Novo modelo do PS5 tem um design interno “completamente refeito”


A última iteração do PlayStation 5 tem componentes internos “surpreendentemente diferentes”, de acordo com um novo vídeo de desmontagem.

Tech YouTuber Austin Evans adquiriu um novo modelo CFI-1200 do PlayStation 5, que foi discretamente colocado à venda na Austrália no final de agosto.

No ano passado, Evans fez o mesmo com o então novo modelo CFI-1100 e gerou polêmica depois de afirmar que seu dissipador de calor menor poderia torná-lo um console “pior” (uma teoria posteriormente descartada pela Digital Foundry que concluiu que não era melhor ou pior do que o modelo de lançamento).

Desta vez, no entanto, Evans é da opinião de que o CFI-1200 é um sistema melhor, devido às inúmeras mudanças feitas nos componentes internos do console.

Evans observa que o novo modelo tem uma placa-mãe “totalmente diferente” que é visivelmente menor que a dos modelos anteriores.

O dissipador de calor do novo modelo é ainda menor que o do modelo CFI-1100, mas contém um tubo de calor que atravessa o outro lado do sistema, enquanto Evans também observou que o gabinete do SSD agora tem uma blindagem “melhor”.

Combinados, a nova placa-mãe e dissipador de calor levam a uma redução de peso ainda maior do que os 0,2kg relatados, mas o molde de plástico preto do console tem suporte extra adicionado a ele, aumentando um pouco o peso.

Evans também afirma que o novo modelo tem consumo de energia mais eficiente, observando que durante um teste em que todos os três consoles de teste estavam jogando Astro’s Playroom, um modelo de lançamento PS5 estava consumindo cerca de 218 watts de eletricidade, o modelo CFI-1100 do ano passado estava circulando 229 watts e o novo CFI-1200 estava puxando apenas cerca de 201 watts.

O colapso não é totalmente positivo, no entanto. Evans também aponta que “eles moveram basicamente todos os componentes, incluindo a bateria CMOS, que agora está completamente escondida pelo dissipador de calor.

Ele explica: “Antes você poderia substituí-lo facilmente se necessário, mas agora você precisa desmontar completamente seu PS5, o que certamente é uma desvantagem”.

Os novos modelos da série CFI-1200 do PS5, atualmente à venda na Austrália, pesam menos que os consoles de lançamento, na medida em que a edição padrão com a unidade de disco é agora tão leve quanto a edição digital no lançamento.

Esta é a segunda vez que o hardware do PS5 é revisado para torná-lo mais leve. Em julho de 2021, a Sony lançou sua série CFI-1100, que também pesava menos que as versões de lançamento.

O peso de cada modelo é o seguinte:

PS5 STANDARD EDITION (COM UNIDADE DE DISCO)

  • CFI-1000A (lançamento) – 4,5kg
  • CFI-1100A (2021) – 4,2 kg
  • CFI-1200A (2022) – 3,9 kg

PS DIGITAL EDITION (SEM UNIDADE DE DISCO)

  • CFI-1000B (lançamento) – 3,9kg
  • CFI-1100B (2021) – 3,6 kg
  • CFI-1200B (2022) – 3,4 kg

Isso significa que o novo modelo 2022 da edição padrão do PS5 agora pesa o mesmo que a Edição Digital no lançamento.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
6
Gostei
HAHAHA HAHAHA
33
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
60
Não Gostei
Bravo Bravo
26
Bravo
Legal Legal
40
Legal
Chorando Chorando
46
Chorando
Surpreso Surpreso
53
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.