Em um movimento discreto, a Sony disponibilizou a atualização de software 13.00 para o sistema PS4, que acompanhou o mais significativo firmware lançado para o PS5. Enquanto o console de nova geração recebeu uma série de novos recursos e funcionalidades, a contraparte anterior foi contemplada com ajustes de rotina. A distinção entre as duas atualizações evidencia o momento atual no ciclo de vida do PS4, que, como era amplamente esperado pela comunidade, não recebeu adições dignas de destaque. O foco principal da empresa está, inequivocamente, voltado para a sua plataforma mais recente, relegando ao console anterior um papel de manutenção e estabilidade.
Notas do patch da atualização 13.00 do software do sistema PS4 (17 de setembro de 2025)
“Melhoramos as mensagens e a usabilidade em algumas telas”, diz o aviso oficial no site do PlayStation.
É significativo notar que, desta vez, a atualização não inclui menção a correções de “segurança”. Esta omissão é reveladora, pois a Sony tradicionalmente utiliza esse termo para referir-se aos seus esforços contínuos no combate ao jailbreak e ao hacking de seus consoles. A última vez que uma correção desse tipo foi implementada remonta a julho, com a versão 12.52.
Enquanto a empresa divulgou em detalhes as novidades do firmware do PS5 na última semana, optou por não se estender sobre as atualizações paralelas lançadas para outros dispositivos. Tanto o headset Pulse Elite quanto os fones de ouvido Pulse Explore receberam novos firmwares, assim como o adaptador USB PlayStation Link.
A Sony ainda se abstém de explicar publicamente o propósito exato dessas atualizações, embora um número crescente de jogadores esteja relatando uma redução nos problemas de desconexão após a instalação. Apesar desses relatos, a amostra ainda é insuficiente para uma conclusão definitiva. Especula-se que os patches possam estar relacionados à recente introdução, pela Sony, de recursos de gerenciamento de áudio no PC para esses acessórios, uma movimentação estratégica para ampliar seu ecossistema.
Como lembrete, o novo software do sistema PS5 também foi acompanhado por um novo firmware para os controles DualSense e DualSense Edge. No momento desta análise, não foram registradas novas atualizações para o PSVR2, para o PS Portal ou para o resistente PS3, que, surpreendentemente, ainda recebe suporte ocasional da empresa.