À medida que o processo da FTC contra a Microsoft continua, e executivos como Phil Spencer se posicionam, estamos aprendendo muitas informações dramáticas sobre todas as partes envolvidas.
Uma notícia especificamente dramática é que a Microsoft só foi atrás de adquirir a ZeniMax depois de saber que Starfield também pode ser exclusivo da PlayStation por tempo limitado, da mesma forma que Deathloop e Ghostwire: Tokyo foram.
“Quando adquirimos a ZeniMax, um dos ímpetos para isso é que a Sony tinha feito um acordo para Deathloop e Ghostwire… para pagar a Bethesda para não lançar esses jogos no Xbox.
Portanto, a discussão sobre Starfield quando ouvimos que Starfield também acabaria pulando o Xbox, não podemos estar em uma posição como um console de terceiro lugar, onde ficamos ainda mais para trás em nossa propriedade de conteúdo, então tivemos que garantir conteúdo para se manter viável no negócio.”
Enquanto discutia o conteúdo exclusivo, Spencer também reiterou os pontos de discussão que vimos antes sobre como a Sony está distribuindo fundos para editores e desenvolvedores terceirizados para tornar os títulos exclusivos para o PlayStation e “pular” o Xbox.
E embora tenha sido revelado que, apesar de todo o exibicionismo que fez, o PlayStation nunca teve realmente medo de que a Microsoft retirasse Call Of Duty de seus consoles, Spencer jurou sob juramento que, caso a Microsoft adquirisse a Activision, “continuaremos a enviar versões futuras de Call Of Duty no PlayStation 5 da Sony.”