PS5 tem uma opção se os desenvolvedores não conseguirem rodar jogos do PS4


Quando foi revelado pela primeira vez que o PS4 e o Xbox One estavam adotando a arquitetura x86, as implicações eram claras para os jogadores de PC conhecidos: seguir a mesma arquitetura com os consoles subsequentes (como o One X e o PS4 Pro) deve facilitar a retrocompatibilidade. Estamos vendo isso de novo com os substanciais compromissos de compatibilidade para o Series X e o PS5.

No caso deste último, há algum trabalho especializado no processador que parece funcionar como um substituto caso os jogos antigos do PS4 não possam tirar proveito do hardware amplamente aprimorado do PS5. Falando com Richard Leadbetter, da Digital Foundry, o arquiteto líder de sistemas da Sony, Mark Cerny, aborda por que a solução de compatibilidade com versões anteriores do PS5 para títulos PS4 inclui “modos legados” quando o PS4, PS4 Pro e PS5 são executados na arquitetura x86.

Os modos herdados oferecerão ao PS5 mais opções quando se trata de executar jogos antigos de maneira satisfatória. O PS4 e o PS4 Pro usam chips Jaguar (como todos os modelos do Xbox One), enquanto o PS5 usa uma versão dos novos chips de microarquitetura Zen 2 da AMD (assim como o Series X). Todos esses chips AMD usam o mesmo conjunto de instruções x86, mas o tempo de execução dessas instruções pode ser “substancialmente diferente”, diz Cerny, daí os modos herdados:

“Trabalhamos [com] a AMD para personalizar nossos núcleos Zen 2 específicos; eles têm modos nos quais podem aproximar-se mais do tempo do Jaguar. Estamos mantendo isso em nosso bolso traseiro, por assim dizer, à medida que prosseguimos com o trabalho de compatibilidade com versões anteriores.”

O raciocínio por trás disso é um pouco técnico, mas tudo se resume a isso: o fato de o PS5 ter mais poder não significa que o resultado da execução de títulos do PS4 como sempre será sempre maior taxa de quadros e jogabilidade mais suave. Especialmente para títulos que foram projetados para tirar o desempenho das arquiteturas específicas do PS4 e PS4 Pro, uma diferença no tempo pode levar à incompatibilidade ou diferenças indesejáveis ​​no desempenho e na velocidade. Presumivelmente, como Leadbetter explica mais adiante no vídeo de análise pós-entrevista da Digital Foundry, se o poder do PS5 não for adequado para um título, os modos legados devem garantir um desempenho quase idêntico ao oferecido por um PS4 ou PS4 Pro.

Por isso, as mensagens iniciais de Cerny sobre a compatibilidade do PS5 com os títulos do PS4 tiveram que ser esclarecidas mais tarde pela Sony. Cerny mencionou que os 100 melhores jogos para PS4 foram especificamente direcionados para compatibilidade com versões anteriores; A Sony acrescentou que acredita que “a esmagadora maioria dos mais de 4.000 títulos de PS4” funcionará.

“Esperamos que os títulos compatíveis com versões anteriores sejam executados com uma frequência aprimorada no PS5, para que possam se beneficiar de taxas de quadros mais altas ou mais estáveis ​​e de resoluções potencialmente mais altas”.

Como a conversa de Leadbetter com Cerny confirma, ter certos títulos do PS4 rodando melhor no PS5 pode exigir algum trabalho adicional para que as coisas funcionem corretamente. Se a Sony ou os desenvolvedores de jogos não puderem fazer esse trabalho, os modos herdados ainda existirão. Se esses são tão próximos dos tempos originais da Jaguar como Cerny afirma, então, em teoria, apenas alguns títulos que não recebem compatibilidade com o PS5 funcionam e que não concordam com os tempos do modo legado devem ser incompatíveis ou comprometidos.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
6
Gostei
HAHAHA HAHAHA
33
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
60
Não Gostei
Bravo Bravo
26
Bravo
Legal Legal
40
Legal
Chorando Chorando
46
Chorando
Surpreso Surpreso
53
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *