IO do PS5 será “turbinado” pela textura Oodle, a largura de banda sobe para 17,38 GB/s


ps5 preço data 13 julho

O sistema PS5 Input/Output (IO) tem sido o tópico de muita discussão desde que o CEO da Epic, Tim Sweeney, explicou suas vantagens estruturais sobre o PC (assim como qualquer outra plataforma de jogos).

Embora a velocidade bruta do drive SSD do PS5 possa ter sido teoricamente superada pelo novo SSD Samsung 980 Pro PCIe 4.0 NVMe, é a arquitetura do próprio PS5 que aumenta suas capacidades além do que atualmente é possível em outros lugares. Você deve se lembrar que as especificações oficiais listavam a largura de banda IO do console em 5,5 GB/s com dados não compactados e 8-9 GB/s com dados compactados.

No entanto, parece que a parceria com a Oodle permitirá que o PS5 vá muito mais longe quando se trata de picos de largura de banda com dados compactados. Já sabíamos que o PlayStation 5 suportaria o decodificador de hardware Kraken, mas o pessoal da Oodle agora revelou que a Sony também licenciou a tecnologia Oodle Texture, que é otimizada para compactar texturas de GPU.

“Oodle Texture é uma biblioteca de software que os desenvolvedores de jogos usam no momento da criação do conteúdo para compilar sua arte original em formatos BC1-7 prontos para GPU. Todos os jogos usam codificadores de textura da GPU, mas os codificadores anteriores não otimizavam as texturas compiladas para compressão como a Textura Oodle. Nem todos os jogos no lançamento do PS5 usarão o Oodle Texture, pois é uma tecnologia muito nova, mas esperamos que seja na maioria dos jogos do PS5 no futuro. Por causa disso, esperamos que a taxa de compressão média e, portanto, a velocidade efetiva de E / S sejam ainda melhores do que o estimado anteriormente.

Kraken é um poderoso compressor genérico que pode encontrar boa compressão em dados com padrões ou estruturas repetidas. Alguns tipos de dados são embaralhados de tal forma que a compressibilidade é difícil para o Kraken encontrar, a menos que os dados sejam preparados da maneira certa para colocá-los em uma forma utilizável. Um caso importante disso para jogos são as texturas de GPU.”

ps5 oodle banda

“Oodle Kraken oferece vantagens ainda maiores para jogos quando combinado com a textura Oodle. Freqüentemente, a maioria do conteúdo do jogo está em texturas BC1-BC7. As texturas BC1-7 são um formato com perdas para GPU que codifica blocos de 4×4 pixels em blocos de 8 ou 16 bytes. Oodle Kraken foi projetado para modelar padrões neste tipo de granularidade, mas com os codificadores de textura BC1-BC7 anteriores, simplesmente não havia nenhum padrão para encontrar, eles eram quase incompressíveis com Zip e Kraken. A Textura Oodle cria texturas BC1-7 de uma forma que tem padrões nos dados que Kraken pode encontrar para melhorar a compressão, mas que não são visíveis ao olho humano. Kraken pode ver que certas estruturas nos dados se repetem, os comprimentos das correspondências e deslocamentos e o espaço entre as correspondências, e codifica-os em menos bits. Isso é feito sem operações caras como codificação de contexto ou codificação aritmética.”

De acordo com Oodle, o valor anterior de largura de banda IO de 8-9GB/s foi fornecido pela Sony multiplicando a largura de banda de pico de 5,5GB/s do SSD do PS5 pela taxa de compressão padrão de 1,45/1 ou 1,64/1. No entanto, ao levar em conta Oodle Kraken e Oodle Texture, os desenvolvedores da tecnologia viram uma taxa de compressão impressionante de 3,16 / 1 para uma textura definida em um jogo recente; isso se traduziria em um pico de largura de banda de E / S de 17,38 GB / s, conforme mencionado no título.

Claro, isso pode não ser típico, e nem todos os jogos de PS5 necessariamente tirarão proveito dessa tecnologia ao máximo. Dito isso, parece que o PlayStation 5 está equipado para permanecer a arquitetura de jogos líder por algum tempo quando se trata de IO.


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
20
Gostei
HAHAHA HAHAHA
46
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
6
Não Gostei
Bravo Bravo
40
Bravo
Legal Legal
53
Legal
Chorando Chorando
60
Chorando
Surpreso Surpreso
66
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *