Há rumores de que Assassin’s Creed Codename Red da Ubisoft é o último jogo da série baseado na fórmula de design introduzida em Assassin’s Creed Origins.
De acordo com o conhecido vazador e membro do fórum ResetEra, John Harker, Assassin’s Creed Codename Red será “o último da fórmula Origins“, sugerindo que os jogos futuros da série podem não incorporar mais os elementos de RPG vistos em Assassin’s Creed Origins, Assassin’s Creed Odyssey, e Assassin’s Creed Valhalla.
Assassin’s Creed Mirage parece estar levando a série de volta às suas raízes, com maior ênfase em furtividade e ação. Resta saber que direção outras entradas futuras após Assassin’s Creed Codename Red tomarão. De acordo com Marc-Alexis Cote da Ubisoft, Assassin’s Creed Codename Hexe será um “novo título emblemático” na franquia Assassin’s Creed, que está definido para ser “um tipo muito diferente de jogo Assassin’s Creed”. Isso dá alguma credibilidade ao boato sobre o abandono da fórmula Origins e levar os futuros títulos de Assassin’s Creed em uma nova direção. No entanto, o que exatamente é essa direção continua a ser visto.
O próximo Assassin’s Creed Mirage é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Ubisoft Bordeaux e publicado pela Ubisoft. O jogo se passa na Bagdá do século IX em meio à anarquia em Samarra. Os jogadores embarcarão na jornada de Basim Ibn Ishaq, um personagem introduzido em Valhalla, enquanto ele evolui de um ladrão de rua para um membro de pleno direito da Assassin Brotherhood. Esta antiga ordem luta pela paz e pela liberdade, opondo-se à Ordem dos Templários, que busca o controle como meio de alcançar a paz.
Mirage marca um retorno às raízes da franquia, enfatizando uma ênfase mais forte na narrativa linear e na jogabilidade furtiva em comparação com as entradas recentes que colocaram um foco maior nos aspectos de RPG e mundo aberto. O jogo está programado para ser lançado no Amazon Luna, PlayStation 4, PlayStation 5, Windows, Xbox One e Xbox Series X|S.