Patente sugere que o PSVR 2 pode ter rastreamento facial para melhor imersão


Patente sugere que o PSVR 2 pode ter rastreamento facial para melhor imersão

Uma nova patente do PSVR 2, descoberta pelo MP1st, sugere que o headset VR da próxima geração da Sony para PlayStation 5 oferecerá suporte ao rastreamento facial para experiências mais imersivas, ou seja, o PSVR 2 poderá simular os movimentos dos olhos, boca, nariz e até mesmo das bochechas do jogador. A patente, que foi registrada no site da USPTO, é a mais recente de uma série de patentes registradas pela Sony Interactive Entertainment. Isso significa que a patente será vinculada à plataforma de hardware PlayStation, em vez de usada em outras partes dos negócios mais amplos da Sony.

Paciente multifuncional, a primeira parte do registro descreve como o headset PSVR 2 pode rastrear os movimentos faciais de um jogador por meio de um sofisticado conjunto de câmeras internas.

No exemplo fornecido, a tecnologia conseguiu registrar os pequenos movimentos faciais, como um alargamento dos olhos ou um alargamento das narinas, e depois replicar esses movimentos para outros usuários que não estão usando o headset. Isso significa que, potencialmente, em um jogo de tiro em primeira pessoa, um jogador pode surpreender outro e, ao fazê-lo, vê um olhar de choque, surpresa ou horror se deparar com as características faciais desse jogador em tempo real.

Nesse ponto, a patente diz o seguinte:

“É fornecido um método para tornar uma cena de realidade virtual (VR) visível por meio de um monitor montado na cabeça (HMD). O método inclui a detecção do olhar ocular de um usuário usando um ou mais sensores oculares dispostos em um compartimento de exibição do HMD. E, capturando imagens de uma boca do usuário usando uma ou mais câmeras dispostas no HMD, em que as imagens da boca incluem movimentos da boca.

Em seguida, o método inclui gerar uma face virtual do usuário. A face virtual inclui movimento ocular virtual obtido a partir do olhar ocular do usuário e movimento virtual da boca obtido a partir das referidas imagens capturadas da boca. O método inclui a apresentação de um avatar do usuário na cena VR com a face virtual. O avatar do usuário pode ser visualizado por outro usuário que tenha acesso para visualizar a cena VR a partir de uma perspectiva que permite a visualização do avatar com a face virtual do usuário. Expressões faciais e movimentos da boca do usuário usando o HMD são visíveis por esse outro usuário, e a face virtual do usuário é apresentada sem o HMD. ”

Através dos exemplos de diagrama fornecidos que foram arquivados com a patente, você pode ter uma ideia relativamente boa de como essa tecnologia funciona.

Patente sugere que o PSVR 2 pode ter rastreamento facial para melhor imersão Patente sugere que o PSVR 2 pode ter rastreamento facial para melhor imersão

Por fim, essa tecnologia parece significar que, mais do que nunca, quando você fica online com um título de PSVR, seu avatar terá uma semelhança muito maior com você. Dos olhos ao nariz, à boca e até mesmo às maçãs do rosto, os jogos PSVR 2 podem oferecer um novo nível de imersão quando se trata de modelos de personagens que ainda não vimos.

Sobre este tópico, a patente entra em muitos detalhes, como mostrado abaixo:

“As implementações a seguir da presente divulgação fornecem métodos, sistemas, mídia legível por computador e sistemas em nuvem, para renderizar visualizações de realidade virtual (VR) em cenas de VR para apresentação em um monitor montado na cabeça (HMD). Um método inclui detectar a posição de um nariz do usuário quando o HMD é usado pelo usuário. O método inclui a identificação de um modelo do nariz do usuário com base na posição que é detectada.

O modelo do nariz tendo uma dimensão baseada na posição do nariz do usuário quando o HMD é usado. O método inclui ainda renderizar imagens em uma tela do HMD para apresentar as cenas de VR. As imagens sendo aumentadas para incluir dados de imagem do nariz do modelo do nariz. Em um exemplo, o HMD é configurado para capturar expressões de recursos faciais que são usadas para gerar faces de avatar do usuário e transmitir expressões faciais e / ou emoções.

As modalidades descritas neste documento, portanto, permitem que os sistemas do HMD rastreiem recursos do espaço do usuário enquanto usam o HMD. Os recursos podem incluir características de identificação do nariz do usuário e usar essas informações para renderizar pelo menos uma parte do nariz do usuário em imagens apresentadas nas telas do HMD para visualizar o conteúdo de realidade virtual.”

Patente sugere que o PSVR 2 pode ter rastreamento facial para melhor imersão

“Ao apresentar imagens do nariz do usuário nas imagens das cenas que estão sendo visualizadas, as imagens ou imagens parciais do nariz do usuário se parecerão com as visualizações que um usuário normalmente vê quando não está usando um HMD. Assim, as imagens de visualização do cérebro do usuário estarão acostumadas a ver pelo menos parte do nariz do usuário nas cenas, e o cérebro do usuário filtrará automaticamente a presença do nariz.

No entanto, ao fornecer o nariz do usuário ou visualizações parciais do nariz do usuário nas cenas, é possível que o usuário sinta uma experiência mais realista ao exibir o conteúdo de realidade virtual. Se o nariz do usuário não for fornecido, pelo menos parcialmente nas imagens, a aparência ou percepção do usuário das cenas de realidade virtual será menos do que natural.

Dessa forma, ao fornecer essa integração às imagens, em locais onde o usuário espera ver pelo menos parte do nariz do usuário, as visualizações do conteúdo de realidade virtual serão mais naturais e conforme as reações cerebrais naturais do usuário para filtrar o nariz. As modalidades descritas neste documento apresentam métodos para identificar o nariz, caracterizar as características físicas do nariz e, em seguida, gerar modelos do nariz para apresentação pelo menos parcialmente nas cenas. ”

Como o MP1st também observa, esse tipo de tecnologia não é tão abrangente quanto você imagina, já que o Facebook vem trabalhando em sua própria implementação de tecnologia semelhante há algum tempo.

Esta patente esquenta logo após outra patente do PSVR 2, que descreve como o headset PSVR da próxima geração da Sony para PlayStation 5 usará controles avançados do estilo Valve Index para fornecer rastreamento completo dos dedos e ergonomia aprimorada, porque vamos ser sinceros – o humilde controle PlayStation Move realmente não é adequado para o propósito neste momento.

Que tipos de aplicativos você vê para a tecnologia de reconhecimento facial do PSVR 2?


Qual a sua Opinião?

Gostei Gostei
53
Gostei
HAHAHA HAHAHA
13
HAHAHA
Não Gostei Não Gostei
40
Não Gostei
Bravo Bravo
6
Bravo
Legal Legal
20
Legal
Chorando Chorando
26
Chorando
Surpreso Surpreso
33
Surpreso
San Moreira
San Moreira tem 33 anos e é natural de São Paulo. Eu sou formado em Banco de Dados e Gestão Empresarial. Amante da cultura gamer, sempre apaixonado pelo universo. Atuando como jornalista e Content Manager de games com foco na plataforma PlayStation e Battle Royales como Free Fire. Teve a ideia de criar este site exclusivamente pela vontade informar e ajudar a comunidade gamer.

0 Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *