidade ou até mesmo duração da campanha seja necessário para que ele consiga chamar um pouco mais de atenção de um público maior.

Dito isso, Cat Quest III é colorido, alegre, de personalidade, bonito e com uma trilha sonora que diverte a experiência, mas fica claro que o seu público foco ainda é o infantil e fãs da série, que vão gostar ainda mais deste jogo, mas quem já não gostava dos dois anteriores, dificilmente se verá interessado nesse.

Vantagens

  • Localização para o PT-BR dá o charme da aventura;
  • Equipamentos dão chances de montar builds diferentes;
  • Jogar cooperativo ainda é divertido;
  • Visuais coloridos e bonitos.

Desvantagens

  • Campanha muito curta torna a história esquecível;
  • Dificuldade muito baixa prejudica e banaliza os sistemas de gameplay.

Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
60
Gostei
HAHAHA HAHAHA
20
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
46
Não Gostei
Bravo Bravo
13
Bravo
Legal Legal
26
Legal
Chorando Chorando
33
Chorando
Surpreso Surpreso
40
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *