Se você é novo em jogos, seja no console ou no PC, provavelmente já ouviu ou viu a sigla “FPS” usada em jogos e discussões sobre hardware.
Mesmo que você já tenha ouvido falar em taxa de quadros ou FPS, pode ser difícil ter certeza do que realmente é. Afinal, há vários fatores a serem levados em consideração ao escolher uma taxa de quadros.
Não está claro sobre o que é exatamente o FPS? Quer saber o que isso significa no jogo? Em seguida, continue a ler, pois responderemos a quase todas as perguntas relacionadas ao FPS neste artigo!
[lwptoc numeration=”none”]
O que é FPS?
Vamos abordar a questão mais elementar em jogos – o que realmente é FPS?
A sigla significa “frames-per-second” (traduzido para o português para frames ou quadros por segundo) e denota quantos quadros sua placa gráfica pode renderizar a cada segundo e/ou quantos quadros seu monitor pode exibir a cada segundo. O primeiro depende do poder de processamento de sua placa de vídeo, enquanto o último depende inteiramente da taxa de atualização do monitor.
FPS também pode se referir ao gênero de jogo First-Person Shooter.
Um bom exemplo: Lembra-se daqueles pequenos flipbooks legais em que um bloco de papel tinha uma imagem em cada página e, quando você folheava as páginas rapidamente, a imagem parecia animada e se movia?
É assim que o vídeo funciona. Quer seja um filme digital ou tradicional, o vídeo é uma série de imagens fixas que, quando vistas em ordem a uma determinada velocidade, dão a aparência de movimento. Cada uma dessas imagens é chamada de “quadro”.
A taxa de quadros, então, é a velocidade em que essas imagens são mostradas ou a velocidade com que você “folheia” o livro. Portanto, se um vídeo é capturado e reproduzido a 24 fps, isso significa que cada segundo de vídeo mostra 24 imagens estáticas distintas.
A velocidade com que eles são mostrados engana seu cérebro para perceber movimentos suaves.
Qual FPS você deve ter em um jogo?
As classificações de FPS geralmente são arredondadas para o seguinte:
- 30 FPS – A taxa de quadros mais comum observada na maioria dos jogos de console e em alguns PCs de baixo custo. Também é considerado o mínimo para que um jogo possa ser jogado, embora a maioria das pessoas não perceba qualquer gagueira até que o FPS caia para ou abaixo de 20 FPS.
- 60 FPS – Geralmente considerada a taxa de quadros ideal, 60 FPS só é alcançável em consoles por alguns jogos bem otimizados. Em comparação, um PC para jogos decente será capaz de obter 60 FPS na maioria dos jogos, embora os jogos AAA possam exigir um certo grau de ajustes nas configurações. Esta também é a taxa de quadros máxima que pode ser exibida por monitores e TVs regulares.
- 120 FPS – alcançável apenas em PCs de jogos de última geração, que são conectados a monitores de taxa de atualização de 144 Hz, 120 FPS é visivelmente mais suave do que 60 FPS. No entanto, devido aos altos requisitos de hardware e aos preços inevitavelmente altos, ele permanece popular apenas entre os jogadores entusiastas.
- 240 FPS – A taxa de quadros de pico que você pode esperar atingir hoje, 240 FPS, só pode ser exibida em monitores de taxa de atualização de 240 Hz, muito parecido com 120 FPS só é visível em 144 Hz. No entanto, a diferença entre 120 FPS e 240 FPS é quase indistinguível. Isso, combinado com os custos de hardware ainda mais altos, torna óbvio porque 240 FPS é direcionado apenas por um pequeno número de entusiastas de jogos.
“No jogo, o FPS determina quantos quadros (imagens) seu monitor está exibindo a cada segundo. Quanto mais alto o FPS, mais suave e responsivo o jogo parecerá.
Em contraste, o baixo FPS fará com que pareça que o jogo está travando e, por extensão, o tornará mais difícil e menos agradável de jogar.”
Lembre-se de que é fisicamente impossível manter uma taxa de quadros completamente estável e que ela irá flutuar independentemente da potência do sistema em que você está jogando ou do nível de otimização do jogo. Além disso, quanto maior a taxa de quadros, menos perceptíveis essas flutuações serão.
Qual é a diferença entre as taxas de quadros?
Como já explicamos, FPS constitui quantos quadros são exibidos em sua tela a cada segundo. Em essência, quanto mais houver, mais suave e mais ágil a imagem aparecerá.
Imagine, por exemplo, se você estivesse assistindo algo rodando a 1 FPS. Isso significaria que você veria apenas uma imagem a cada segundo, o que resultaria no que parecia mais uma apresentação de slides do que uma experiência interativa.
Mas não só a alta taxa de quadros afetará a capacidade de resposta, mas também afetará a experiência visual, principalmente as animações. Desde que um jogo tenha animações de aparência natural, elas parecerão fluir perfeitamente em altas taxas de quadros, embora os jogos mais desatualizados com animações mais rudes possam realmente parecer piores.
Você obtém uma vantagem de FPS alto?
A resposta é definitivamente sim, mas pode ser mais ou menos do que você esperava, e algumas pessoas podem não obter nenhuma vantagem.
Então, como o FPS alto ajuda?
Ao ver mais quadros na tela, você será capaz de reagir mais rapidamente a quaisquer alterações que ocorram. Além disso, um ambiente de jogo mais responsivo permite que você observe e analise melhor em tempo real.
O FPS mais alto é melhor?
A maioria concordaria unanimemente que quanto mais alto, melhor. No entanto, a verdade é que às vezes um FPS mais baixo é melhor em alguns casos.
Por quê?
- Suavidade – se o seu PC ou console está lutando para manter uma taxa de quadros estável e, portanto, tem quedas frequentes de FPS, pode ser mais agradável limitá-lo a 30. Dessa forma, você teria uma experiência mais suave.
- Imersão – A grande maioria dos filmes é filmada a 24 FPS, então 30 FPS pode dar ao jogo uma sensação muito mais cinematográfica. Além disso, em alguns jogos mais antigos ou que não usam tecnologia de captura de movimento, a animação pode parecer muito desajeitada em altas taxas de quadros, como já mencionamos.
Screen Tearing
Quando a saída de quadro da sua placa gráfica está fora de sincronia com a taxa de atualização do monitor, você verá a tela se desfazendo . Quando isso acontecer, você desejará ativar o V-sync no painel de controle da placa gráfica ou no menu de configurações do próprio jogo.
0 Comentários