A Sony Interactive Entertainment registrou recentemente uma patente que oferece insights sobre a capacidade de ajustar dinamicamente a dificuldade de um jogo de acordo com o nível de habilidade do jogador.
A patente, intitulada “CALIBRAÇÃO DE DIFICULDADE ADAPTATIVA PARA ATIVIDADES BASEADAS EM HABILIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS“, descreve a habilidade de modificar a dificuldade com base no desempenho individual do jogador.
“Os dados coletados podem ser avaliados para identificar se o nível de desempenho de jogo de um usuário corresponde a um nível de desempenho esperado. Quando o nível de desempenho de jogo do usuário não corresponde a um nível de desempenho esperado, os parâmetros que alteram a dificuldade do jogo podem ser alterados automaticamente.
Como os jogos atuais têm níveis fixos de dificuldade, um usuário que gostou de jogar em um nível pode não gostar muito do jogo em um nível de dificuldade mais alto.”
A documentação detalha vários parâmetros que essa tecnologia poderia impactar, incluindo aspectos como velocidade de movimento, força dos personagens, quantidade de inimigos e até a complexidade da inteligência artificial dos adversários. Esses elementos poderiam ser ajustados gradualmente ao longo do tempo para se adaptarem ao progresso do jogador. A Sony destaca a necessidade desse tipo de abordagem, alegando que muitos jogos atuais apresentam desafios desequilibrados, com seções extremamente fáceis ou difíceis.
Relacionados:
- Sony registra patente que permite que você rejogue em qualquer ponto do jogo
- Nova patente da Sony para PS5 com drive removível sugere que o novo modelo possa ser real
- Controles da PlayStation poderão emular temperaturas, sugere nova patente
- Sony registra patente de matchmaking que separa os jogadores em “casas”, “bairros” e “aldeias” baseados em habilidades
Embora alguns jogos já incorporem tecnologias semelhantes, a patente sugere o interesse da Sony em expandir e aplicar essa abordagem em diversos jogos. No entanto, como é comum em patentes, sua existência não garante necessariamente sua implementação efetiva.
0 Comentários