De acordo com um boato publicado por Tom Henderson no Insider Gaming, a sequência do Metro Exodus está totalmente jogável. Como resultado, o artigo postula uma possível revelação ainda este ano e possivelmente um lançamento em 2024.
Durante o webcast pós-ganhos de hoje, o CEO do Embracer Group, Lars Wingefors, mencionou um jogo triple-A não anunciado a ser lançado no ano fiscal de 2023/2024. No entanto, ficaríamos muito surpresos se ele estivesse se referindo a esta sequência do Metro Exodus. Isso significaria um lançamento antes do final de março de 2024, enquanto a atualização pública compartilhada pela 4A Games no final de janeiro pintou uma imagem mais sombria de todas as dificuldades do desenvolvimento de jogos no meio da guerra (a maioria dos funcionários ainda está localizada na Ucrânia). O estúdio também disse abertamente que os eventos da vida real influenciariam a sequência do Metro Exodus.
“O próximo jogo do Metro também está mudando para melhor. E não apenas pelas circunstâncias em que nos encontramos. Nunca escondemos o fato de que a série Metro sempre carrega uma forte mensagem política e anti-guerra. Sim, sempre quisemos entretê-lo e mergulhá-lo em nosso mundo pós-apocalíptico, mas também há uma história maior para contar. E a guerra na Ucrânia nos fez repensar que tipo de história o próximo Metro deveria contar. Todos os temas do Metro – conflito, poder, política, tirania, repressão – fazem agora parte do nosso quotidiano. Então, estamos abraçando-os e inserindo-os no jogo com um propósito renovado.”
Mesmo que a 4A Games atualmente tenha como alvo o lançamento de 2024 para a sequência do Metro Exodus, há uma chance concreta de que isso ocorra devido aos problemas contínuos causados pela guerra e todas as suas consequências. Por outro lado, já se passaram quatro anos desde o lançamento do jogo, então é justo supor que o progresso do jogo esteja bastante avançado, conforme sugerido pelas fontes mencionadas.
Metro Exodus recebeu notas altas dos críticos e vendeu mais de seis milhões de unidades em todas as plataformas.