Parece que a Square Enix planeja sacudir sua liderança de uma maneira bastante importante, já que hoje anunciaram que o atual presidente Yosuke Matsuda será substituído pelo recém-chegado Takashi Kiryu, dependendo da aprovação dos acionistas. Ao que tudo indica, essa troca de liderança será votada na Assembleia Geral Ordinária da empresa, que acontece em junho.
Yosuke Matsuda assumiu o cargo de presidente da Square Enix há uma década, e seu mandato como líder teve alguns altos e baixos. Por um lado, os estúdios japoneses da Square Enix voltaram a se concentrar nos RPGs pelos quais eram conhecidos, produzindo uma série bem-sucedida de jogos em séries populares como Final Fantasy XIV, Final Fantasy XV e Dragon Quest XI, bem como sucessos retrô de menor orçamento, como Octopath Traveler. Dito isso, os estúdios ocidentais da Square Enix continuaram a fracassar, com Marvel’s Avengers da Crystal Dynamics sendo um fracasso particularmente embaraçoso. Eventualmente, a Square Enix venderia seus estúdios ocidentais e IP como Tomb Raider e Deus Ex para o Embracer Group a preços de liquidação.
Mais recentemente, Matsuda tornou-se conhecido por impulsionar agressivamente NFTs e tecnologia blockchain, uma direção que muitos fãs não estão exatamente entusiasmados. Alguns podem ter esperança de que a possível substituição de Matsuda seja um repúdio ao seu foco em blockchain, mas parece que é tudo menos isso. Takashi Kiryu está na Square Enix há menos de três anos e, antes de ingressar na empresa, foi gerente geral da Dentsu Innovation Initiative, que se concentrava no reconhecimento de “tecnologias novas e disruptivas”, como blockchain e aplicativos metaversos. A Square Enix também deu essa explicação para querer instalar Kiryu como seu novo presidente…
“Sob a rápida mudança do ambiente de negócios em torno da indústria do entretenimento, a mudança proposta visa reformular a equipe de gestão com o objetivo de adotar inovações tecnológicas em constante evolução e maximizar a criatividade do grupo da empresa para oferecer entretenimento ainda maior aos seus clientes em todo o mundo.”
Então, não, isso não é um sinal de que a Square Enix mudou de ideia sobre blockchain. De qualquer forma, parece que eles estão dobrando em um grau que até mesmo Matsuda talvez não se sentisse confortável.